Solbrain: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 425: Linha 425:
* Composição: Kisaburo Suzuki
* Composição: Kisaburo Suzuki
* Arranjo: Tatsumi Yano
* Arranjo: Tatsumi Yano
* Artista: [[Takayuki Miyauchi]]
* Artista: [[Takayuki Miyauchi]]

'''Temas em português do Solbrain'''

'''Abertura'''

'''<nowiki>'' Solbrain ''</nowiki>'''

Letra : Luigi Carneiro

Composição : Luigi Carneiro

Arranjo : Luigi Carneiro

Artista : Luigi Carneiro

'''Encerramento'''

'''<nowiki>'' Super equipe Solbrain ''</nowiki>'''

Letra : Luigi Carneiro

Composição : Luigi Carneiro

Arranjo : Luigi Carneiro

Artista : Luigi Carneiro


{{Começa caixa}}
{{Começa caixa}}

Revisão das 05h50min de 15 de agosto de 2015

Tokkyuu Shirei Solbrain
Super Equipe de Resgate Solbrain (BR)
Informação geral
Formato série
Gênero Tokusatsu
Ação Drama Policial
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
Asatsu-DK
Elenco Koichi Nakayama
Mitsue Mori
Hiroshi Miyauchi
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Temporadas 1
Episódios 53
Produção
Narrador(es) Takeshi Kuwabara
Tema de abertura "Tokkyuu Shirei Solbrain" por Takayuki Miyauchi
Tema de encerramento "Ai ni Dakarete" por Takayuki Miyauchi
Emissora original Japão TV Asahi
Transmissão original 20 de janeiro de 199126 de janeiro de 1992

Tokkyuu Shirei Solbrain (特救指令ソルブレイン Tokkyū Shirei Soruburein?, traduzido como Polícia de Resgate Solbrain, e lançado no Brasil sob o título de Super Equipe de Resgate Solbrain) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, e exibida originalmente entre 20 de janeiro de 1991 e 26 de janeiro de 1992 pela TV Asahi, totalizando 53 episódios. No Brasil foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1995, sendo um dos últimos tokusatsus a estrear na TV brasileira. A série da franquia dos Metal Heroes foi a segunda da trilogia dos Rescue Heroes.

História

"Jovens corajosos surgem para combater os crimes que afligem o mundo e para salvar a vida e os corações perdidos dos homens. Pertencem à Super Equipe de Resgate Solbrain!" — Narrador ao início da série

Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Massaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia.

Personagens Principais

  • Daiki Nishio/SolBraver (西尾 大樹/ソルブレイバー Nishio Daiki/Sorubureibā?) é o sucessor de Liuma. Sua armadura é a de Solbraver e possui um tempo limitado. Seu veículo é o Sol Líder, que na verdade é o Toyota Sera. Ele se transforma ao dizer Plus Up (プラスアップ Purasu Appu?) usando o polegar direito, como era como Liuma. Ele e Reiko são os únicos humanos a se transformarem na equipe. É armado com o Raio Delta, em forma triângular, que pode se transformar numa lança.
  • Leiko Higuchi/SolJeanne (樋口 玲子/ソルジャンヌ Higuchi Reiko/Sorujannu?) é a sucessora de Junko. Sua armadura é a de SolJeanne e um capacete que abre na parte da frente (possui também máscara de oxigênio). Seu veículo é o Sol Blaster, que na verdade é um Toyota Previa, que transporta o SolDozer. Ele e Reiko são os únicos humanos a se transformarem na equipe. Ela se transforma ao dizer Plus Up usando o polegar direito. Sua arma é um extintor portátil. Tem uma paixão por Daiki.
  • SolDozer (ソルドーザー Sorudōzā??) é o sucessor de Biker e Highter. É um robô da equipe e pode transformar em uma máquina de resgate a partir do episódio 12. Sua cor é amarela. Mesmo com uma grande força, ele é bastante ingênuo.
  • Jun Masuda (増田 純 Masuda Jun?) é um membro de Solbrain, mas ao contrário de Daiki e de Reiko, não possui armadura. Está sempre em ação como o terceiro membro da equipe.
  • Shunsuke Masaki (正木 俊介 Masaki Shunsuke?) é o chefe de Solbrain e ex-chefe do Winspector. Complacente e dedicado, geralmente entra no campo de batalha para ajudar seus subordinados.
  • Kamekichi Togawa (戸川 亀吉 Togawa Kamekichi?) Muito alegre e brincalhão, é um perito em máquinas e sucessor de Nonoyama. Foi quem construiu SolDozer que é o seu maior companheiro.
  • Takeshi Yazawa (矢沢 武 Yazawa Takeshi?)(1-4, 7, 10, 16, 22, 24-25, 28, 53) é o piloto do Solid States 1. Conduz a equipe do Solid States 1. É mais velho que Daiki.
  • Liuma Ogawa/Fire (21-23)/ Knight Fire(34-35, 37, 40, 42, 45-47, 51-53) (香川 竜馬/ファイヤー、ナイトファイヤー Kagawa Ryōma/Faiyā (21-23), Naito Faiyā (34-35, 37, 40, 42, 45-47, 51-53)?) ele Aparece primeiramente no episódio 21 com os robôs, Biker e Highter, quando estava perseguindo Messayer. Mais tarde transforma em Fire e ajudou a equipe com Biker e Highter. Retorna no episódio 34 como Knight Fire, ajudando bastante a partir daí como o 4° guerreiro de armadura. Já possuia o Raio Delta e sua nova arma, o Nitrogun. Daiki refere-se ao Liuma como se fosse seu superior.
  • Cross 8000 (クロス8000 Kurosu Hassen?) é o supercomputador do Solbrain. É sucessor de Madox.

