As Flores do Mal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leon saudanha (discussão | contribs)
Correção
→‎Ligações externas: "Aku no Hana" ( mão existia mangás em 1860)
Linha 19: Linha 19:
* [http://www.charlesbaudelaire.org Association Charles Baudelaire] - Associação Charles Baudelaire
* [http://www.charlesbaudelaire.org Association Charles Baudelaire] - Associação Charles Baudelaire
* [http://libraries.theeuropeanlibrary.org/France/treasures_en.xml Corrected page proofs of 'Les Fleurs du mal'] Tesouro da Biblioteca Nacional de França, através de [[The European Library]]
* [http://libraries.theeuropeanlibrary.org/France/treasures_en.xml Corrected page proofs of 'Les Fleurs du mal'] Tesouro da Biblioteca Nacional de França, através de [[The European Library]]
* [http://en.wikipedia.org/wiki/The_Flowers_of_Evil_(manga)] - Aku no Hana (Manga) English Wikipédia
{{Título em itálico}}
{{Título em itálico}}
{{esboço-literatura}}
{{esboço-literatura}}

Revisão das 18h45min de 2 de novembro de 2015

 Nota: Se procura por outras acepções, veja Les Fleurs du mal (desambiguação).
Primeira edição de Les fleurs du mal com anotações do autor
Spleen et Idéal, 1907, por Carlos Schwabe

As Flores do Mal (título original em francês: Les Fleurs du mal) é um livro escrito pelo poeta francês Charles Baudelaire, considerado um marco da poesia moderna e simbolista. As Flores do Mal reúnem, de modo exemplar, uma série de motivos da obra do poeta: a queda; a expulsão do paraíso; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio. Pelas palavras de Paul Valéry: «As Flores do Mal não contêm poemas nem lendas nem nada que tenha que ver com uma forma narrativa. Não há nelas nenhum discurso filosófico. A política está ausente por completo. As descrições, escassas, são sempre densas de significado. Mas no livro tudo é fascinação, música, sensualidade abstracta e poderosa.» «Neste livro atroz, pus todo o meu pensamento, todo o meu coração, toda a minha religião (travestida), todo o meu ódio.», escreveu Baudelaire sobre este livro numa carta.

Em 1857, no dia 25 de Junho, são publicadas As Flores do Mal. O livro foi logo violentamente atacado pelo Le Figaro e recolhido poucos dias depois sob acusação de insulto aos bons costumes. Baudelaire foi condenado a uma multa de 300 francos (reduzida depois para 50) e o editor a uma multa de 100 francos e, mais grave, seis poemas tiveram de ser suprimidos da publicação, condição sem a qual a obra não poderia voltar a circular. Em 1860 sai a segunda edição de As Flores do Mal. Foi organizada em cinco secções segregadas tematicamente:

  • Spleen et Idéal (Tédio e Ideal)
  • Tableux parisien (Quadros Parisienses)
  • Le Vin (O Vinho)
  • Les Fleurs du Mal (As Flores do Mal)
  • Révolte (Revolta)
  • La Mort (A Morte)

Observação: A obra "As Flores do Mal" foi dividida em seis grupos de poemas, depois foi adicionado mais um grupo de poemas. Esses seis grupos de poemas irão ser chamados de ciclos. O conhecimento dessa informação é importante, pois é no grupo dos "Quadros Parasienses" que Baudelaire vai tratar da cidade e das multidões. O grupo acrescentado foi: Tableux parisien (Quadros Parisienses).

Ligações externas

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com As Flores do Mal
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre As Flores do Mal