Sensor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.83.116.198 ( modificação suspeita : -32), para a edição 42316284 de Livia Matte
foi retirado o acento agudo da palavra analogicamente, pois a mesma não é acentuada
Linha 2: Linha 2:
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
{{Reciclagem|data=junho de 2009}}
{{Reciclagem|data=junho de 2009}}
Um '''sensor''' é um [[dispositivo]] que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analógicamente.
Um '''sensor''' é um [[dispositivo]] que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analogicamente.


O desenho inteligente do sensor, com bordas arredondadas e uma ampla zona activa de imagem maximiza tanto o conforto do paciente como a qualidade de impacto.
O desenho inteligente do sensor, com bordas arredondadas e uma ampla zona activa de imagem maximiza tanto o conforto do paciente como a qualidade de impacto.

Revisão das 13h42min de 13 de outubro de 2015

 Nota: Para outros significados, veja Sensor (desambiguação).

Um sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analogicamente.

O desenho inteligente do sensor, com bordas arredondadas e uma ampla zona activa de imagem maximiza tanto o conforto do paciente como a qualidade de impacto. Alguns sensores respondem com sinal elétrico a um estímulo positivo, isto é, convertem a energia recebida em um sinal elétrico. Nesse caso, podem ser chamados de transdutores. O transdutor converte um tipo de energia em outro. É geralmente composto por um elemento sensor, normalmente piézoeletrico, e uma parte que converte a energia proveniente dele em sinal elétrico. O conjunto formado por um transdutor tensómetro, um condicionador de sinal (amplificador) e um indicador é chamado de sistema de medição em malha fechada.

Quando o sinal é disponibilizado não por um indicador, mas na forma de corrente ou tensão já condicionado - (4 a 20) mA, (0 a 10) V ou (0 a 5) V, geralmente - o dispositivo é chamado de transmissor ou transdutor.

Entre outras aplicações, os sensores são largamente usados na medicina, indústria e robótica.

Como o sinal é uma forma de energia, os sensores podem ser classificados de acordo com o tipo de energia que detectam. Por exemplo:

Sensores biológicos

Todos os organismos vivos são dotados de sensores, com funções similares àquelas dos dispositivos descritos acima. São células especializadas, sensíveis a estímulos específicos, tais como:

Os sentidos humanos são exemplos de sensores neuroniais especializados.

As vibrissas dos animais também funcionam como sensores táteis.