Diferenças entre edições de "Poder"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
92 bytes adicionados ,  14h31min de 26 de novembro de 2015
sem resumo de edição
{{Wikificação|data=abril de 2015}}
{{Sem-fontes|data=junho de 2010}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|outros artigos relacionados com '''poder'''|Poder (desambiguação)}}
'''Poder''' (do [[latim]] ''potere'') é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a [[autoridade]], a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer.
O poder pode ser habilitador ou desabilitador. Pesquisas mostram que pessoas estão mais propensas a ter uma influência duradoura sobre outras quando elas adotam um comportamento dominante que reflita habilidade social, em vez de intimidação. As pessoas que se comunicam através de auto-confiança tendem a ser bem-sucedidas em alcançar seus objetivos e manter um bom relacionamento. O poder pode ser incapacitante, quando se leva a padrões destrutivos de comunicação. Isso pode levar a uma situação em que a pessoa com menos poder muitas vezes hesita em comunicar possíveis insatisfações, assumindo uma postura defensiva. Este efeito tem consequências negativas para a satisfação relacional.
===Poder como uma Prerrogativa===
O princípio da prerrogativa afirma que o indivíduo com mais poder pode fazer e quebrar as regras. Pessoas poderosas podem violar as normas, quebrar as regras relacionais e gerenciar as interações sem tantas consequências quanto as pessoas de menor poder. Estas ações podem reforçar o poder de dependência da pessoa com mais poder. Além disso, essa possui a prerrogativa de gerenciar as interações verbais e não-verbais. Elas podem iniciar conversas, mudar temas, interromper os outros, iniciar toque, e as discussões finais com mais facilidade do que as pessoas com menos poder.<ref>Guerrero, Laura K., and Peter A. Andersen. Close encounters: Communication in Relationships. 3rd ed. Thousand Oaks, Calif.: SAGE, 2011. Print. p.267-261</ref>
 
==Táticas de Poder==

Menu de navegação