Aeroporto de Londres-Heathrow: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Flor da Serra (discussão | contribs)
Linha 64: Linha 64:
{{Commonscat|London Heathrow Airport}}
{{Commonscat|London Heathrow Airport}}



[[Categoria:Aeroportos do Reino Unido]]
[[Categoria:Aeroportos da Inglaterra|Heathrow]]
[[Categoria:Aeroportos da Inglaterra|Heathrow]]
[[Categoria:Transportes de Londres]]
[[Categoria:Transportes de Londres]]

Revisão das 23h00min de 2 de setembro de 2015

 Nota: Para a cidade da Flórida, veja Heathrow (Flórida).
Aeroporto de Londres Heathrow
Aeroporto
Aeroporto de Londres-Heathrow
IATA: LHR - ICAO: EGLL
Características
Tipo Civil
Administração Heathrow Airport Holdings
Serve Londres,  Reino Unido
Inauguração 1930
Altitude 20 m (66 ft)
Movimento de 2014
Passageiros 68.091.095 milhões de passageiros
Carga 1 569 000 t de carga
Aéreo 481 476 aeronaves
Website oficial www.heathrowairport.com Página oficial
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
09L/27R
3 901  m (12 799 ft)
09R/27L
3 660  m (12 008 ft)

O Aeroporto de Londres Heathrow (IATA: LHR, ICAO: EGLL), também conhecido como Aeroporto de Heathrow, está localizado a oeste da cidade de Londres, no Reino Unido. O Aeroporto de Heathrow é o terceiro mais movimentado do mundo a seguir ao Aeroporto Internacional de Atlanta e ao Aeroporto Internacional de Pequim, e é o maior aeroporto do mundo em termos de tráfego de passageiros internacionais.

Localizado 22 km a oeste de Londres, Heathrow possui duas pistas paralelas principais, no sentido leste-oeste e cinco terminais, cobrindo uma área de 12,14 qulômetros quadrados. Seu Terminal 5, exclusivo da British Airways, foi oficialmente inaugurado pela Rainha Elizabeth II em 14 de março de 2008, também com uma estação de metro e trem. Foi aberto aos passageiros no dia 27 do mesmo mês.[1]

História

O Aeroporto de Heathrow começou a sua vida nos anos 1930 com o nome de "Grande Aeródromo do Oeste", pertencendo a uma empresa privada com o nome de Fairey Aviation. Era principalmente usado para concentrações e testes de aviões. Foi então que o nome mudou para "Heath Row", que foi depois demolido para fazer um novo aeroporto onde está hoje localizado o Terminal 3. Nessa altura não tinha tráfego comercial e o principal aeroporto de Londres era o Croydon Airport.

Em 1944 o aeroporto foi parar ao controlo do Ministério da Aviação. Harold Balfour que era o vice-secretário do ministério (1938-1944), escreveu sua autobiografia em 1973 "Wings over Westminster" (Asas sobre Westminster), onde ele fala da necessidade do governo adquirir o aeroporto para ser usado em voos de longo-percurso. Harold Balfour expressou sempre a sua intenção de ver o aeroporto ser utilizado para fins civis. A Força Aérea Inglesa (The Royal Air Force) nunca usou o aeroporto. O aeroporto abriu parcialmente para uso civil a 31 de Maio de 1946 e mudou o nome para Aeroporto de Heathrow em 1947. Tinha então nessa altura 3 pistas e mais 3 em construção.

O Aeroporto de Heathrow nos anos 60

Em 1955 a Rainha Elizabeth II inaugurou o primeiro terminal do aeroporto, o Edifício Europa, que tarde mudou o nome para Terminal 2. Depois entrou em funcionamento o Terminal Oceânico, renomeado mais tarde Terminal 3. A partir daí o aeroporto possuía um ligação direta à cidade de Londres por helicóptero. O Terminal 1 foi inaugurado em 1968.

A localização do aeroporto a oeste de Londres foi uma má escolha, pois ventos fortes fazem com que os aviões voem por cima da cidade durante mais de metade do ano. Outros grandes aeroportos europeus como os de Amsterdã, Paris e Frankfurt estavam situados a norte ou a sul das cidades para evitar que os aviões sobrevoem por cima das cidades. Outro problema era que durante todo o ano sentiam-se grandes nevoeiros que dificultam as vistas.

O Terminal 4 foi construído um pouco afastado dos restantes terminais a sudeste das pistas, e foi inaugurado em 1986, com uma estação do metro.

No ano de 1977 o Metro de Londres expandiu-se até ao aeroporto ligando este ao centro da cidade pela Linha Piccadilly. No ano de 1998, o Heathrow Express foi inaugurado, fornecendo um serviço de tren de Heathrow a Estação de Paddington em Londres, com estações a Terminal 4 e ao centro do aeroporto.

Ligação com o Brasil

Destinos do Aeroporto de Heathrow.

O Aeroporto de Heathrow possui voos diretos para o Brasil, sendo um para o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos pela Tam e pela British Airways e outro para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim/Galeão pela British Airways. As aeronaves utilizadas nos vôos são: para o Rio: Boeing 777 versão 200LR ou 300ER (voos diarios) pela British, e São Paulo Boeing 747-400 (Na maioria esse é utilizado) ou 777-200LR (voos diarios) pela British e Boeing 777-300ER pela TAM (voos diarios).

Referências

  1. Reuters, 14 de março de 2008 "Queen Elizabeth opens new Heathrow terminal" (Visitado em 11 de agosto de 2008)

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto de Londres-Heathrow