Slogan: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 172.58.200.138, com Reversão e avisos.
Linha 2: Linha 2:
{{Mais notas||soc|data=julho de 2014}}
{{Mais notas||soc|data=julho de 2014}}
{{Links ambíguos}}
{{Links ambíguos}}
Um '''''slogan''''' ou '''frase de efeito''' é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto [[político]], [[religião|religioso]] ou [[comercial]] como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas. Um [[slogan político|''slogan'' político]] geralmente expressa um objetivo ou alvo (Ex.: «Trabalhadores do mundo, uni-vos!»), enquanto um [[slogan publicitário|''slogan'' publicitário]] é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não (Ex.: «A número 1»).
'''''slogan''''' ou '''frase de efeito''' é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto [[político]], [[religião|religioso]] ou [[comercial]] como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas. Um [[slogan político|''slogan'' político]] geralmente expressa um objetivo ou alvo (Ex.: «Trabalhadores do mundo, uni-vos!»), enquanto um [[slogan publicitário|''slogan'' publicitário]] é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não (Ex.: «A número 1»).


É um conceito importante na [[Publicidade]] onde uma curta [[mensagem]] é usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um [[produto]] ou [[serviço]].
É um conceito importante na [[Publicidade]] onde uma curta [[mensagem]] é usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um [[produto]] ou [[serviço]].

Revisão das 12h20min de 3 de março de 2016

slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas. Um slogan político geralmente expressa um objetivo ou alvo (Ex.: «Trabalhadores do mundo, uni-vos!»), enquanto um slogan publicitário é mais frequentemente usado como uma identificação de fácil memorização agregando um valor único à empresa, produto ou serviço, sendo esse valor concreto ou não (Ex.: «A número 1»).

É um conceito importante na Publicidade onde uma curta mensagem é usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço.

Etimologia

A palavra slogan é derivada de slogorn que é uma corruptela para o Inglês a partir do termo sluagh-ghairm tanmay (sluagh "army", "host" + gairm "cry") do Escocês Gaélico e do Irlandês .[1] Esta expressão era usada como grito usado pelos antigos clãs para inspirar os seus membros a lutarem pela preservação do grupo.[2]

Tipos

Slogans variam do escrito ao visual, do cantado ao vulgar. Quase sempre, sua natureza simples e retórica deixa pouco espaço para detalhes, e, como tal, servem talvez mais a uma expressão social de propósito unificado, do que uma projeção para uma pretendida audiência. Slogans são atrativos particularmente na era moderna de bombardeios informacionais de numerosas fontes dos media.

Slogan comercial

Modernamente, a publicidade e a propaganda utilizam o slogan como forma de destacar os atributos, vantagens entre outras na complementação de uma mensagem comercial. Na propaganda o slogan tem finalidade de manter-se na mente do consumidor.

O slogan está associado à imagem, à linguagem escrita e estética transcendendo a materialidade o produto ou serviço, transformando-se no afirmativo indicador dos atributos enunciados no texto publicitário.

Referências

  1. Merriam-Webster (2003), p. 1174. Irish
  2. «Slogan». Consultado em 26 de junho de 2015 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Slogan