Gerador elétrico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 187.36.50.94 para a última revisão de Antero de Quintal, de 22h05min de 20 de agosto de 2015 (UTC)
Linha 4: Linha 4:


== Características ==
== Características ==
O tipo mais comum de gerador elétrico, o [[dínamo]] (gerador de [[corrente contínua]]) de uma [[bicicleta]], depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na [[Lei de Faraday-Neumann-Lenz|Lei de Faraday]] de indução combinada com a [[Lei de Ampere]] que são matematicamente expressas pela [[Equações de Maxwell|3º e 4º equações]] de [[James Clerk Maxwell|Maxwell]] respectivamente.
O mais comum de gerador elétrico, o [[dínamo]] (gerador de [[corrente contínua]]) de uma [[bicicleta]], depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na [[Lei de Faraday-Neumann-Lenz|Lei de Faraday]] de indução combinada com a [[Lei de Ampere]] que são matematicamente expressas pela [[Equações de Maxwell|3º e 4º equações]] de [[James Clerk Maxwell|Maxwell]] respectivamente.


O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um [[imã]] permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.
O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um [[imã]] permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.

Revisão das 00h57min de 19 de outubro de 2015

 Nota: Se procura conjunto gerador de um grupo, veja conjunto gerador de um grupo.
Turbina Francis da Voith (azul) acoplada a gerador Westinghouse de 117,6 kW (vermelho).

Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.

Características

O mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente.

O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.

A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, à gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas pelos enrolamentos e pela carga.

No caso de um gerador que fornece uma corrente contínua, um interruptor mecânico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permaneça unidirecional independente do sentido da posição da força eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes geradores das usinas geradoras de energia elétrica fornecem corrente alternada e utilizam turbinas hidráulicas e geradores síncronos.

A imagem mostra o topo de um gerador síncrono de usina hidrelétrica sob manutenção.

Há muitos outros tipos de geradores elétricos. Geradores eletrostáticos como a máquina de Wimshurst, e em uma escala maior, os geradores de van de Graaff, são principalmente utilizados em trabalhos especializados que exigem tensões muito altas, mas com uma baixa corrente e potências não muito elevadas. Isso se deve pelo fato de nesses tipos de gerador, a densidade volumétrica de energia não é pequena, ou seja, para que se tenha uma grande quantidade de energia sendo convertida é necessário um grande volume por parte da estrutura do gerador.

O mesmo não ocorre nos geradores que operam baseados em princípios eletromagnéticos pois os mesmos permitem uma concentração volumétrica de energia bem maior.

Um dos exemplos de aplicação é no fornecimento de energia para os aceleradores de partículas.

História

O gerador elétrico foi inventado em 1866 por Werner von Siemens, co-fundador da Siemens AG.

Tipos de geradores que convertem energia mecânica em elétrica

  • Gerador Síncrono
  • Gerador de indução ou Gerador Assíncrono
  • Gerador de Corrente contínua
  • Motores elétricos desempenham a função inversa, ou seja, convertem energia elétrica em energia mecânica e construtivamente são semelhantes aos geradores, pois se baseiam no mesmo princípio de conversão.

Tipos de motores elétricos que convertem energia elétrica em energia mecânica

  • Motor Síncrono
  • Motor de indução ou Motor Assíncrono
  • Motor de corrente contínua

Tipo de gerador que converte energia química em elétrica

  • Geradores de célula à combustível ou célula de combustível
  • Pilhas

Tipo de gerador que converte diretamente a energia luminosa do Sol em elétrica

  • Geradores fotovoltáicos

Ver também

Ligações externas