Rebelde Way (telenovela portuguesa): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 148: Linha 148:
*[[Marta Faial]] - Jamila
*[[Marta Faial]] - Jamila
*[[Mónica Cunha]] - Lúcia
*[[Mónica Cunha]] - Lúcia
*[[Nuno Guerreiro]] - Monteiro
*[[Nuno Guerreiro (ator)|Nuno Guerreiro]] - Monteiro
*[[Paula Santos]] - Julieta
*[[Paula Santos]] - Julieta
*[[Paula Só]] - Ângela
*[[Paula Só]] - Ângela

Revisão das 02h29min de 30 de janeiro de 2016

 Nota: Se procura a versão original argentina, veja Rebelde Way.
Rebelde Way
Informação geral
Formato Telenovela
Género Romance
Drama
Comédia
Musical
Duração 45 minutos
Criador(es) Cris Morena
Elenco Joana Anes
Nelson Antunes
Joana Alvarenga
Tiago Barroso
ver mais
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 251
Produção
Diretor(es) João Duque
Iva Areias
Atílio Riccó
Rodrigo Riccó
Telma Meira

Diretor de projeto:
Hugo de Sousa
Produtor(es) Teresa Amaral

Produtor musical:
Miguel Martins
Tema de abertura Rebelde Way - RBL
Tema de encerramento Amor Imortal - RBL
Exibição
Emissora original Portugal SIC
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 25 de agosto de 2008 - 16 de julho de 2009
Cronologia
Resistirei
Podia Acabar o Mundo
Programas relacionados Rebelde Way

Rebelde Way é uma série de televisão juvenil portuguesa da SIC, estreada a 25 de Agosto de 2008 e que teve o seu final a 16 de Julho de 2009. É a adaptação portuguesa da argentina de mesmo nome, criada por Cris Morena, autora de êxitos como Floribella e Chiquititas. Conta com a direcção de Atílio Riccó e supervisão de Teresa Guilherme e Bruna Ventura.

Sinopse

O Prestige International School é um colégio interno de alta classe onde os alunos recebem um elevado nível de educação e são preparados para um grande futuro. O colégio conta com um programa de bolsas de estudos para jovens de baixos recursos financeiros que possuem excelente nível académico. No entanto, poucos chegam a graduar-se, já que são perseguidos por uma sociedade secreta chamada Os Puros, cujo propósito é conservar a pureza da classe privilegiada.

Entre os alunos estão Mia, Manuel, Pedro e Lisa, quatro jovens que, apesar de suas grandes diferenças, descobrem algo que os unirá acima de tudo: o grande amor pela música, formando o grupo RBL. Mia é filha de um grande estilista e detesta o mau-gosto e que gosta de ajudar as bolseiras a ficaram "fashion". Manuel veio de Paris para vingar a morte do seu pai. No entanto, o seu mundo vai-lhe cair em cima quando descobrir que o assassino do seu pai é o progenitor da rapariga que ama, Mia Rossi. Pedro é filho do presidente da Câmara e, apesar de adorar a música, conta ocupar esse lugar mais tarde. Por fim, Lisa é filha de uma actriz famosa com a qual se zanga constantemente, devido ao sentimento de inferioridade. Apesar de todas as discussões, adora-a.

Estes quatro jovens e todos os seus companheiros, vivem no colégio e vão ter experiências incríveis. Rebelde Way é uma história de adolescentes que abrem os olhos para a realidade do mundo em um ambiente elitista, onde o poder e os bens materiais são sobrevalorizados. Eles vão lutar pelo direito de amar, romper as barreiras sociais e pelos ideais nos quais acreditam.

