Dungal de Bobbio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alch Bot (discussão | contribs)
m Robô: Alteração da categoria redireccionada Escritores latinos para Escritores em língua latina
Linha 31: Linha 31:
[[Categoria:Poetas da Irlanda]]
[[Categoria:Poetas da Irlanda]]
[[Categoria:Escritores da Irlanda]]
[[Categoria:Escritores da Irlanda]]
[[Categoria:Escritores em língua latina]]
[[Categoria:Escritores medievais em língua latina]]
[[Categoria:Iconoclastia]]
[[Categoria:Iconoclastia]]
[[Categoria:Poetas do século IX]]
[[Categoria:Poetas do século IX]]

Revisão das 12h27min de 6 de outubro de 2015

Dungal de Bobbio (em latim: Dungalus; fl. 811–828) foi um monge, professor, astrônomo e poeta irlandês. É possível ainda ainda que ele seja a mesma pessoa que o chamado "Hibernicus exul".

Biografia

Dungal nasceu na Hibérnia (moderna Irlanda) em algum momento no final do século VIII. O local exato não se sabe, mas é possível que ele tenha estudado numa escola em Bangor. Em algum ponto perto de 800, Dungal saiu da Irlanda. Em 811, já estava vivendo no mosteiro em Saint-Denis, perto de Paris. Uma carta de Alcuíno parece identificá-lo como bispo.

Ele mudou-se depois para Pavia e finalmente para Bobbio.

Dungal escreveu um poema sobre a sabedoria e as sete artes liberais. Em 823, foi mencionado num capitulário de Lotário I. Dois anos depois, foi nomeado, por decreto imperial, mestre da escola em Pavia. Em 827 ou 828, defendeu a veneração de imagens contra o bispo de Turim, Cláudio e escreveu, a pedido de Luís, o Piedoso, uma obra refutando seus argumentos.

Morreu em data desconhecida depois disto, provavelmente no Mosteiro de Bobbio. Ele deixou para a abadia sua valiosa biblioteca, com 27 volumes[1], entre os quais é possível que estivesse o "Antifonário de Bangor".

Eclipses solares

Numa carta endereçada a Carlos Magno, Dungal respondeu a uma questão do imperador sobre o motivo da ocorrência de um eclipse solar em 810[2] baseando-se nos ensinamentos de Macróbio, Plínio e outros autores antigos[3]. Esta carta demonstra "um conhecimento de astronomia muito além das ideias de seu tempo"[4].

Referências

  1. A nova edição do catálogo de Bobbio de M. TOSI, ‘Il governo abbaziale di Gerberto a Bobbio’, in Archivum Bobiense, 2 (1985), pp. 195-223, com a herança de Dungal nos números 496 to 522
  2. M. L. W. Laistner, Thought and Letters in Western Europe: A.C. 500 to 900, 2nd. ed., (Ithaca: Cornell Univ. Pr., 1957), pp. 214, 290-91.
  3. Bruce S. Eastwood, "The Astronomy of Macrobius in Carolingian Europe: Dungal's Letter of 811 to Charles the Great", Early Medieval Europe, 3(1994): 117-134
  4. «Dungal». Catholic Encyclopedia. Consultado em 20 March 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Obras de Dungal em latim