Metal alcalino: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎1: correção na ordem do crescimento da reatividade de metais alcalinos (de "de cima para baixo" para "de baixo para cima")
→‎1: correção na ordem do crescimento de eletropositividade e reatividade do ponto de vista cinético
Linha 41: Linha 41:
São metais de baixa [[densidade]], e moles. Altamente eletropositivos e reativos.
São metais de baixa [[densidade]], e moles. Altamente eletropositivos e reativos.


A [[eletropositividade]] e a [[reatividade]] destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido, se visto do ponto de vista cinético (velocidade da reação)a reatividade tende a crescer de baixo para cima, pois quanto maior os átomos mais fácil de perder o seu elétron de valência e mais rápido reage.
A [[eletropositividade]] e a [[reatividade]] destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido, se visto do ponto de vista cinético (velocidade da reação)a reatividade tende a crescer de cima para baixo, pois quanto maior os átomos mais fácil de perder o seu elétron de valência e mais rápido reage.


Apresentam um único [[elétron]] nos seus níveis de energia mais externos ( em subnível '''s''' ) , tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos: M<sup>+</sup>.
Apresentam um único [[elétron]] nos seus níveis de energia mais externos ( em subnível '''s''' ) , tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos: M<sup>+</sup>.

Revisão das 22h19min de 1 de outubro de 2015

1

Grupo 1
Período
2 3
Li
3 11
Na
4 19
K
5 37
Rb
6 55
Cs
7 87
Fr

Os metais alcalinos são grupo de elementos químicos da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).

Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos.

Equação química:

2 Li(s) + 2 H2O(l) 2 LiOH(aq) + H2(g)

Equação química da reacção de um metal alcalino (exemplo: potássio) com o oxigênio:

4 K(s) + O2(g) 2 K2O(s)

São metais de baixa densidade, e moles. Altamente eletropositivos e reativos.

A eletropositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido, se visto do ponto de vista cinético (velocidade da reação)a reatividade tende a crescer de cima para baixo, pois quanto maior os átomos mais fácil de perder o seu elétron de valência e mais rápido reage.

Apresentam um único elétron nos seus níveis de energia mais externos ( em subnível s ) , tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos: M+.

O hidrogênio, com um único elétron, está situado normalmente na tabela periódica no mesmo grupo dos metais alcalinos (ainda que às vezes aparace separado destes em outra posição). Porém, a energia necessária para arrancar o elétron do hidrogênio é muito mais elevada do que a qualquer alcalino.

Como nos halogênios o hidrogênio necessita receber um único elétron para completar o seu nível mais externo.

Na sua forma elementar é encontrado como uma molécula diatômica, H2. Pode formar sais denominados hidretos (MH) com os alcalinos, de forma que o metal cede um elétron ao hidrogênio, como se o hidrogênio fosse um halogênio. Devido a peculiaridade do hidrogênio prefere-se não classificar o hidrogênio em nenhuma série química.

Ver também

Ligações externas