Vilões

  • Ryuichi Takaoka (高岡 隆一 Takaoka Ryūichi?) (ep. 34-35, 40, 43, 47, 51-53). Nome verdadeiro: Ryuchi Mizutani. Ele foi o maior vilão da série. Passa a perseguir a organização Solbrain a partir do episódio 34 quando aparece junto de Honma. Depois convoca Koji Tanimura para destruir Solbraver e Knight Fire. Novamente, Ryuichi retorna disparando um tiro em Ritsuko a deixando desmemoriada. Costumeiramente, sempre fugia de Solbrain. Retornou nos episódios finais e também se funde a um computador, mas foi envenenado com o objetivo de se juntar ao seus pais, que os mesmos o fizera.
  • Sasamoto Katsuhito (ep. 8) - Um superior de Daiki que rouba a Armadura Proto e a veste tornando-se o 4° Guerreiro Metal Hero na série. Daí, consegue ferir Chefe Masaki e desafia Daiki para um duelo. Durante a luta, o galpão começa a explodir os interrompendo e parando a batalha entre os dois. Após ver o ato heróico de Daiki ao salvar uma garotinha e a discussão com Masaki, ele se arrepende de tudo o que fez. Interpretado por Junichi Haruta.
  • Messayer (ep. 21-23) - Foi criado pelo Dr. Kenzo Fujinami como um robô obediente. Mas seu mecanismo de autodestruição foi ativado e poderia explodir em poucos dias. Chega ao Japão e sendo perseguido por Liuma. Tem a capacidade de se transformar em qualquer ser humano. Foi construído com o cérebro de Matsubara que foi implantado no corpo mecânico. Ao, descobrir uma foto dele e de sua família no passado, Daiki desiste de destruí-lo. Daí, Messayer se autodestrói ao ir em direção no muro da cidade.
  • Bomba Honma (ep. 34-35) - Há algum tempo atrás era um lutador porém, após ter levado um tiro por engano da polícia, ele foi cobaia de uma experiência na qual injetaram o metal OG9 em seu corpo fazendo-o tornar-se o Homem-Metal, adquirindo mais força e resistência também. Durante a batalha, seu corpo transfigura-se em um monstro de metal com muito mais poderes e torna-se um adversário difícil para Solbrain e Knight Fire. No entanto, seu corpo começou a perder muita energia e morre.

Outros

  • Midori Aikawa (相川 みどり Aikawa Midori?) (ep. 1-2) é a única mulher do grupo do Solid States 1. Considerada a única mulher na Inteligência com um computador como um dever principal. Sem explicação, a personagem deixou de aparecer na série.
  • Norio Tsuruoka (ep. 4, 18) - Amigo de Daiki e proprietário de uma loja de bicicletas. Tem apenas um filho chamado Hiroshi.
  • Biker e Highter (ep. 21-23) - Os dois aparecem durante uma onda de crimes cometidos por Messayer e ajudam Solbrain junto com Liuma/Fire.
  • Isamu Nakai (ep. 51-53) - Há muito tempo foi um amigo de Takaoka. Depois da morte dele, foi ameçado de morte pelo próprio vilão.
  • Seiichi Nakai (ep. 52-53) - Filho de Isamu.

