Iberia (empresa aérea): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Flor da Serra (discussão | contribs)
Flor da Serra (discussão | contribs)
→‎História: limpeza
Linha 25: Linha 25:


== História ==
== História ==
A companhia aérea espanhola Iberia foi fundada como companhia aerea de transporte em [[28 de junho]] de [[1927]] por Gouglas Nectar Pereira e Karlus Pula-Pula, pertencendo em 51% ao [[Estado espanhol, mas sendo também propriedade da sua congénere alemã [[Lufthansa]]. A Iberia foi constituída por pequenas companhias aéreas espanholas, obrigadas a fundir-se por ordem do governo espanhol, sucedendo assim à [[CLASSA]] e à [[LAPE]], anteriores transportadoras locais. A frota da Iberia era na altura constituída maioritariamente por aparelhos [[Junkers]], dada a influência da Lufthansa.
A companhia aérea espanhola Iberia foi fundada como companhia aerea de transporte em [[28 de junho]] de [[1927]], pertencendo em 51% ao [[Estado espanhol, mas sendo também propriedade da sua congénere [[Alemanha|alemã]] [[Lufthansa]]. A Iberia foi constituída por pequenas companhias aéreas espanholas, obrigadas a fundir-se por ordem do governo espanhol, sucedendo assim à ''Concesionaria de Líneas Aéreas Subvencionadas'' e as ''Líneas Aéreas Postales Españolas'', anteriores transportadoras locais. A frota da Iberia era na altura constituída maioritariamente por aparelhos [[Junkers]], dada a influência da Lufthansa.


No início a Iberia fazia apenas voos domésticos ou internacionais com destino e chegada a Espanha, mas em [[1941]] começou a fazer carreiras internacionais. No entanto, o desenrolar da [[Segunda Guerra Mundial]] levou a que essa expansão fosse adiada. No pós-guerra a Iberia aproveitou a frota de [[Douglas C-47]] militares abandonados pelos norte-americanos para os adaptar ao transporte de passageiros, usando-os paralelamente aos Junkers.
No início a Iberia fazia apenas voos domésticos ou internacionais com destino e chegada a Espanha, mas em [[1941]] começou a fazer carreiras internacionais. No entanto, o desenrolar da [[Segunda Guerra Mundial]] levou a que essa expansão fosse adiada. No pós-guerra a Iberia aproveitou a frota de [[Douglas C-47]] militares abandonados pelos norte-americanos para os adaptar ao transporte de passageiros, usando-os paralelamente aos Junkers.


Em 1946 a Iberia comprou alguns Douglas DC-4, que lhe permitiram começar a fazer voos internacionais, começando por [[Roma]] e [[Londres]]. Os DC-4 também começaram a ser utilizados nas rotas que tinham por destino a [[América Central]], tendo sido ainda nesse ano a primeira companhia europeia a fazer a ligação entre a [[Europa]] e a [[América do Sul]].
Em 1946 a Iberia comprou alguns Douglas DC-4, que lhe permitiram começar a fazer voos internacionais, começando por [[Roma]] e [[Londres]]. Os DC-4 também começaram a ser utilizados nas rotas que tinham por destino a [[América Central]], tendo sido ainda nesse ano a primeira companhia europeia a fazer a ligação entre a [[Europa]] e a [[América do Sul]]. Em [[1954]] a Ibéria inaugurou uma carreira para [[Nova Iorque]], nos [[EUA]], recorrendo para isso a aparelhos [[Lockheed Super Constellation]]. Os aviões a jacto surgiram na Iberia em [[1961]], com a compra de uma frota de aparelhos [[DC-8]]


Em [[1991]] a Iberia foi pioneira na Europa ao lançar um programa internacional de fidelização de clientes, o Iberia Plus. Dois anos depois adquiriu vinte por cento da companhia [[Aerolineas Argentinas]], tendo subido a sua participação em [[1995]] para 85 por cento. No entanto, em finais da [[década de 1990]] vendeu a transportadora argentina. De qualquer forma manteve interesses nesta companhia, assim como na [[Royal Air Maroc]], [[Viva Air]] e [[Ladeco]].
Em [[1954]] a Ibéria inaugurou uma carreira para [[Nova Iorque]], nos [[EUA]], recorrendo para isso a aparelhos [[Lockheed Super Constellation]].


