Polinésia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tim Week (discussão | contribs)
m Pequenas adições
Dexbot (discussão | contribs)
m Removing Link GA template (handled by wikidata)
Linha 21: Linha 21:


[[Categoria:Polinésia| ]]
[[Categoria:Polinésia| ]]

{{Bom interwiki|de}}

Revisão das 17h00min de 24 de setembro de 2015

Mapa da Polinésia no Oceano Pacífico.
Posição da Polinésia no globo terrestre.

Polinésia (do grego πολύς ["muitas"] + νῆσος ["ilha"]) é o nome dado a um conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico.

Historicamente, as ilhas da Polinésia foram povoadas por grupos originários do que é atualmente Taiwan, que navegaram através do Pacífico cerca de 3500 anos A.C. povoando as ilhas do Sul do oceano. Devido a sua origem e dispersão comum, os indígenas da Polinésia (chamados de Polinésios) compartilham de cultura, mitologia e hábitos bastante semelhantes. A característica central desses povos é a navegação, cuja é feita através da posição das estrelas.

Estendida sobre uma superfície oceânica enorme, tem em conjunto 298.000 km² de área e 4,5 milhões de habitantes. As suas ilhas maiores têm origem vulcânica, e as menores têm origem coralina. Dado que todo o território da Polinésia se encontra compreendido entre os trópicos, ela apresenta um clima equatorial ou tropical muito quente e úmido.

Na atualidade, devido a processos de colonização, a maior parte das ilhas pertence aos Estados Unidos (Havaí, Midway, Samoa), à Nova Zelândia (Ilhas Cook, Tokelau), à França (as Ilhas Marquesas, Tuamotu, Tubuai e ilhas da Sociedade que formam a Polinésia Francesa) e ao Chile (Ilha da Páscoa, Sala e Gómez).

Para esses países, muitas destas ilhas desempenham um papel militar estratégico, como bases navais ou aéreas. Quase todas têm uma economia pouco desenvolvida, que se baseia na agricultura de subsistência e numa modesta agricultura comercial. Uma exceção constitui as ilhas do Havaí, que, por causa da colonização americana, possuem uma economia baseada no turismo.

Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas

A Polinésia Francesa.

Depois da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos ocuparam as ilhas Carolinas e Marianas. E com a protectoração da ONU, os americanos se apoderaram com a guarda erroneamente das Nações Unidas, e vários outros países do Reino Unido, os Commonwealth e os Estados Unidos tiveram ganhos territoriais até as independências de seus territórios com o protectorado das Nações Unidas.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.