Armamentos e Aparatos

  • Solid Suit (ソリッドスーツ Sorido Suutsu?) é a armadura de Daiki, Reiko e Liuma, já reintegrado no Solbrain, mas como Knight Fire.
  • Proto Suit (プロトスーツ Puroto Suutsu?) é o prototipo da armadura de SolBraver, Sassamoto rouba a armadura para destruir SolBraver, mas a armadura possuía um tempo limite, Sassamoto era conhecido como uma pessoa psicótica, que não tinha qualificações para se tornar no SolBraver.
  • Sol Líder (ソルギャロップ Soru Gyaroppu?) é o carro de Daiki Nishio, um Toyota Sera modificado, poderia ser chamado de SolGallop, mas a dublagem mudou o nome na série.
  • Sol Blaster (ソルドレッカー Soru Dorekkā?) é o carro de Reiko, um Toyota Previa modificado, poderia ser chamado de SolDrecker, mas a dublagem mudou o nome na série.
  • Solid States 1 (ソリッドステイツI Soriddo Suteitsu Wan?) é a fortaleza voadora usada no controle de combate ao incêndio, em seu compartimento fica o Sol Líder e o Sol Blaster.
  • Fire Custom (ファイアカスタム Faia Kasutamu?) é um carro comum, um Lincoln Town Car, Liuma instala todo o aparato no carro e inclusive o mecanismo de transformação para se transformar no Fire, primeira aparição apenas no episódio 21 em que Daiki protege Messayer de Lyuma quando Messayer estava na aparência de um garoto.
  • Knight Custom (ナイトカスタム Naito Kasutamu?) é um carro comum, um Mazda RX-7, Liuma instala todo o aparato no carro e inclusive o mecanismo de transformação para se transformar no Knight Fire, carro similar ao de Junko Fujino, ex-parceira do Winspector, nunca apareceu na série.
  • SolIndicater (ソルインジケーター Soru Injikētā?) distintivo de Daiki e Reiko. Daiki é preto e Reiko vermelho.
  • Raio Delta (ケルベロスΔ Keruberosu Deruta?) é a armas de Solbraver Solid, Solbraver Proto e Knight Fire, pode se transformar numa lança. Era chamado de Cerberus Delta, mas a dublagem mudou o nome na série.
  • James Gun (ボスワインダー Bosu Waindā?) é a arma do Solbraver Solid, Solbraver Proto e Knight Fire, possui a capacidade de disparar feixes de luz ou ser usado como corda para se pendurar de outros lugares. Era chamado de Boss Winder, mas a dublagem mudou o nome na série.
  • Giga Stream (ギガストリーマー Giga Sutorīmā?) é a arma que Winspector cedeu na França, Daiki tenta testar seus limites como SolBraver para saber se poderia passar no teste de resistência, como o próprio Liuma. Liuma pega o Giga Stream para destruir Messayer, mas fracassa, mas ele vê em Daiki as qualificações de que seria merecedor ao usar o Giga Stream, por Daiki notar que Messayer possuísse um sentimento humano, embora fosse restituído como um robô. Liuma entrega o Giga Stream a Daiki, mas fica com o Max Calibre com o intuito de conseguir um outro armamento antes de poder ser reintegrado no Solbrain.
  • Medical Pack (メディカルパック Medikaru Pakku?) aparatos que SolJeanne usa para ajudar as pessoas.
  • O2 Pack (O2パック Ō Tsū Pakku?) é um compartimento de oxigênio acoplado em SolJeanne.
  • Nitrogun (パイルトルネード Pairu Torunēdo?) é a nova arma de SolBraver e Knight Fire, que foi trazida da França, era chamado de Pile Tornado, mas a dublagem mudou o nome na série. Possui três modos:
Super Descarregamento (スーパーディスチャージャー Super Disuchājā?) é utilizado para extinguir e controlar incêndios.
Caulking Puncher (コーキングパンチャー Kōkingu Panchā?) é uma cola especial que gruda qualquer coisa.
Burst Tornado (トルネードバースト Torunēdo Bāsuto?) é um ataque especial de SolBraver e Knight Fire, seu poder de fogo supera ao de Giga Stream.

