Turbocompressor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PauloEduardo (discussão | contribs)
são coisas diferentes, nenhum motivo apontado para a fusão desde 2011!
CorreiaPM (discussão | contribs)
m
Linha 2: Linha 2:
inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo, que funcionam como turbina (lado esquerdo) e compressor (lado direito) conforme ilustração]]
inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo, que funcionam como turbina (lado esquerdo) e compressor (lado direito) conforme ilustração]]


O turbocompressor fica ligado ao [[coletor de escape]] de um [[motor a explosão]] (ou motor a combustão interna), e aproveita a [[energia]] dos gases de escape gerados no motor para girar uma turbina conectada por meio de um [[eixo (rotação)|eixo comum]] a um [[rotor]] o qual tem a função de [[bomba|bombear]] ar para os ciilindros. Esse rotor é um [[compressor|compressor centrífugo]] , responsável por capturar o ar atmosferico e comprimi-lo na entrada da [[admissão]] ou do coletor de admissão do motor através de mangueiras ou tubulações de alta pressão.
O turbocompressor fica ligado ao [[coletor de escape]] de um [[motor a explosão]] (ou motor a combustão interna), e aproveita a [[energia]] dos gases de escape gerados no motor para girar uma turbina conectada por meio de um [[eixo (rotação)|eixo comum]] a um [[rotor]] o qual tem a função de [[bomba|bombear]] ar para os cilindros. Esse rotor é um [[compressor|compressor centrífugo]] , responsável por capturar o ar atmosférico e comprimi-lo na entrada da [[admissão]] ou do coletor de admissão do motor através de mangueiras ou tubulações de alta pressão.


Com o aumento da [[densidade]] do ar decorrente da [[compressão]], pode-se adicionar mais [[combustível]] à esta mistura que será encaminhada até a [[câmara de combustão]] do motor, fazendo com que mais trabalho seja produzido a cada ciclo. Por exemplo, se um turbocompressor estivesse trabalhando com uma [[pressão]] de aproximadamente 1 kg/cm², o motor estaria admitindo 2 atmosferas, ou seja, o dobro de ar ocupando num mesmo espaço físico sem alterar as dimensões do cilindro. Deste modo, dever-se-ia misturar o dobro de combustível neste ar (para que a mistura permaneça [[estequiometria|estequiométrica]]), que seria encaminhado para dentro da câmara de combustão. Neste caso, conseguir-se-ia quase dobrar a [[potência]] de um motor. Na prática não se conseguiria dobrar a potência pois o processo de compressão também causa aumento de temperatura do ar, o que causa o efeito oposto: redução de densidade. Para compensar esse efeito geralmente usa-se um trocador de calor chamado intercooler entre o compressor e a admissão.
Com o aumento da [[densidade]] do ar decorrente da [[compressão]], pode adicionar-se mais [[combustível]] à esta mistura que será encaminhada até a [[câmara de combustão]] do motor, fazendo com que mais trabalho seja produzido a cada ciclo. Por exemplo, se um turbocompressor estivesse trabalhando com uma [[pressão]] de aproximadamente 1 kg/cm², o motor estaria admitindo 2 atmosferas, ou seja, o dobro de ar ocupando num mesmo espaço físico sem alterar as dimensões do cilindro. Deste modo, dever-se-ia misturar o dobro de combustível neste ar (para que a mistura permaneça [[estequiometria|estequiométrica]]), que seria encaminhado para dentro da câmara de combustão. Neste caso, conseguir-se-ia quase dobrar a [[potência]] de um motor. Na prática não se conseguiria dobrar a potência pois o processo de compressão também causa aumento de temperatura do ar, o que causa o efeito oposto: redução de densidade. Para compensar esse efeito geralmente usa-se um trocador de calor chamado ''intercooler'' entre o compressor e a admissão.


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Revisão das 15h04min de 11 de setembro de 2015

Turbocompressor é um equipamento adicionado aos motores de combustão interna que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros (câmara de combustão). Um turbocompressor inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo, que giram de um lado como turbina e do outro como compressor.

O Turbocompresor inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo, que funcionam como turbina (lado esquerdo) e compressor (lado direito) conforme ilustração

O turbocompressor fica ligado ao coletor de escape de um motor a explosão (ou motor a combustão interna), e aproveita a energia dos gases de escape gerados no motor para girar uma turbina conectada por meio de um eixo comum a um rotor o qual tem a função de bombear ar para os cilindros. Esse rotor é um compressor centrífugo , responsável por capturar o ar atmosférico e comprimi-lo na entrada da admissão ou do coletor de admissão do motor através de mangueiras ou tubulações de alta pressão.

Com o aumento da densidade do ar decorrente da compressão, pode adicionar-se mais combustível à esta mistura que será encaminhada até a câmara de combustão do motor, fazendo com que mais trabalho seja produzido a cada ciclo. Por exemplo, se um turbocompressor estivesse trabalhando com uma pressão de aproximadamente 1 kg/cm², o motor estaria admitindo 2 atmosferas, ou seja, o dobro de ar ocupando num mesmo espaço físico sem alterar as dimensões do cilindro. Deste modo, dever-se-ia misturar o dobro de combustível neste ar (para que a mistura permaneça estequiométrica), que seria encaminhado para dentro da câmara de combustão. Neste caso, conseguir-se-ia quase dobrar a potência de um motor. Na prática não se conseguiria dobrar a potência pois o processo de compressão também causa aumento de temperatura do ar, o que causa o efeito oposto: redução de densidade. Para compensar esse efeito geralmente usa-se um trocador de calor chamado intercooler entre o compressor e a admissão.

Ver também