Final

Devido ao facto de a série só possuir, na sua versão portuguesa, uma temporada, o final foi alterado de modo a que os casais principais ficassem juntos. Deste modo, alguns episódios antes do final, Mia e Manuel recomeçam o seu namoro, interrompido a meio da série. Manuel preparava-se para partir para França com a sua antiga namorada, Natalie, que havia regressado uns dias antes, quando Mia ganha coragem para lhe confessar o seu amor. Estes recomeçam a namorar, actuando juntos logo de seguida no concerto de final de ano lectivo do Prestige International School. O casal enfrenta ainda alguns problemas devido ao medo de Mia em relação a fazer amor com Manuel, mas ambos se entendem, acabando esta por ter a sua 1ª vez numa praia.

Ainda relativamente à personagem de Mia, esta encontra a sua mãe, que supostamente havia falecido num acidente de viação. Maria volta a Portugal através da inciativa de Pipa e consequentemente, de Jaime, para falar com a filha e pedir-lhe perdão. Inicialmente Mia nega que tenha mãe, dizendo que esta faleceu quando era criança, mas acaba por a perdoar, pedindo tempo para se adaptar às mudanças.

Lisa e Pedro também ficam juntos. Apesar de todas as brigas e mágoas ao longo da série, o casal não resiste ao amor e recomeça a namorar no último episódio. Após o pai de Pedro ter sido baleado por um jardineiro que havia sido despedido, Lisa apoia o 'lobito' no hospital continuando, no entanto, a negar que sinta algo por ele. Contudo, mais tarde, Pedro vai ao encontro de Lisa numa falésia, perto do local do festival de bandas, e pergunta-lhe a verdadeira razão de o ter apoiado num momento tão difícil como aquele. Lisa mente, dizendo apenas que foi por amizade, mas Pedro não acredita. Os dois acabam por se beijar, fazendo amor ali mesmo.

A antiga ceita do colégio, Os Puros perde dois dos seus principais membros, Sofia e Rodrigo. Este é morto quando uma bomba criada por Sofia explode no colégio. Esta tinha como objectivo matar a nova directora do Prestige, que não agradava a Sofia devido ao facto de esta querer que fosse a sua mãe a ocupar o lugar. Devido a este acontecimento, Sofia é presa. Relativamente a Álvaro, este é internado numa instituição psiquiátrica, após trancar a ex-namorada de Rodrigo numa sala de aula. Acaba no entanto por se declarar a Julieta, com quem começa a namorar.

Moura desiste de Mia, não a atacando após esta tirar fotos compremetedoras com o professor, ao contrário do que acontece nas outras versões. Este confessa a Elsa que é seu irmão e que foi adoptado pelos Bragança quando era criança, tendo-a inscrito mais tarde no Prestige, para que esta pudesse ter uma boa educação. Inicialmente, Elsa não quer acreditar, rejeitando-o. No entanto, acaba por o aceitar, mantendo sempre uma ligeira distância.

A série termina com os RBL a ganharem o festival de bandas, após cantarem "Assim Completamente". Estes sobem ao palco para agradecer perante todos os seus amigos, familiares e colegas de elenco. Cantam depois "Este Amor" com todos os actores em palco, não conseguindo conter as lágrimas e chorando, após um ano de muitas emoções.

Elenco

Os Rebeldes
Pais, amigos e professores
Participações especiais (em ordem alfabética)

