Requisito: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alguém com um espírito de porco escreveu bobagens e eu as removi.
Linha 90: Linha 90:
{{Artigo principal|[[Análise de requisitos]]}}
{{Artigo principal|[[Análise de requisitos]]}}


Os '''requisitos''' estão sujeitos a ambiguidade, incompletude e inconsistência. Técnicas como [[Inspecção de software|inspecções]] rigorosas têm sido usadas para ajudar a lidar com questões de ambiguidade. Questões de ambiguidade, incompletude e inconsistência que sejam resolvidas durante a fase de engenharia de requisitos custam tipicamente várias ordens de magnitude menos para corrigir do que se foram descobertas lagartichas em fases mais tardias da serra do produto.Quem tiver a ler isto é burro! A [[análise de requisitos]] esforça-se pode endereçar estes assuntos.
Os '''requisitos''' estão sujeitos a ambiguidade, incompletude e inconsistência. Técnicas como [[Inspecção de software|inspecções]] rigorosas têm sido usadas para ajudar a lidar com questões de ambiguidade. Questões de ambiguidade, incompletude e inconsistência que sejam resolvidas durante a fase de engenharia de requisitos custam tipicamente várias ordens de magnitude menos para corrigir do que se forem descobertas em fases mais tardias do produto. A [[análise de requisitos]] esforça-se pode endereçar estes assuntos.





Revisão das 20h52min de 31 de agosto de 2015

No âmbito da engenharia, um Requisito consiste da definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto ou serviço particular deve atender.

Na abordagem clássica de engenharia, conjuntos de requisitos são tipicamente utilizados como informações fundamentais para a fase de projeto de um produto ou serviço, especificando as propriedades e funções necessárias (ou desejáveis) a serem consideradas no desenvolvimento do projeto em questão.

O conceito de requisito é também utilizado formalmente na ciência de computação, engenharia de software e engenharia de sistemas, referindo-se à definição de uma característica, atributo, habilidade ou qualidade que um sistema (ou qualquer um de seus módulos e subrotinas) deve necessariamente prover para ser útil a seus usuários.

A fase de desenvolvimento de requisitos de um projecto de engenharia pode ser precedida por um estudo de viabilidade, ou uma fase de análise conceptual do projecto. A fase de desenvolvimento de requisitos é normalmente devidida em levantamento de requisitos (recolha, compreensão, revisão e articulação das necessidades dos stakeholders),[1] análise (modelação, verificação de consistência e completude), especificação de requisitos (documentação e ou modelação dos requisitos) e validação de requisitos (garantir que os requisitos especificados estão correctos, de um ponto de vista interno e externo).[2]

Requisitos do Produto versus Requisitos do Processo

Os Projectos estão sujeitos a três tipos de requisitos:

  • Requisitos do Negócio descrevem em termos do negócio o que deve ser entregue ou conseguido para fornecer valor.
  • Requisitos do Produto descrevem propriedades de um sistema ou produto (que poderá ser uma de várias maneiras de conseguir satisfazer um conjunto de requisitos de negócio.)
  • Requisitos do Processo descrevem actividades efectuadas ou a efectuar pela organização de desenvolvimento. Por exemplo, requisitos de processo podem especificar as metodologias específicas que devem ser seguidas, e as restrições a que a organização deve obedecer..

Requisitos de produto e de processo estão intimamente ligados. Os requisitos de processo especificam tipicamente as actividades que serão executadas para satisfazer um requisito de produto. Por exemplo, um requisito sobre a facilidade de manutenção futura de um produto (um requisito de produto) pode ser endereçado através da imposição de requisitos para que sejam seguidos determinados estilos de desenvolvimento, guias de estilo ou processos de revisão técnica formal (requisitos de processo).


Análise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos

Ver artigo principal: Análise de requisitos

Os requisitos estão sujeitos a ambiguidade, incompletude e inconsistência. Técnicas como inspecções rigorosas têm sido usadas para ajudar a lidar com questões de ambiguidade. Questões de ambiguidade, incompletude e inconsistência que sejam resolvidas durante a fase de engenharia de requisitos custam tipicamente várias ordens de magnitude menos para corrigir do que se forem descobertas em fases mais tardias do produto. A análise de requisitos esforça-se pode endereçar estes assuntos.


Tem que haver um compromisso em engenharia, no sentido em que os atributos não devem ser demasiado vagos, mas também não devem ser tão detalhados que

  1. demorem demasiado tempo a produzir
  2. limitem as opções possíveis de implementação
  3. a sua produção fica demasiado cara.


Referências

  1. Stellman, Andrew; Greene, Jennifer (2005). Applied Software Project Management. [S.l.]: O'Reilly Media. p. 98. ISBN 978-0-596-00948-9 
  2. Karl E. Wiegers, Software Requirements: Practical Techniques for Gathering and Managing Requirements Throughout the Product Development Cycle, Second Edition, Microsoft Press 2003

Ver também

Ligações externas

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete requisito.