12 Monkeys: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de Julio Zaid (especulação com fontes, só isso), com Reversão e avisos.
Alch Bot (discussão | contribs)
m Robô: Alteração da categoria redireccionada Filmes ambientados na Filadélfia para Filmes ambientados em Filadélfia (Pensilvânia)
Linha 90: Linha 90:
[[Categoria:Filmes ambientados na década de 2030]]
[[Categoria:Filmes ambientados na década de 2030]]
[[Categoria:Filmes ambientados em Baltimore]]
[[Categoria:Filmes ambientados em Baltimore]]
[[Categoria:Filmes ambientados na Filadélfia]]
[[Categoria:Filmes ambientados em Filadélfia (Pensilvânia)]]
[[Categoria:Filmes gravados na Pensilvânia]]
[[Categoria:Filmes gravados na Pensilvânia]]
[[Categoria:Filmes de Terry Gilliam]]
[[Categoria:Filmes de Terry Gilliam]]

Revisão das 04h32min de 1 de dezembro de 2015

Twelve Monkeys
Doze Macacos (PRT)
Os Doze Macacos (BRA)
Twelve Monkeys.jpg
 Estados Unidos
1996 •  cor •  129 min 
Género ficção científica
Direção Terry Gilliam
Produção Charles Roven
Roteiro Chris Marker
David Webb Peoples
Elenco Bruce Willis
Madeleine Stowe
Brad Pitt
Música Paul Buckmaster
Edição Mick Audsley
Lançamento 5 de janeiro de 1996
Idioma inglês
Receita US$ 168 839 459[1]

Twelve Monkeys (Brasil: Os Doze Macacos / Portugal: Doze Macacos) é um filme americano de ficção científica de 1996, escrito por David e Janet Peoples e dirigido por Terry Gilliam. O filme trata com viagens no tempo e memória, e foi inspirado pelo curta-metragem francês La Jetée. Os atores principais do filme são Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt.

Enredo

Predefinição:Enredo Um vírus mortal apaga quase toda a humanidade em 1996, forçando os sobreviventes restantes a viver no subsolo. Em 2027, James Cole (Willis) é um prisioneiro que vive em um abrigo subterrâneo sob as ruas de Filadélfia. Cole é selecionado para uma missão, onde ele é treinado e enviado de volta no tempo para recolher informações sobre o vírus, a fim de ajudar os cientistas a desenvolver uma cura. Enquanto isso, Cole é atormentado por sonhos recorrentes que envolvem uma perseguição a pé, terminando com ele levando um tiro no aeroporto.

Cole chega em Baltimore em 1990, não 1996, como planejado. Ele é preso, em seguida, internado em uma instituição mental sobre o diagnóstico da Drª. Kathryn Railly (Stowe). Lá ele encontra Jeffrey Goines (Pitt), um doente mental com vista fanática. Depois de uma tentativa de fuga, Cole está trancado em uma cela, mas logo desaparece, retornando para o futuro. De volta ao seu próprio tempo, Cole é entrevistado pelos cientistas, que jogam uma mensagem de voz distorcida que revela a localização do Exército dos Doze Macacos e afirma a sua associação com o vírus. Também é mostrado para ele fotos de várias pessoas suspeitas de estarem envolvidas, incluindo Goines.

Em 1996, Railly dá uma palestra sobre o Complexo de Cassandra a um grupo de cientistas. No momento da assinatura do livro de pós-palestra, o Drº. Peters (Morse) questiona a sustentabilidade a ela sobre a humanidade na Terra e assinala que a destruição gradual do ambiente da humanidade pode ser a verdadeira loucura. Cole chega ao local depois de ver folhetos, e quando Railly se afasta, ele sequestra-la e força-a a levá-lo para a Filadélfia. Eles descobrem que Goines é o fundador do Exército dos Doze Macacos, e partiu em busca dele. Quando eles confrontá-lo, no entanto, Goines nega qualquer envolvimento com o vírus e diz que aniquilar a humanidade foi idéia de Cole no asilo em 1990. Cole se convence de que ele é insano, mas Railly confronta-o com a evidência de sua viagem no tempo. Eles decidem gastar seu tempo restante juntos antes do aparecimento da praga em Florida Keys.

No caminho para o aeroporto, eles descobrem que o Exército dos Doze Macacos não era a fonte da epidemia; o grande ato do grupo de protesto está lançando animais de um zoológico e colocando o premiado virologista com o Nobel e pai Goines (Plummer), em uma gaiola animal.

No aeroporto, Cole deixa uma última mensagem dizendo aos cientistas que seguindo o Exército dos Doze Macacos eles estão no caminho errado, e que ele não vai voltar. Ele é logo confrontado por Jose (Seda), um conhecido de seu próprio tempo, que dá Cole um revólver e instrui-lo a seguir as ordens. Ao mesmo tempo, Railly viu o Drº. Peters, e reconhece-lo a partir de uma fotografia de jornal como assistente no laboratório de virologia do pai de Goines . Peters está prestes a embarcar em uma turnê de várias cidades que coincide com os locais e sequência dos surtos virais.

Cole força seu caminho através de um posto de segurança em busca de Peters. Depois de desenhar a arma que lhe foi dado, Cole é morto a tiros pela polícia. Quando Cole se estabelece morrendo nos braços de Railly, ela faz contato visual com um menino pequeno; o jovem James Cole testemunhando a cena de sua própria morte, que vai reproduzir em seus sonhos para os próximos anos. Peters, a bordo do avião com o vírus, senta-se ao lado de Jones (Florença), um dos cientistas do futuro. Ela desenha Peters em uma discussão sobre a loucura e a vinda extinção da humanidade. Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Prêmios e nomeações

ASCAP Award

  • Vencedor de maior bilheteira

Óscar

  • Nomeado a melhor ator coadjuvante (Brad Pitt)
  • Nomeado a melhor design de roupas (Julie Weiss)

Golden Globe Awards

  • Vencedor de melhor performance de um ator coadjuvante (Brad Pitt)

Elenco

Recepção

12 Monkeys teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. No Metacritic alcançou uma pontuação de 74/100.[2] Com classificação de 88% em base de 58 revisões, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "A trama é um pouco de uma confusão, mas excelentes performances e reviravoltas alucinantes fazem de 12 Monkeys uma experiência eficazmente excêntrica".[3]

Referências

  1. «12 Mokeys». Box Office Mojo (em inglês). IMDb. Consultado em 8 de setembro de 2015 
  2. «Twelve Monkeys». Metacritic (em inglês). CBS Interactive. Consultado em 8 de setembro de 2015 
  3. «12 Monkeys» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 3 de março de 2014 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.