Personagens

  • Mia Rossi (interpretada por Joana Anes) - Filha de Afonso Rossi, conhecido empresário da área da moda, Mia cresceu sem mãe, supostamente falecida num acidente de viação. Rica e mimada, Mia é a rapariga mais popular do colégio, adorando preocupar-se com a sua imagem. Fútil, adora cosméticos e roupas, estando sempre atenta às últimas tendências. Tem um pequeno relacionamento com Salvador que acaba pouco tempo depois, pois, descobre que este namora com Lisa ao mesmo tempo que namora consigo. As suas melhores amigas são Kika e Vicky, que lhe fazem todas as vontades. Apaixona-se por Manuel, aluno bolseiro proveniente de França. Ao descobrir que Kika está apaixonada por ele, coloca-se de lado, criando uma relação de amor-ódio com Manuel. Meses depois acabam por namorar, mas a relação não dura muito devido a vários factores. Entretanto, envolve-se com o professor Ricardo Moura, escondendo a relação por esta ser considerada proibida, tanto pelo colégio, como pelo seu pai. A música e a dança são duas das suas paixões tal como Manel, Lisa e Pedro. No final da novela fica junto a Manuel, conhecendo ainda a sua mãe, Maria, que surge para lhe pedir perdão.
  • Manuel Guerreiro (interpretado por Nelson Antunes) - Manuel viveu em Paris, França, com a sua família e namorada, até ao momento em que o seu pai se suicida devido a um negócio que o deixou em dificuldades financeiras. Viaja para Portugal com o objectivo de se vingar de Afonso Rossi, que pensa ser o culpado pela morte do seu pai. Para tal, entra para o Prestige International School de modo a aproximar-se de Mia Rossi, sua filha. No entanto, apaixona-se por ela, mas não o assume. Envolve-se com as duas melhores amigas de Mia, Kika e Vicky, namorando ainda com Julieta, popular aluna do 12º ano. Justo e leal, Manuel odeia injustiças e preconceitos. Deste modo, luta constantemente com os Puros, ceita existente no colégio que tem por objectivo expulsar todos os bolseiros. Os seus melhores amigos são Gabriel e Marco. Adora cantar e dançar. A música e a dança são duas das suas paixões tal como Mia, Lisa e Pedro. Acaba por descobrir que Afonso Rossi não foi culpado da morte do seu pai, ficando com Mia no final.
  • Lisa Scott (interpretada por Joana Alvarenga) - Rebelde por natureza, Lisa vive uma relação de amor-ódio com a sua mãe, a conhecida actriz e ex-modelo, Sónia Valentino. Abandonada pelo seu pai, John Scott, Lisa foi criada pela mãe, de quem se sente inferior e tem inveja. Entra no colégio obrigada pelo seu pai que acha que ela foi muito mal educada pela mãe, confrontando-se de imediato com Mia, que considera fútil e mimada, denominando-a de "Barbie". Frontal e irónica, Lisa não tem medo de expressar as opiniões, o que acaba por lhe originar diversos problemas, quer com professores, quer com alunos. Apaixonada por Pedro, esconde os seus sentimentos, pois considera-o mimado e betinho. No entanto, por diversas vezes, ambos vivem momentos apaixonados e românticos. Tem um pequeno relacionamento com Salvador que acaba pouco tempo depois, pois, descobre que este namora com Mia ao mesmo tempo que namora consigo. Envolve-se com Henrique e Simão que ambos gostavam muito dela, tendo ainda uma relação de curta duração com o seu melhor amigo, Marco. As suas grandes amigas são Elsa e Íris. Tem uma grande paixão pela música e pela dança. Tal como Mia, Manel e Pedro. Também ela acaba junto a Pedro.
  • Pedro Silva Lobo (interpretado por Tiago Barroso) - Filho do presidente da Câmara, Pedro é um menino rico e mimado, que não olha a meios para atingir os fins. Sedutor, é um rapaz muito popular e charmoso, aproveitando-se disso para conquistar raparigas. Vive em confronto com o seu pai, que possui elevadas expectativas a seu respeito, exercendo sobre ele uma grande pressão. Tem como grande suporte a sua mãe, que o apoia em tudo e o defende do marido. Apesar de viver uma relação de amor-ódio com Lisa, adora-a, não o demonstrando. Tem como melhores amigos Tomás e Gui. A sua grande paixão é a música tal como Mia, Manel e Lisa. É um grande compositor. Acaba a novela junto a Lisa.
  • Frederica (Kika) Vasconcelos (interpretada por Maria Albergaria) - Melhor amiga de Mia, Kika vê nela um exemplo a seguir. Viciada em doces e comidas, vive em constante luta com o excesso de peso, o que acaba por lhe originar problemas de saúde. O seu maior sonho é que se apaixonem por ela. No final viaja para França com o seu namorado, Miguel.
  • Vitória (Vicky) Paz (interpretada por Joana Santos) - Vicky é uma das grandes amigas de Mia, aprendendo com ela regras de etiqueta e de como se vestir. Proveniente de uma família com dificuldades financeiras, entra no colégio através de uma bolsa de estudo, que tenta ao máximo esconder. É conhecida por ter um diário com os nomes de todos os rapazes que já beijou. Acaba por ficar com Gui.