Lista de Episódios

Número Nome do episódio Inimigo(s) do episódio Protagonistas ou Foco do Episódio
01 Tóquio em Perigo! Cérebro Eletrônico E320 Daiki Nishio(SolBraver), Dr. Inagaki e Kazur
02 As Irmãs Espiãs! Emi e Rumi Daiki Nishio(SolBraver)
03 Anjo ou Monstro? Policial Tashiro(este infectado por uma ameba criada pelo Dr. Shibusawa antes de morrer) SolDozer
04 O Vídeo game dos Sonhos! Monstros do Video Game, Yukio Sano e seu Comparsa Crianças possuídas pelo video game
05 Ele me deu Coragem! Yumi Saika e Kujo Yasuhiko(fez uma experiencia com Ichikawa e outros homens e os fizeram tornarem monstros magnado) Naoto Yamaguchi e Koichi Ichikawa
06 A Bomba e o Cientista Cômico! Família Kumagai(Hansi, Shoichi e Saiki) Reiko Higuchi(SolJeanne) e Ichimaro Shinichiro
07 A Máquina Renovadora! Kasai e Saeki Masaru e seu avô Jingorou
08 O Desaparecimento da Roupa Especial! Sasamoto Katsuhito(Proto) Daiki Nishio(SolBraver)
09 Os Laços que Unem Pai e Filha! Eizo Kansaki e Kuroda
10 Os Velhos Incendiários! Masaaki Sudo e Velhos Incendiários Jun Masuda
11 Amor e Vingança! Noyama e Irmãos Mashiba Reiko Higuchi(SolJeanne)
12 Um Novo Soldozer! Falsa Mãe de Yumi SolDozer, Kamechiki Togawa e Yumi
13 O Assassino Playback! Yoichi Hirosawa Chefe Shusuke Masaki
14 Atirei por Amor! Shinichi Makioko Policial Kageyama e Noboyuki
15 A Boneca da Paz! Taguchi, Tsuyama e Sakamaki Reiko Higuchi(SolJeanne) e Shinozaki
16 O Desaparecimento do Solid Saver - 1! Seiichi Kasahara Daiki Nishio(SolBraver) e Ryosuke Kasahara
17 Os Fugitivos Algemados! Gozo Iwaki Daiki Nishio(SolBraver) e Tetsuya Nagata
18 Esperança de poder Pedalar! Yanagida e seus Comparsas Norio Takaka
19 Kamekichi e a Detetive! Takashi Yabe Kamekichi Togawa e Hifune
20 A Triste Algema! Tenente Kosugi Daiki Nishio(SolBraver)
21 A Volta do Winspector! (Nenhum) Daiki Nishio(SolBraver) e Chefe Shunsuke Masaki
22 O Insensível Fire! Messayer Daiki Nishio(SolBraver) e Liuma Ogawa(Fire)
23 Do Winspector para o Solbrain! Messayer Daiki Nishio(SolBraver)
24 Salvem o Falcão! Shigeo iwasaki e Hiramatsu Shigeru Daiki Nishio(SolBraver) e Yoichi
25 Responda, Nave Gigante! Professor Shimano Daiki Nishio(SolBraver)
26 A Armadilha do Detetive! Yazuo Kizaki Daiki Nishio(SolBraver) e Kusano Akihiro
27 O Segredo do Vegetal Falante! Koichi Matsumoto Chikako e planta Niorela/Pome
28 Pânico no Solid Saver! Jiro Tatsumi Daiki Nishio(SolBraver), Reiko Higuchi(SolJeanne) e Myuki Takizawa
29 A Rebelião do Império das Crianças! Akira Ikijo
30 Não é Fácil ser Deus! Trio de Criminosos Daki Umegawa(Deus)
31 O Carro do Futuro! Criminosos e T-01 SolDozer
32 Adeus, Amigo! Hidehiko Tanaka Daiki Nishio(SolBraver)
33 Quando o Herói Chora! Doi Isaoki e Korei Daiki Nishio(SolBraver)
34 O Novo Herói! (Parte 1) Bomba Honma/Homem-Metal Daiki Nishio(SolBraver), Reiko Higuchi(SolJeanne) e SolDozer
35 O Novo Herói! (Parte 2) Bomba Honma/Homem-Metal Daiki Nishio(SolBraver) e Liuma Ogawa(Knight Fire)
36 O Sequestro da Garota! Doutor Kida Daiki Nishio(SolBraver)
37 O Triste Final de um Homem! Samejima Tsuyoshi e Hennry Toba Daiki Nishio(SolBraver) e Arisa Wakasugi
38 Convite à Morte! Ako(possuída pelo espírito da oficial de Riga) Daiki Nishio(SolBraver) e Reiko Higuchi(SolJeanne)
39 O Mágico Extraterrestre! Koji Tanimura Ryohei Mizuno e Satoshi Kawasaki
40 A Armadilha para os Heróis! Imai Koji Daiki Nishio(SolBraver) e Liuma Ogawa(Knight Fire)
41 A Máquina Veloz! Shikijo, Naoya e Tetsuya Daiki Nishio(SolBraver)
42 A Vingança! Ken Nakata e Toyama Ginjiro Chefe Shunsuke Masaki
43 A Falsa e a Verdadeira! Reiko Higuchi(SolJeanne)
44 O Ladrão e o Velho! Murase e seus Comparsas Sakata Osamu e Doutor Shoumura
45 A Pequena Testemunha! Shigeru Yuasa Daiki Nishio(SolBraver), Hiromi Yusuke e Yoko Ono
46 Eu sou um Gênio! Nishikawa Toru
47 A Falsa Vidente! Arai Hisao Jun Masuda, Kaoru e Shohei
48 A Ausência do Pai! Presidente Kuroki e Doutor Torii Ichiro Mitsuru e Kitayama
49 Adoro Criança Maldosa! Professor Jiro Shibata SolDozer, Yoshihiko e Mariko
50 O Cachorrinho da Esperança! Mr. X e seus Comparsas Doutor Okamoto
51 Ordem de Dissolução!
52 Ordem de Explosão! Seichi Nakai
53 Super Equipe de Resgate Solbrain, até o Próximo Encontro! Ryuichi Takaoka e Kazuya Sato Chefe Shunsuke Masaki