Em [[2001]] a Iberia tornou-se uma empresa completamente privada e a actualmente é uma das cinco maiores linhas aéreas europeias, dominando as rotas da Europa para a América Latina. Oferece a possibilidade de mais de uma centena de destinos em mais de 40 países, graças a uma frota superior a 100 aviões, que fazem cerca de mil voos diários.{{citar fontes}}
Os aviões a jacto surgiram na Iberia em [[1961]], com a compra de uma frota de aparelhos [[DC-8]]

Em [[1991]] a Iberia foi pioneira na Europa ao lançar um programa internacional de fidelização de clientes, o Iberia Plus.

Dois anos depois adquiriu vinte por cento da companhia [[Aerolineas Argentinas]], tendo subido a sua participação em [[1995]] para 85 por cento. No entanto, em finais da [[década de 1990]] vendeu a transportadora argentina. De qualquer forma manteve interesses nesta companhia, assim como na [[Royal Air Maroc]], [[Viva Air]] e [[Ladeco]].

Em [[2001]] a Iberia tornou-se uma empresa completamente privada e a actualmente é uma das cinco maiores linhas aéreas europeias, dominando as rotas da Europa para a América Latina. Oferece a possibilidade de mais de uma centena de destinos em mais de 40 países, graças a uma frota superior a 100 aviões, que fazem cerca de mil voos diários.[citar fontes]


Em [[2006]], a Iberia criou a sua primeira companhia ''[[Companhia aérea de baixo custo|low-cost]]'', a [[Clickair]], oferecendo voos principalmente a partir de Barcelona e Valencia, para vários destinos na Europa, incluindo Lisboa e Porto.
Em [[2006]], a Iberia criou a sua primeira companhia ''[[Companhia aérea de baixo custo|low-cost]]'', a [[Clickair]], oferecendo voos principalmente a partir de Barcelona e Valencia, para vários destinos na Europa, incluindo Lisboa e Porto.

Revisão das 19h23min de 3 de setembro de 2015

 Nota: Se procura outros significados de Ibéria, veja Ibéria (desambiguação).
Iberia Líneas Aéreas de España
IATA IB
ICAO IBE
Indicativo de chamada Iberia
Fundada em 1927
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Barajas
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Barcelona (El Prat)
Aeroporto de Sevilha
Aeroporto Los Rodeos
Aeroporto de Alicante
Programa de milhagem Iberia Plus
Aliança comercial Oneworld
Frota 183 + 27 pedidos
Destinos 122
Lounge Sala VIP
Sede Madrid, Espanha
Pessoas importantes Luis Gallegoi Martin (CEO)
Sítio oficial http://www.iberia.com
A sede da Iberia.
Iberia Airbus A319

A Iberia - Líneas Aéreas de Espanha, também conhecida apenas como Iberia, é a companhia aérea nacional da Espanha, com sede em Madrid. As suas principais bases são os aeroportos internacionais de Madrid e Barcelona. É integrante da aliança comercial Oneworld, a terceira maior do mundo.

História

A companhia aérea espanhola Iberia foi fundada como companhia aerea de transporte em 28 de junho de 1927, pertencendo em 51% ao [[Estado espanhol, mas sendo também propriedade da sua congénere alemã Lufthansa. A Iberia foi constituída por pequenas companhias aéreas espanholas, obrigadas a fundir-se por ordem do governo espanhol, sucedendo assim à Concesionaria de Líneas Aéreas Subvencionadas e as Líneas Aéreas Postales Españolas, anteriores transportadoras locais. A frota da Iberia era na altura constituída maioritariamente por aparelhos Junkers, dada a influência da Lufthansa.