  • Elsa Lima (interpretada por Joana Cotrim) - Aluna pobre, pensa ter entrado no colégio através de uma bolsa de atleta. No entanto, ao longo da trama descobre que tem um tutor anónimo que lhe paga os estudos. Odeia injustiças e futilidades, protegendo os mais fracos e lutando contra as elites, nomeadamente o grupo de Mia. É uma grande amiga de Lisa e Íris e apaixona-se por Marco, escondendo os seus sentimentos por pensar que este é apaixonado pela sua melhor amiga, Lisa. No final da novela, Elsa descobre o que o seu tutor é Moura, ele pagava-lhe o colégio porque na verdade também era seu irmão. Acaba a novela com Marco.
  • Íris Fernandes (interpretada por Rita Tristão) - Doce e ingénua, Íris adora ajudar os outros. É uma grande amiga de Lisa e faz de tudo para que esta seja amiga de Mia. É muito simples e sonhadora, demonstrando ser uma grande amiga. Devido à sua generosidade, tem por vezes problemas com Elsa, que a considera demasiado bondosa. Apaixona-se por Gabriel, mas a relação de ambos não é aceite pela família do rapaz por este ser muçulmano. Os seus amigos do Prestige preparam-lhe uma surpresa e casam Íris e Gabriel.
  • Paula Castelão (interpretada por Inês Aires Pereira) - Filha do director do colégio, Paula apresenta dificuldades em fazer amigos. Sofre com os comentários dos outros que a consideram privilegiada, e por isso torna-se vingativa, escrevendo um jornal anónimo onde expõe a vida dos seus colegas. Inteligente, faz-se de vítima perante os seus pais e professores. Teve uma grande paixão por Salvador, aluno rico e problemático, que foi expulso do colégio devido ao uso de drogas. No final fica com Salim, primo de Gabriel, e consegue finalmente ser feliz.
  • Tomás Moreira (interpretado por Tomás Alves) - Rico e mimado, Tomás não se preocupa com dinheiro. Devido à sua aparência, consegue conquistar várias raparigas. No entanto, no meio da trama, apaixona-se por Íris, não sendo correspondido por esta gostar de Gabriel. Gosta de música, sendo o melhor amigo de Pedro, que ajuda em todas as situações. Acaba por se apaixonar por Irene, a sua professora,ficando ambos juntos.
  • Guilherme (Gui) Silva (interpretado por Hélder Agapito) - Filho de uma família humilde, Gui tenta a todo o custo esconder as suas origens. Ao entrar no colégio, tenta aproximar-se dos grupos elitistas, nomeadamente do grupo de Pedro e Tomás, de quem se torna um grande amigo. Devido à sua situação social, entra na ceita do colégio como informador do 11º ano, sendo mais tarde descoberto, o que origina a sua expulsão. Brincalhão e com um grande sentido de humor, Gui não recusa uma brincadeira. No fim, acaba por ficar com Vicky.
  • Gabriel Pereira (interpretado por Marco Medeiros) - Gabriel é o filho único de uma família muçulmana de classe média. No colégio tentou esconder a sua religião, até ter sido descoberto e ameaçado pela ceita 'os Puros'. Leal e pacifista, Gabriel é o melhor amigo de Manuel. Apesar da sua bondade, é muito inseguro e pessimista. Apaixona-se por Íris e namora com ela, apesar de ter uma relação de longos anos com Jamila, rapariga muçulmana que os pais de Gabriel querem que este namore. Os seus amigos casam-no com Íris.
  • Marco Aguiar (interpretado por Tiago Aldeia) - Marco é filho de uma família abastada. Apesar dos elevados recursos financeiros, nunca teve o amor dos pais, que sempre o compararam com o falecido irmão mais velho, considerado o filho perfeito. Muito introvertido e tímido, Marco faz de tudo para passar despercebido. No entanto, os colegas encontram sempre uma razão para zoar com ele. Solitário e estudioso, é o melhor aluno da turma, encontrando nos estudos o seu escape. Ao longo da trama apaixona-se por Lisa, nutrindo por ela uma paixão platónica. No entanto, mais tarde, apercebe-se de que é Elsa de quem realmente gosta e fica com ela no final.
  • [Rodrigo Salavisa (interpretado por João Godinho) - Rodrigo é o menino rico do 12º ano. Filho de uma família de classe alta, irá um dia trabalhar numa das empresas do seu pai. Estudioso e ganancioso, faz de tudo para conseguir as notas mais elevadas do seu ano, e consequentemente, a melhor média do colégio. Namora com Sofia e o seu melhor amigo é Álvaro. Líder dos 'Puros', Rodrigo quer expulsar todos os bolseiros do colégio, pois considera que se deve limpar toda a escumalha de um colégio de tão elevado nível. Acaba por morrer, sendo vítima de um plano da sua ex-namorada, Sofia.
  • Álvaro Manso (interpretado por Francisco Froes) - Álvaro é filho de uma família de industriais, que sempre sonhou que este chegasse ao topo. No entanto, Álvaro nunca se deu bem nos estudos, passando de ano com a ajuda do seu melhor amigo, Rodrigo. Álvaro não gosta nem de Sofia, namorada de Rodrigo, nem dos bolseiros. Por isso, junta-se à ceita do colégio, os 'Puros'. Apaixona-se por Julieta, ficando juntos no final.
  • Sofia Bragança (interpretada por Raquel Strada) - Filha única de uma família muito rica, Sofia teve uma educação rigorosa e de classe. Devido a esta educação rigorosa, aprendeu a ser a melhor em tudo, o que fez com que se tornasse audaciosa e pragmática. Muito manipuladora, Sofia está disposta a tudo para conseguir o que quer, nem que tenha de passar por cima dos outros. Namora com Rodrigo e com ele faz parte dos Puros. Acaba presa por ter morto Rodrigo.

