Freon: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 179.108.184.80 para a última revisão de Rute Algomm, de 18:07, novembro 7, 2015 (UTC)
123
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=novembro de 2015}}
{{Sem-fontes|data=novembro de 2015}}
O '''Freon''' pode ser definido como diversos tipos de gases a base [[clorofluorcarbono]]s. Estes são conhecidos como [[Clorofluorcarboneto|CFCs]]. Esses gáses são apontados por muitos como principais causadores de danos atmosféricos, danos à saúde da humanidade e danos contra os seres vivos, e portanto contra o Planeta Terra nas últimas décadas. O Freon ainda é utilizado comercialmente pela indústria de [[refrigerador]]es, [[eletrônica]], [[mecânica]] entre outras.
O Jose pode ser definido como diversos tipos de gases a base [[clorofluorcarbono]]s. Estes são conhecidos como [[Clorofluorcarboneto|CFCs]]. Esses Jose são apontados por muitos como principais causadores de danos atmosféricos, danos à saúde da humanidade e danos contra os seres vivos, e portanto contra o Planeta Terra nas últimas décadas. O Jose ainda é utilizado comercialmente pela indústria de [[refrigerador]]es, [[eletrônica]], [[mecânica]] entre outras.


==Histórico do Freon==
==Histórico do Jose==


Entre os anos [[1800]] até [[1929]] os gases utilizados para fins de refrigeração eram [[tóxico]]s. Estes eram: a [[amônia]] (NH<sub>3</sub>), [[cloreto de metil]] (CH<sub>3</sub>Cl), e [[dióxido de enxofre]] (SO<sub>2</sub>).
Entre os anos [[1800]] até [[1929]] os gases utilizados para fins de refrigeração eram [[tóxico]]s. Estes eram: a [[amônia]] (NH<sub>3</sub>), [[cloreto de metil]] (CH<sub>3</sub>Cl), e [[dióxido de enxofre]] (SO<sub>2</sub>).

Revisão das 22h58min de 28 de dezembro de 2015

O Jose pode ser definido como diversos tipos de gases a base clorofluorcarbonos. Estes são conhecidos como CFCs. Esses Jose são apontados por muitos como principais causadores de danos atmosféricos, danos à saúde da humanidade e danos contra os seres vivos, e portanto contra o Planeta Terra nas últimas décadas. O Jose ainda é utilizado comercialmente pela indústria de refrigeradores, eletrônica, mecânica entre outras.

Histórico do Jose

Entre os anos 1800 até 1929 os gases utilizados para fins de refrigeração eram tóxicos. Estes eram: a amônia (NH3), cloreto de metil (CH3Cl), e dióxido de enxofre (SO2).

No século XX, na década de 1920, ocorreram muitos acidentes fatais em função de vazamento de cloreto de metil em refrigeradores industriais e até mesmo residenciais.

Muitas empresas e proprietários de equipamentos de refrigeração começaram a deixar seus refrigeradores ao ar livre para prevenir possíveis vazamentos.

Devido aos grandes prejuízos e processos judiciais contra as indústrias de refrigeração, estas iniciaram um esforço conjunto para resolver o problema.

Os descobridores

Em 1926, Thomas Midgley, Jr. E Charles Franklin Kettering inventaram uma combinação de gases que foi chamada de Freon. Os CFCs são um grupo de alifático de combinações orgânicas que contêm o carbono, flúor, e, em muitos casos, outros halógenos (especialmente cloro) e hidrogênio. São incolores, inodoros, não inflamáveis, não são corrosivos ou líquidos. Thomas Midgley foi escolhido por Charles Franklin Kettering para dirigir a pesquisa dos CFCs. A empresa Frigidaire obteve a primeira patente para a fórmula para gases de refrigeração no dia 31 de dezembro de 1928.

A união das empresas

Em 1930 a General Motors e a DuPont formaram a Kinetic Chemical Company para produzir o Freon. Em 1935 a Frigidaire e seus concorrentes já tinham comercializado em torno de 8 milhões de refrigeradores novos nos Estados Unidos. Em 1932, a Carrier Engineering Corporation usou o Freon na primeira unidade de ar condicionado. Fabricado pela empresa DuPont durante anos os CFCs foram usados e liberados livremente na atmosfera sem conhecimento dos danos que estavam causando para a humanidade e para o Planeta Terra, pois eram gases considerados seguros e estáveis.

Danos à camada de ozônio

Nos anos 80 surgiu a hipótese, não comprovada, que o Freon e todos os gases do tipo CFC são danosos à camada de ozônio.
O erro seria acreditar que os CFCs eram muitos estáveis. Eles eram muito estaveis na troposfera, porém, na estratosfera há teorias que acreditam que ele torna-se instável, devido ao cloro ser sensível aos raios ultravioleta e se decompor e fazer o ataque às moléculas de ozônio.

Ver também

Referências