Norton de Matos (bairro de Coimbra): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 193.126.162.99 para a versão 40208477 de Stego (bairro não é aldeia; senhor WP:PATO User:Castinçal), com Reversão e avisos.
Linha 7: Linha 7:
Quem morava nessa zona, iria para o '''Bairro Norton de Matos''', para uma casa com o mesmo número de quartos como a que morava na Alta de Coimbra, isto é, quem tinha uma casa com dois quartos iria para uma casa com dois quartos, quem tinha uma com três, iria para uma com três quartos, e assim sucessivamente.
Quem morava nessa zona, iria para o '''Bairro Norton de Matos''', para uma casa com o mesmo número de quartos como a que morava na Alta de Coimbra, isto é, quem tinha uma casa com dois quartos iria para uma casa com dois quartos, quem tinha uma com três, iria para uma com três quartos, e assim sucessivamente.


No [[bairro]] localiza-se o [[Centro Norton de Matos]] e o Edifício Militar.
No [[bairro]] localiza-se o [[Centro Norton de Matos]] e o Edifício Militar. Atualmente é local de residência do ilustre Sérgio Portela Vieira, importante numismata e filatelista ibérico-europeu.


== Eventos ==
== Eventos ==

Revisão das 18h18min de 27 de outubro de 2015

Vista sobre o Bairro Norton de Matos

O Bairro Norton de Matos ou Bairro do Calhabé é um bairro localizado na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra.

História

Este bairro foi mandado construir pelo Primeiro Ministro António de Oliveira Salazar para alojar as pessoas que moravam na Alta de Coimbra junto à Universidade, devido à expansão da mesma.[1]

Quem morava nessa zona, iria para o Bairro Norton de Matos, para uma casa com o mesmo número de quartos como a que morava na Alta de Coimbra, isto é, quem tinha uma casa com dois quartos iria para uma casa com dois quartos, quem tinha uma com três, iria para uma com três quartos, e assim sucessivamente.

No bairro localiza-se o Centro Norton de Matos e o Edifício Militar. Atualmente é local de residência do ilustre Sérgio Portela Vieira, importante numismata e filatelista ibérico-europeu.

Eventos

Vários patrocinadores promovem, durante os verões, o programa Noites de Verão. Este inclui, normalmente, participações musicais, mas também de mágicos ilusionistas e dançarinos. Este programa já contou, igualmente, com actuações de grupos estrangeiros, como por exemplo da República Checa.

O Centro Norton de Matos dispõe de um leque de actividades muito variado. Neste se inserem, entre outros, a Academia de Música, actividades de Dança Jazz e uma secção de Futsal.

Ver também

Referências

  1. «EB 1 Bairro Norton de Matos - [Sobre o] Bairro Norton de Matos». Eb1-coimbra-n16-norton-matos.rcts.pt. Consultado em 24 de Fevereiro de 2012 

Ligações externas


AltaAlto de São JoãoArregaçaBaixaNorton de MatosCarvalhaisCalhabéSão JoséLomba da ArregaçaCruz de CelasConchadaMonte FormosoOlivaisNossa Senhora de FátimaPortela do MondegoLôgo de DeusSolumTovimBrincaBoavistaPortela da CobiçaVale das FloresIngoteLoretoRosaPinhal de MarrocosSanta JustaRelvinha

PedrulhaGuarda InglesaFonte da CheiraVila FrancaSão SebastiãoQuinta da CheiraChão do BispoTenxoalCasal da EiraVale das FigueirasArco PintadoCoselhasCorrenteLapas da CorrenteQuinta GrandeLordemãoLapas de LordemãoSão RomãoNogueirasAreeiroMainçaSete FontesS. BartolomeuSanta CruzSé NovaAlmedina