Notas

  • No episódio 4 das crianças que foram possuídas pelo Video Game, uma delas usam uma blusa do Santos Futebol Clube.
  • No episódio 8 teve a participação de Junichi Haruta na pele do personagem Sasamoto o 4°Guerreiro de Armadura. Antes, foi bastante conhecido por interpretar o vilão MacGaren na série Jaspion e também fez outras participações especiais nas séries de Tokusatsu.
  • Em comparação à Winspector, a série Solbrain teve diferença no fato de usar a importância de cada personagem em seus devido episódios protagonizados. Além de utilizar mais a cena de investigações do que batalhas.
  • Foi a primeira a utilizar animação em Computação Gráfica quando SolDozer transforma-se em veículo.
  • No episódio 36, enquanto Daiki está na cidade, no fundo aparece um slogan de Dragon Ball Z e Dragon Quest Dai No Daiboken (mais conhecido no Brasil como Fly- o pequeno guerreiro).
  • A partir do episódio 40, houve uma mudança na abertura da série, após Liuma unir-se ao Solbrain.
  • No episódio 41, cuja trama envolve um corredor de F-1 obcecado por vencer, o personagem possui um quadro com a foto do piloto brasileiro Ayrton Senna pendurada em seu quarto.
  • Kaname Kawai (Takeshi Yazawa), fez uma participação no episódio 26 de Jiraya como Shin Yazaka, o primeiro amor de Kei.

Atores japoneses

  • Daiki Nishio/Solbraver - Koichi Nakayama
  • Jun Masuda - Hidenori Iura
  • Lyuma Kagawa/Fire/Knight Fire - Masaru Yamashita
  • Reiko Higushi/Soljane - Mitsue Mori
  • Chefe Shunsuke Masaki - Hiroshi Myauchi
  • Soldozer - Seizo Kato (voz)
  • Narrador - Takeshi Kuwabara

Dubladores Brasileiros

  • Daiki Nishio (Sol Braver): Afonso Amanjones
  • Reiko Higuchi (Sol Jaine): Letícia Quinto
  • Soldozer: Arakén Saldanha
  • Chefe Shunsuke Masaki: Daoiz Cabezudo
  • Liuma Ogawa (Fire/Knight Fire): Marcelo Campos
  • Jun Masuda: Paulo Porto
  • Kamekichi Togawa: Celson Alves
  • Takeshi Yazawa (Piloto do Solid States): Renato Márcio
  • Cross: Emerson Camargo
  • Ryuichi Takaoka: Cassius Romero
  • Biker: Hermes Baroli
  • Highter: Cassius Romero
  • Narrador: Emerson Camargo
  • Estúdio: Mastersound

Músicas

Abertura

  • "Tokkyuu Shirei Solbrain" (特救指令ソルブレイン Tokkyū Shirei Soruburein?)
  • Letra: Akira Otsu
  • Composição: Kisaburo Suzuki
  • Arranjo: Tatsumi Yano
  • Artista: Takayuki Miyauchi

Encerramento

  • "Ai ni Dakarete" (愛に抱かれて?)
  • Letra: Akira Otsu
  • Composição: Kisaburo Suzuki
  • Arranjo: Tatsumi Yano
  • Artista: Takayuki Miyauchi

Temas em português do Solbrain

Abertura

'' Solbrain ''

Letra : Luigi Carneiro

Composição : Luigi Carneiro

Arranjo : Luigi Carneiro

Artista : Luigi Carneiro

Encerramento

'' Super equipe Solbrain ''

Letra : Luigi Carneiro

Composição : Luigi Carneiro

Arranjo : Luigi Carneiro

Artista : Luigi Carneiro

Precedido por
Winspector
Metal Hero
19911992
Sucedido por
Exceedraft
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.