Henrique I da Germânia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dexbot (discussão | contribs)
m Removing Link FA template (handled by wikidata)
Linha 28: Linha 28:
[[Categoria:Monarcas católicos romanos]]
[[Categoria:Monarcas católicos romanos]]
[[Categoria:Duques da Saxônia]]
[[Categoria:Duques da Saxônia]]

{{Link FA|de}}
{{Bom interwiki|ru}}
{{Bom interwiki|ru}}
{{Link FA|ru}}

Revisão das 16h51min de 23 de setembro de 2015

Representação de Henrique I, o Passarinheiro.

Henrique I da Germânia "o Passarinheiro" (em alemão: Heinrich der Finkler ou Heinrich der Vogler, em latim: Henricius Auceps; 876Quedlimburgo, Memleben, Sachsen, 2 de julho de 936) foi duque da Saxônia a partir de 912 e rei dos germanos (chamado Henrique I da Germânia) de 919 até a sua morte, em 936. Primeiro da dinastia otoniana de reis e imperadores germanos, é considerado o fundador e primeiro rei do império alemão medieval, até então conhecido como Frância Oriental. Recebeu o epíteto "passarinheiro" porque teria recebido a notícia da sua ascensão ao trono no momento em que consertava as suas redes de apanhar pássaros. Sucedeu-o no trono seu filho Otão I da Germânia.

Relações familiares

Representação de santa Matilde de Ringelheim, esposa de Henrique.

Filho de Oto I "o Ilustre", duque da Saxônia, (836 - 30 de Novembro de 912) e de Hedwiga (? -903), filha de Henrique da Francônia, marquês de Nêustria (830 - 886) e de Ingeltrude de Frioul.

Casou-se por duas vezes, a primeira em 906 com Hateburga de Alstadt, filha do conde Eruíno da Saxônia, de quem teve um filho:

Henrique se separou da primeira mulher em 909. No mesmo ano, casou segunda vez no Castelo Wallhausen perto de Sangerhausen com Matilde de Ringelheim "Santa Matilde" (890 - 14 de Março de 968), de quem teve cinco filhos:

  1. Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico, (23 de Novembro de 912 - Memleben, 7 de Maio de 973), casou por duas vezes, a primeira com Edite de Wessex, filha de Eduardo, o Velho, rei do Wessex e a segunda com Adelaide da Itália.
  2. Henrique I da Baviera, (? - 1 de Novembro de 955) casado com Judite da Baviera, filha de Arnulfo da Baviera "o Mau".
  3. Bruno I, arcebispo de Colónia.
  4. Edviges da Saxónia (922 - 10 de Maio de 965) casada com Hugo, o Grande, marquês da Nêustria, duque dos francos e conde de Paris.
  5. Gerberga da Saxônia (? - 5 de Maio de 959) casada por duas vezes, a primeira com Gilberto de Lotaríngia, duque da Lorena (ou Lotaríngia entre 924 - 939), e a segunda com Luís IV de França, rei de França.

Referências

  • A Herança Genética de D. Afonso Henriques, Luiz de Mello Vaz de São Payo, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 2002, página 287.
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - 50 vols. Vários, Editorial Enciclopédia, Lisboa, vol. 13-página 65.
Ícone de esboço Este artigo sobre história da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bom interwiki