Ciriguela: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Novas definições
Linha 23: Linha 23:
[[File:Seriguela (vista da árvore).jpg|thumb|left|200px|Vista de um pé de ceriguela no município de [[Cascavel (Ceará)|Cascavel]], no estado do [[Ceará]], no [[Brasil]]]]
[[File:Seriguela (vista da árvore).jpg|thumb|left|200px|Vista de um pé de ceriguela no município de [[Cascavel (Ceará)|Cascavel]], no estado do [[Ceará]], no [[Brasil]]]]


'''Seriguela'''<ref name="academia.org.br">[http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa]. [[Academia Brasileira de Letras]]. Visualizado em: 10 de Fevereiro de 2014.</ref>, '''ceriguela'''<ref name="academia.org.br"/> ou '''ciruela'''<ref name="academia.org.br"/> ('''''Spondias purpurea''''') é o nome de uma [[árvore]] da família das [[anacardiaceae|anacardiácea]]s e também de seu [[fruto]]. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária da [[América Central]] e da [[América do Sul]], é bastante comum na [[Região Nordeste do Brasil]].
'''Seriguela'''<ref name="academia.org.br">[http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa]. [[Academia Brasileira de Letras]]. Visualizado em: 10 de Fevereiro de 2014.</ref>, '''ceriguela'''<ref name="academia.org.br"/>, siriguela ou '''ciruela'''<ref name="academia.org.br"/>, nunca como seringuela ('''''Spondias purpurea''''') é o nome de uma [[árvore]] da família das [[anacardiaceae|anacardiácea]]s e também de seu [[fruto]]. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária da [[América Central]] e da [[América do Sul]], é bastante comum na [[Região Nordeste do Brasil]].


== Origens e ''Habitat''==
== Origens e ''Habitat''==

Revisão das 16h40min de 28 de janeiro de 2016

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSeriguela

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Anacardiaceae
Género: Spondias
Espécie: Spondias. purpurea
Nome binomial
Spondias purpurea
(L.)
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons


Ficheiro:Seriguela (vista da árvore).jpg
Vista de um pé de ceriguela no município de Cascavel, no estado do Ceará, no Brasil

Seriguela[1], ceriguela[1], siriguela ou ciruela[1], nunca como seringuela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil.

Origens e Habitat

A ciriguela encontra-se no sul do México, na América Central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1 200 metros de altitude. Ocorrem exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros de Goiás, do Tocantins, do Piauí, do Ceará, da Paraíba, do Maranhão, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, da Bahia, de São Paulo e do Espírito Santo, sendo utilizada no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal brasileiro. A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de seriguela do Brasil[2]. Essa planta é encontrada em todos os estados do Nordeste, foi mencionado alguns Estados, ela é encontrada em todos.

Cultivo

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.

A seriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de sete a doze centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.

Fruto

É uma drupa elipsoidal de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde natural até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. A seriguela possui, ainda, vitaminas A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.

Frutos de siriguela

Referências

  1. a b c Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras. Visualizado em: 10 de Fevereiro de 2014.
  2. Siriguela. Doce Mel Polpa de Fruta. Visualizado em: 10 de Fevereiro de 2014.