Optimates: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Bot: Adicionando: fr:Optimates
FlaBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: da:Optimater
Linha 28: Linha 28:


[[ca:Optimates]]
[[ca:Optimates]]
[[da:Optimater]]
[[de:Optimaten]]
[[de:Optimaten]]
[[en:Optimates]]
[[en:Optimates]]

Revisão das 02h06min de 1 de janeiro de 2007

Os Optimates foram uma facção conservadora de senadores romanos, muito influente na época tardia da República Romana. Os seus principais objectivos eram a limitação das assembleias populares romanas e o regresso ao poder incontestado do senado romano. Todas as suas políticas visavam impedir a mudança das instituições governamentais, a perda das tradições que regiam o mos maiorum e a ascensão ao poder de homens novos, isto é, políticos oriundos de famílias fora dos círculos tradicionais.Curiosamente, dois dos principais líderes da facção, Cícero e Pompeu, eram homens novos.

Os Optimates eram fundamentalmente contra a cedência da cidadania romana às populações das recém adquiridas províncias romanas, incluindo os povos que habitavam a própria Itália, como os Samnitas por exemplo.

A causa conservadora atingiu o pico durante o período da ditadura de Lucius Cornelius Sulla (81 a.C.-79 a.C.), que retirou todos os poderes legislativos às assembleias populares e solidificou o poder senatorial.

No período tardio da República, os Optimates encontraram um inimigo em Júlio César que temiam pela sua popularidade junto das massas, capacidade de liderança e iniciativa de mudança. Os receios aumentaram à medida que o sucesso das guerras da Gália se tornou evidente. A facção conservadora acabou por impedir César de se candidatar a um segundo consulado, o que precipitou a guerra civil contra César que poria fim à actividade política da facção.

Alguns Optimates

(Por ordem alfabética)

Ver também