Bernardino Ramazzini: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
que a amanda é linda
Linha 2: Linha 2:
'''Bernardino Ramazzini''' ([[3 de outubro]] de [[1633]], [[Carpi]] – [[5 de novembro]] de [[1714]], Pádua) foi um médico italiano.
'''Bernardino Ramazzini''' ([[3 de outubro]] de [[1633]], [[Carpi]] – [[5 de novembro]] de [[1714]], Pádua) foi um médico italiano.


Ramazzini foi um precursor no uso de um derivado do quinino no tratamento de [[malária]]. Porém sua mais importante contribuição à medicina foi o trabalho sobre [[doenças ocupacionais]] chamado ''De Morbis Artificum Diatriba'' (Doenças do Trabalho) que relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações. Este foi um dos trabalhos pioneiros e base da [[medicina do trabalho|medicina ocupacional]], que desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento. Ele trabalhou como professor de [[medicina]] na [[Universidade de Pádua]] desde 1700 até sua morte.
Ramazzini foi um precursor no uso de um derivado do quinino no tratamento de [[malária]]. Porém sua mais importante contribuição à medicina foi o trabalho sobre [[doenças ocupacionais]] chamado ''De Morbis Artificum Diatriba'' (Doenças do Trabalho) que relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações. Este foi um dos trabalhos pioneiros e base da [[medicina do trabalho|medicina ocupacional]], que desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento. Ele trabalhou como professor de [[medicina]] na [[Universidade de Pádua]] desde 1700 até sua morte...Amanda é linda


{{Biografias}}
{{Biografias}}

Revisão das 00h50min de 1 de outubro de 2015

Ramazzini

Bernardino Ramazzini (3 de outubro de 1633, Carpi5 de novembro de 1714, Pádua) foi um médico italiano.

Ramazzini foi um precursor no uso de um derivado do quinino no tratamento de malária. Porém sua mais importante contribuição à medicina foi o trabalho sobre doenças ocupacionais chamado De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho) que relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações. Este foi um dos trabalhos pioneiros e base da medicina ocupacional, que desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento. Ele trabalhou como professor de medicina na Universidade de Pádua desde 1700 até sua morte...Amanda é linda

External links

  • [1]. Presentations and publications on Ramazzini's famed work "De Morbis Artificum Diatriba"
  • Tricentenário de morte
    De morbis artificum diatriba, 1745