No início a Iberia fazia apenas voos domésticos ou internacionais com destino e chegada a Espanha, mas em 1941 começou a fazer carreiras internacionais. No entanto, o desenrolar da Segunda Guerra Mundial levou a que essa expansão fosse adiada. No pós-guerra a Iberia aproveitou a frota de Douglas C-47 militares abandonados pelos norte-americanos para os adaptar ao transporte de passageiros, usando-os paralelamente aos Junkers.

Em 1946 a Iberia comprou alguns Douglas DC-4, que lhe permitiram começar a fazer voos internacionais, começando por Roma e Londres. Os DC-4 também começaram a ser utilizados nas rotas que tinham por destino a América Central, tendo sido ainda nesse ano a primeira companhia europeia a fazer a ligação entre a Europa e a América do Sul. Em 1954 a Ibéria inaugurou uma carreira para Nova Iorque, nos EUA, recorrendo para isso a aparelhos Lockheed Super Constellation. Os aviões a jacto surgiram na Iberia em 1961, com a compra de uma frota de aparelhos DC-8

Em 1991 a Iberia foi pioneira na Europa ao lançar um programa internacional de fidelização de clientes, o Iberia Plus. Dois anos depois adquiriu vinte por cento da companhia Aerolineas Argentinas, tendo subido a sua participação em 1995 para 85 por cento. No entanto, em finais da década de 1990 vendeu a transportadora argentina. De qualquer forma manteve interesses nesta companhia, assim como na Royal Air Maroc, Viva Air e Ladeco.

Em 2001 a Iberia tornou-se uma empresa completamente privada e a actualmente é uma das cinco maiores linhas aéreas europeias, dominando as rotas da Europa para a América Latina. Oferece a possibilidade de mais de uma centena de destinos em mais de 40 países, graças a uma frota superior a 100 aviões, que fazem cerca de mil voos diários.Predefinição:Citar fontes

Em 2006, a Iberia criou a sua primeira companhia low-cost, a Clickair, oferecendo voos principalmente a partir de Barcelona e Valencia, para vários destinos na Europa, incluindo Lisboa e Porto.

Anunciou fusão com a British Airways para formar a International Airlines Group. Séra o terceiro maior grupo de aviação da Europa só ficando atrás da Air France/KLM e do Lufthansa Group. Em 8 de abril de 2010, a companhia aérea formalizou a união com British Airways.[1]

Presença no Brasil e em Portugal

Para o Brasil, a Iberia oferece a partir de Madrid dois voos diário para São Paulo e um voo diário para o Rio de Janeiro. Para Portugal, a Iberia oferece a partir de Madrid seis voos diários para Lisboa, cinco voos diários para o Porto. A partir de Lisboa, também existem ligações diárias directas para Bilbao e Valencia.

Frota

Em Setembro de 2015 a Iberia tem 76 aeronaves:[2]

Frota operada pela Iberia LAE
Avião Em Serviço Encomendas[3] Rotas Passageiros Entrada em serviço
P Y Total
Airbus A319-100 15 0 Médio Curso 44 78 122 2000
Airbus A320-200 12 7 Médio Curso 18 162 180 1993
Airbus A321-200 17 0 Médio Curso 46 154 200 1998
Airbus A330-300 8 0 Longo Curso 36 241 277 2013
Airbus A340-300 7 0 Longo Curso 37 218 254 1996
Airbus A340-600 17 0 Longo Curso 42 300 342 2003
Total 76 7 [3]

Encomendas

A 7 de Março de 2011 a Iberia realizou um pedido[4] de 8 aviões Airbus A330-300 (mais 8 opções de compra) com o objectivo de renovar a sua frota de Longo Curso. Prevê-se que o primeiro seja entregue em Janeiro de 2013.[5] Este foi o primeiro pedido desde que faz parte do IAG.

Frota histórica

Antes da Segunda Guerra Mundial (1927 - 1945)

Esta é a lista das aeronaves da Segunda Guerra Mundial:[6]

Desde o fim da segunda guerra mundial e a chegada dos reactores (1945 - 1965)

Incorporação de reactores (1961 - 2012)

Referências

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Iberia (empresa aérea)
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.