Saga (literatura): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dexbot (discussão | contribs)
m Removing Link FA template (handled by wikidata)
Linha 50: Linha 50:
[[Categoria:Palavras de origem gótica na língua portuguesa]]
[[Categoria:Palavras de origem gótica na língua portuguesa]]
[[Categoria:Literatura medieval da Escandinávia]]
[[Categoria:Literatura medieval da Escandinávia]]

{{Link FA|no}}

Revisão das 15h45min de 23 de setembro de 2015

Manuscrito da Saga de Njáll (Njáls Saga), datado do século XIV.

Na literatura, o termo Saga refere-se a histórias narradas em prosa originárias especialmente da Islândia medieval, assim como de outros países nórdicos. Estas sagas, geralmente anônimas, misturam aspectos históricos com mitologia e religião.

Modernamente, também séries de livros com um argumento comum podem ser chamadas sagas.

Etimologia

O substantivo saga deriva do vocábulo da língua gótica saega, que significa "o que se diz", do qual deriva a palavra islandesa saga (plural sögur). O vocábulo é relacionado com o inglês say e com o alemão sagen ("dizer").

Sagas nórdicas

A maioria das sagas nórdicas foi escrita na Islândia, em língua nórdica antiga, que era a língua comum a grande parte da Escandinávia durante a Idade Média. Algumas sagas são originárias da Noruega e algumas poucas de outros países nórdicos, mas as sagas islandesas são as mais importantes em número e qualidade.

Representação de Egil Skallagrimsson, personagem da Saga de Egil (Egils Saga), num manuscrito do século XVII.

As sagas tem caráter épico e são escritas em prosa, ainda que possa haver alguns versos ou poemas completos incorporados no texto. O tom é em geral realista, exceto quando o tema em si é fantasioso, como nas sagas legendárias. Apesar de que a vasta maioria das sagas foi escrita entre fins do século XIII e a metade do século XIV, a maioria das sagas conta histórias ocorridas num passado remoto, desde antes da colonização (antes de 874) até pouco depois da chegada do Cristianismo à Islândia, em 1000. De maneira geral, acredita-se que cada saga seja obra de um único autor, provavelmente baseada em tradições orais anteriores.

As sagas variam muito em tema e estilo. As primeiras sagas, surgidas ainda no século XII, foram as que contavam as vidas de santos e bispos católicos, inspiradas em obras similares em latim que abundavam na Europa continental. Pouco depois começaram a ser escritas sagas sobre a vida dos reis escandinavos (Sagas de reis) e as sagas de personagens célebres da Islândia. Estas últimas, chamadas Sagas de islandeses (Íslendingasögur) são as mais importantes do ponto de vista literário e estético. Mais tarde surgiram também sagas lendárias (Fornaldarsögur), que contam lendas relacionadas ao passado pré-cristão da Islândia.

Tipos

  • Sagas de santos e Sagas de bispos: contam a vida de santos e bispos católicos que evangelizaram os países escandinavos. Estão relacionadas a obras hagiográficas europeias.
  • Sagas de reis (Konungasögur): contam a história de antigos reis da Noruega e outros países escandinavos. Estão relacionadas à literatura cronística europeia.
  • Sagas de islandeses (Íslendingasögur): são talvez as mais características das sagas escandinavas ou nórdicas. Narram histórias passadas na época entre o descobrimento da Islândia (874) até o início do século XI, época da cristianização da ilha. Nestas sagas os personagens principais são antigos membros das famílias mais importantes da ilha, e as histórias giram em torno da colonização e as disputas entre os membros de famílias rivais, muitas vezes misturando história, velhas tradições orais e pura mitologia. Estas sagas são fontes inestimáveis para entender os hábitos, a visão de mundo e sistema legal da antiga Escandinávia. Exemplos importantes são a Saga de Njáll o Queimado (Brennu-Njáls Saga), a Saga de Egil (Egils saga) e a Saga de Grettir (Grettis Saga).
  • Sagas lendárias (Fornaldarsögur): contam histórias lendárias e mitológicas ocorridas no passado pagão da Escandinávia, num tempo anterior à colonização da Islândia. Algumas estão levemente baseadas em eventos históricos, mas os elementos fantásticos e míticos sempre predominam. Um exemplo importante é a Saga dos Volsungos (Völsunga saga), que trata do auge e queda do clã dos Volsungos e inclui os personagens de Sigfrido e Brunilda. A mesma história aparece no épico alemão medieval Canção dos Nibelungos.

Sagas modernas

Atualmente, tanto em português como em outras línguas, o termo saga é frequentemente usado em referência a obras literárias contemporâneas de caráter épico, escritas em prosa e conectadas por um argumento central. Assim, por exemplo, as obras relacionadas ao universo literário de O Senhor dos Anéis ou de Harry Potter podem ser referidas como sagas contemporâneas.

O termo saga também pode ser usado em referência a uma obra épica não-literária, como por exemplo os filmes da série Guerra Nas Estrelas.

Ver também

Ligações externas

http://revistaale.dominiotemporario.com/doc/LANGER_Artigo.pdf

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.