Diverticulose: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Linha 4: Linha 4:


==Definição==
==Definição==
O [[divertículo]] é uma [[hernia|herniação]] ou projeção saculiforme da [[mucosa]] através da massa muscular, geralmente do [[cólon]]. A protrusão ocorre freqüentemente no ponto em que a [[artéria]] nutriente atravessa a massa muscular, interrompendo a integridade da parede do cólon.
O [[divertículo]] é uma [[hernia|herniação]] ou projeção saculiforme da [[mucosa]] através da massa muscular, geralmente do [[cólon]]. A protrusão ocorre frequentemente no ponto em que a [[artéria]] nutriente atravessa a massa muscular, interrompendo a integridade da parede do cólon.


A diverticulose afeta principalmente o cólon sigmóide, e isso pode ser devido a uma maior necessidade de intensas contrações musculares pelo cólon sigmóide. Assim, contrações de maior amplitude, combinadas com a presença de [[fezes]] constipadas, resultam no aparecimento destes divertículos.
A diverticulose afeta principalmente o cólon sigmoide, e isso pode ser devido a uma maior necessidade de intensas contrações musculares pelo cólon sigmoide. Assim, contrações de maior amplitude, combinadas com a presença de [[fezes]] constipadas, resultam no aparecimento destes divertículos.


==Epidemiologia==
==Epidemiologia==

Revisão das 10h21min de 27 de novembro de 2015

A diverticulose vista através de Endoscopia

Diverticulose (ou doença diverticular) é uma doença estrutural da parede intestinal que pode ter como consequência uma inflamação local (diverticulite).

Definição

O divertículo é uma herniação ou projeção saculiforme da mucosa através da massa muscular, geralmente do cólon. A protrusão ocorre frequentemente no ponto em que a artéria nutriente atravessa a massa muscular, interrompendo a integridade da parede do cólon.

A diverticulose afeta principalmente o cólon sigmoide, e isso pode ser devido a uma maior necessidade de intensas contrações musculares pelo cólon sigmoide. Assim, contrações de maior amplitude, combinadas com a presença de fezes constipadas, resultam no aparecimento destes divertículos.

Epidemiologia

A diverticulose afeta quase metade dos indivíduos com mais de sessenta anos, não tendo distinção entre pacientes do sexo feminino e masculino. No entanto, os homens são acometidos relativamente mais cedo do que as mulheres.

Clínica

Apenas 20% dos pacientes apresentarão algum tipo de complicação da diverticulose, com uma diverticulite, por exemplo.

Tratamento

A diverticulose assintomática pode, primeiramente, ser tratada através da modificação da dieta ou com a complementação de produtos contendo fibras, Psyllium, por exemplo. Já a diverticulose sintomática requer o uso de antibiótico e repouso. A intervenção cirúrgica se faz necessária em pacientes que apresentarem pelo menos dois episódios confirmados de diverticulite ou que não melhoraram com o tratamento clínico.