Diferenças entre edições de "Ultrassom"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
12 bytes removidos ,  01h23min de 15 de dezembro de 2015
m
Wikipédia não é fonte confiável; ajuste(s) utilizando AWB
(Um otário escreveu "veados filhos da puta" no lugar da palavra "campos")
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Possível resumo indevido
m (Wikipédia não é fonte confiável; ajuste(s) utilizando AWB)
{{mais notas|data=maio de 2013}}
[[File:Ultrasound range diagram.svg|thumb|425px|right|Níveis de frequências e suas aplicações]]
'''Ultrassom''' é um som a uma [[frequência]] superior àquela que o [[ouvido]] do [[Homo sapiens|ser humano]] pode perceber, aproximadamente 20.000 [[Hertz|Hz]]. Dispositivos ultrassônicos operam de 20  kHz até vários gigahertz.
 
O ultrassom é usado em diversos campos.Dispositivos ultrassônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. [[Ultrassonografia]] é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. Em testes não destrutíveis, o ultrassom é usado para detectar falhas em produtos e estruturas. Industrialmente, o ultrassom é usado para limpar, misturar e acelerar processos químicos.
 
Um [[som]] é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no [[ar]]. O ser humano normal médio consegue distinguir, ou ouvir, sons na faixa de frequência que se estende de 20Hz20 Hz a 20.000Hz000 Hz aproximadamente. Acima deste intervalo, os sinais são conhecidos como ''ultrassons'' e abaixo dele, [[Infrassom|infrassons]].
 
==Percepção em Homens e Animais==
 
===Homens===
O limite superior de frequência que o ouvido humano consegue perceber é de aproximadamente 20  kHz. A audição ultrassônica pode ocorrer se o som é direcionado diretamente para o crânio humano e atinge a cóclea através da condução óssea, sem passar através da orelha média.
Crianças podem escutar sons em frequências maiores que os adultos porque a percepção de sons a frequências maiores tende a decrescer com a idade.
 
===Animais===
[[File:Big-eared-townsend-fledermaus.jpg|thumb|Morcegos usam ultrassom para se localizar no escuro.]]
Morcegos utilizam uma faixa de ultrassom para detectar presas. Eles podem detectar frequências entre 100  kHz até, possivelmente, 200  kHz.
Muitos insetos têm uma boa audição ultrassônica e a maior parte deles têm hábitos noturnos e utilizam a técnica da ecolocalização dos morcegos. Entre esses insetos estão incluídos grupos de mariposas, besouros e louva-deus.<ref>http://en.wikipedia.org/wiki/Ultrasound#cite_note-11</ref>
 
== Emissão ==
 
===Solda Ultrassônica===
Para se unir plásticos, é usado uma frequência de 15 &nbsp;kHz a 40 &nbsp;kHz, com baixa amplitude de vibração, capaz de criar fricção entre os materiais a serem unidos.
Geralmente a unidade de Solda por Ultrassom é composta por dois componentes básicos, o primeiro é a fonte de energia que transforma a frequência da energia recebida de 60 &nbsp;Hz para geralmente 20 &nbsp;kHz. O segundo é o conversor responsável por converter a energia elétrica em movimento mecânico e aplicá-lo na peça a ser soldada através do sonotrodo, o qual é desenhado para a peça a ser soldada.<ref>http://www.caseplasticos.com.br/soldagem-por-ultra-som.html</ref>
 
== Usos na medicina ==
 
{{Referências}}
 
 
{{esboço-física}}

Menu de navegação