Curiosidades

  • Nas épocas festivas são transmitidos episódios especiais que duram várias horas.
  • Muitos fãs têm lutado por uma segunda temporada de Rebelde Way, enviando e-mails diariamente e tendo sido até criada uma petição.Estes afirmam que nunca vão desistir até a emissora ceder e fazer uma 2ª temporada com os mesmos protagonistas.
  • Voltou a ser transmitida na SIC K a partir do dia 18 de Dezembro de 2009.
  • Por decisão da SIC, a novela voltou a ser exibida no canal, pelas manhãs de Verão como forma de entretenimento de todos os jovens, vindo assim substituindo o programa de baixa audiência TWEENBOX que contava com series como H2O, Mar Azul e Uma Aventura. Um compacto de cerca de 2 horas todos os dias (de 2ª a Domingo). Os fas tentam ter uma segunda temporada mas nao consigar muito cedo já que estão a tentar à 5 anos e ainda nao conseguiram.
  • A Novela também foi gravada na Madeira e em Paris.
  • Foi reposta na SIC entre 24 de Junho de 2011 e 18 de Março de 2012, durante as Férias de Verão todos os dias e durante o período escolar, aos fins de semana de manhã. A série também foi novamente reposta em Janeiro de 2013 pela RTP África, de 2ª a 6ª feira às 15:00.

Ligações externas