Congresso Nacional do Povo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 77: Linha 77:


[[Categoria:Política da China]]
[[Categoria:Política da China]]
[[Categoria:Parlamentos unicamerais|China]]
[[Categoria:Parlamentos nacionais unicamerais|China]]

Revisão das 16h57min de 23 de setembro de 2015

Congresso Nacional do Povo

全国人民代表大会

Quánguó Rénmín Dàibiǎo Dàhuì
11º legislatura
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
Liderança
Presidente
Estrutura
Assentos 2 987
Grupos políticos
Eleições
Última eleição
De 5 a 18 de março de 2008
Local de reunião
Grande Salão do Povo,
Praça da Paz Celestial,
Pequim
Website
www.npc.gov.cn

A Assembleia Popular Nacional ou Congresso Nacional do Povo (全国人民代表大会, em chinês; Quánguó Rénmín Dàibiǎo Dàhuì, em pinyin; e literalmente, "assembleia pan-nacional dos representantes populares"), abreviado em APN, é teoricamente o mais alto organismo governamental do legislativo da República Popular da China. Na prática, no entanto, o poder se concentra no Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista, um grupo de atualmente sete membros.[1][2]

Embora a participação na APN ainda seja, em grande medida, determinada pelo Partido Comunista Chinês, no início dos anos 1990 esta assembleia começou a deixar para trás o seu papel de um poder legislativo simbólico e de mera chancela e aprovação "cega" das decisões do PCC, e tornou-se num foro de mediação das diferenças políticas entre as diferentes facções do Partido Comunista e o Governo. É raro - mas não impossível - que a APN rejeite um projeto que lhe é enviado pelo Governo.

O local de reunião da assembleia é o Grande Salão do Povo, em Beijing.

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. «China: Comitê Permanente do Politburo é renovado». Estadão. 15 de novembro de 2012. Consultado em 07 de fevereiro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Saiba como a China é governada». BBC Brasil. 09 de novembro de 2012. Consultado em 7 de fevereiro de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.