Saltar para o conteúdo

João Roberto Marinho: diferenças entre revisões

3 988 bytes adicionados ,  12h03min de 17 de novembro de 2015
Repondo conteúdo e acrescentando referências.
(com fonte e relacionado ao executivo. o resto vai para a página da Globo)
(Repondo conteúdo e acrescentando referências.)
Atualmente João Roberto é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, presidente do Conselho Editorial e do Comitê Institucional do Grupo Globo e vice-presidente da [[Associação Nacional de Jornais]].<ref name=BiolionáriosdoBrasil>{{citar web |url=http://www.bilionariosdobrasil.com.br/joao-roberto-marinho-e-quem-manda-na-globo/|título=João Roberto Marinho é quem manda na Globo|acessodata=15 de Maio de 2015 |data=17/02/2015 |publicado=Bilionários do Brasil }}</ref><ref name=OGlobo>{{citar web |url=http://memoria.oglobo.globo.com/perfis-e-depoimentos/joatildeo-roberto-marinho-9257568|título=João Roberto Marinho|acessodata=15 de Maio de 2015 |data |publicado=O Globo }}</ref>
 
João Roberto é casado com Gisela Marinho e pai de 3 filhos.<ref name=OGlobo>{{citar web |url=http://memoria.oglobo.globo.com/perfis-e-depoimentos/joatildeo-roberto-marinho-9257568|título=João Roberto Marinho|acessodata=15 de Maio de 2015 |data |publicado=O Globo }}</ref><ref name=Quem>{{citar web|url=http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2012/11/familiares-prestigiam-o-lancamento-de-livro-em-memoria-irineu-marinho.html|título=Familiares prestigiam o lançamento de livro em memória a Irineu Marinho|acessodata=17 de Novembro de 2015 |data=29/11/2012 |publicado=Quem }}</ref>
João Roberto é casado com Gisela Marinho e pai de 3 filhos.{{carece de fontes}}
 
== Hipismo ==
<ref name=FolhadeSãoPaulo>{{citar web |url=http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1505767-organizacoes-globo-mudam-nome-para-grupo-globo.shtml|título=Organizações Globo mudam de nome para Grupo Globo|acessodata=14 de Maio de 2015 |data=25/08/2014 |publicado=Folha de S.Paulo}}</ref><ref name=Arturoilha>{{citar web |url=http://arturoilha.com.br/organizacoes-globo-saiba-quais-empresas-do-grupo-globo/|título=Organizações Globo saiba quais empresas do Grupo Globo|acessodata=15 de Maio de 2015|autor=Arthur William |data=20/12/2014|publicado=Arturoilha}}</ref>
 
