Gerolama Orsini: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 49: Linha 49:
[[Categoria:Família Orsini]]
[[Categoria:Família Orsini]]
[[Categoria:Naturais de Roma]]
[[Categoria:Naturais de Roma]]
[[Categoria:Italianos do século XVI]]

Revisão das 18h50min de 22 de fevereiro de 2016

Gerolama Orsini
Duquesa de Castro, Parma e Piacenza
Reinado 19 de agosto de 1545 - 10 de setembro de 1547
 
Nascimento 1504
  Roma, Itália
Morte 1590 (86 anos)
  Palazzo Farnese, Placência, Itália
Cônjuge Pedro Luís Farnésio
Pai Ludovico Orsini
Mãe Jiúlia Conti

Gerolama Orsini (1504 – 1590) por vezes também chamada Girolama Orsini (em português Jerónima Orsini) era uma nobre italiana membro da influente família Orsini que casou com o primeiro duque de Castro e primeiro duque de Parma e Piacenza, Pedro Luís Farnésio.

Biografia

Nascida em Roma, era filha de Luís (Ludovico) Orsini e de Júlia (Giulia) Conti. Em 1513, foi estabelecido um contrato de noivado entre os Orsini e Pedro Luís Farnésio sendo o casamento celebrado em Valentano em 1519.

O seu marido era o filho ilegítimo do Papa Paulo III e de Silvia Ruffino. O casal teve cinco filhos três dos quais também tiveram descendência. Apesar de um casamento de conveniência, Gerolama manteve-se uma esposa devota e fiel, tolerando os excessos, brutalidade e extravagâncias do marido.

Quando o Cardeal Alexandre Farnésio, seu sogro, se tornou o Papa Paulo III em 1534, Pedro Luís Farnésio foi nomeado capitão general da Igreja e, em 1537, Duque de Castro. Finalmente, em 1545, foi feito Duque de Parma e Piacenza.

Pedro Luís acabou assassinado em 1547 e Gerolama sobreviveu-lhe 43 anos, morrendo no Palácio Farnésio de Placência, em 1590. Foi sepultada na cripta dos Farnésio no Santuário de Santa Maria della Steccata, em Parma.

Descendência

Do casamento de Girolama Orsini com Pedro Luís Farnésio nasceram cinco filhos:

Ver também

Referências

Ligações externas