== Controvérsias ==
Historicamente vinculadas ao [[Regime militar no Brasil (1964-1985)|regime militar brasileiro]] e posteriormente ao poderoso político [[Bahia|baiano]] [[Antônio Carlos Magalhães]] (ACM), um dos próceres da [[Ditadura militar|ditadura]],<ref>{{citar web|url=http://super.abril.com.br/cultura/voz-brasil-445717.shtml|título=A voz do Brasil|autor=[[Leandro Narloch]]|editor=[[Superinteressante]]|língua=português|data=junho de 2005|acessodata=10-11-2013|citação=Um estudo da pesquisadora Susy dos Santos, da Universidade Federal da Bahia, mostrou que pelo menos 40 afiliadas da Globo pertencem a políticos locais, todos ex-aliados dos militares. Os Magalhães, na Bahia, os Sarney, no Maranhão, os Collor, em Alagoas. O clima de paz e amor com o governo era tanto que, em 1972, o presidente Médici chegou a dizer: “Fico feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque, no noticiário da Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz”.}}</ref> em meados dos anos 1990 o [[Grupo Globo]] começou um processo gradual de afastamento do seu passado sob o comando dos três filhos de [[Roberto Marinho]].<ref name="Bloomberg">{{citar web|url=http://www.bloomberg.com/news/2012-11-13/brazil-families-richer-than-batista-with-soaps-and-cement.html|título=Brazil Families Richer Than Batista With Soaps and Cement|editor=[[Bloomberg]]|autor=Alex Cuadros|língua=inglês|data=13-11-2012|acessodata=10-02-2013}}</ref><ref name="ISTOE">{{citar web|url=http://www.istoe.com.br/reportagens/34034_A+NOVA+ORDEM|título=A nova ordem - Globo e FHC se afastam de ACM e esvaziam senador baiano, que ameaça criar a CPI das Teles|língua=português|autores=Andrei Meireles, Isabela Abdala e Sônia Filgueiras|editor=[[ISTOÉ]]|data=22-03-2000|acessodata=10-02-2013}}</ref> Isto tornou-se evidente em março de 2000, quando denúncias de [[corrupção]] contra ACM foram veiculadas em [[horário nobre]] e rede nacional pela [[TV Globo]]. A iniciativa pegou de surpresa e enfureceu o político - ele mesmo proprietário de uma retransmissora da [[Rede Globo]] em [[Salvador (Bahia)|Salvador]], a [[TV Bahia]]. ACM enviou um [[fax]] de protesto aos Marinho, e João Roberto declarou que considerava a reclamação "natural" e que o relacionamento com o [[Senado Federal do Brasil|senador]] continuava "ótimo".<ref name="ISTOE"/>
Críticas de Nicéia Pittam foram veiculadas em horário nobre pela TV Globo, em 2000 e a iniciativa foi criticada através de um fax por Antônio Carlos Magalhães. Em resposta, João Roberto declarou que "não estão dispostos a abrir mão da independência do jornalismo para atender às conveniências do senador" e que o relacionamento com o senador continuava "ótimo".<ref>{{citar web|url=http://diariodocentrodomundo.com.br/o-triunfo-de-alberto-dines/|título=O triunfo de Alberto Dines|autor=Paulo Nogueira|editor=[[Diário do Centro do Mundo]]|língua=português|data=12-08-2012|acessodata=10-02-2013}}</ref> {{carece de fontes}}
 
O jornalista [[Paulo Nogueira]], ex-diretor da [[Editora Globo]], recorda que em certa ocasião propôs uma pauta a ser publicada pela revista [[Época (revista)|Época]] (do Grupo Globo), sobre denúncias na [[internet]] contra a [[grande mídia]] brasileira, apontada como um seleto clube fechado (a "Hípica") cujos membros odiavam-se, mas não se criticavam. João Roberto teria determinado que a matéria não fosse feita. Nogueira acusa ainda João Roberto de o ter proibido de defender-se contra uma "agressão desonesta" promovida por [[Diogo Mainardi]], um dos expoentes do pensamento [[Neoconservadorismo|neoconservador]] brasileiro.<ref>{{citar web|url=http://diariodocentrodomundo.com.br/o-triunfo-de-alberto-dines/|título=O triunfo de Alberto Dines|autor=Paulo Nogueira|editor=[[Diário do Centro do Mundo]]|língua=português|data=12-08-2012|acessodata=10-02-2013}}</ref>
 
Em julho de 2008, durante o ''IV Congresso Brasileiro de Publicidade'', João Roberto criticou o [[Estado brasileiro]] por colocar-se como "tutor da população" na imposição da classificação dos programas televisivos por faixa etária. "''O cidadão brasileiro é adulto. Ele não pode ser tratado como subalterno, ou seja, ele tem direitos de escolha e sabe fazê-las''", declarou. Mas esclareceu que o "desapreço à [[liberdade de expressão]]" atingia apenas a área de [[entretenimento]], e que o jornalismo praticado pelo Grupo Globo não sofria qualquer tipo de [[censura]] por parte do governo federal<ref>{{citar web|url=http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2008/07/0019?data=2008/07|título=Sem papas na língua (João Roberto Marinho)|autor=Gisele Centenaro|editor=Portal da Propaganda|língua=português|data=15-07-2008|acessodata=10-02-2013}}</ref>.
 
{{referências|Referências|2|2}}
27 188

edições