Nova Santa Rosa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Inemotivo (discussão | contribs)
m Pequenas correções
Linha 55: Linha 55:


== Clima ==
== Clima ==
O clima é subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 graus centígrados e a dos meses frios é inferior a 18 graus centígrados.
O clima é subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 graus centígrados e a dos meses frios é inferior a 18 graus centígrados.


== Demografia ==
== Demografia ==

Revisão das 17h51min de 1 de abril de 2016

 Nota: Para outras cidades com este nome, veja Santa Rosa (desambiguação).
Nova Santa Rosa
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Nova Santa Rosa
Bandeira
Hino
Gentílico novasantarosense
Localização
Localização de Nova Santa Rosa no Paraná
Localização de Nova Santa Rosa no Paraná
Localização de Nova Santa Rosa no Paraná
Nova Santa Rosa está localizado em: Brasil
Nova Santa Rosa
Localização de Nova Santa Rosa no Brasil
Mapa
Mapa de Nova Santa Rosa
Coordenadas 24° 27' 57" S 53° 57' 10" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Região metropolitana Região Metropolitana de Toledo
Municípios limítrofes Sul:Toledo ; Norte: Terra Roxa ; Noroeste: Mercedes; Nordeste: Maripá; Oeste: Marechal Cândido Rondon
Distância até a capital 591 km
História
Fundação 29 de abril de 1976
Administração
Prefeito(a) Rodrigo Fernandes (PP)
Características geográficas
Área total [1] 204,666 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 7,125 hab.
Densidade 0 hab./km²
Clima subtropical (Cfa)
Altitude 417 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,806 muito alto
 • Posição PR: 17º
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 130 569,897 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 16 542,49

Nova Santa Rosa é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2010 era de 7.125 habitantes. É um município pequeno, porém, tem todas as qualidades e serviços oferecidos em grandes cidades.

Clima

O clima é subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22 graus centígrados e a dos meses frios é inferior a 18 graus centígrados.

Demografia

Estima-se que 90% dos habitantes sejam descendentes de europeus, vindos da região de Santa Rosa no Rio Grande do Sul. A sede do município possui uma beleza evidente, com arquitetura moderna e muitas casas novas, belas praças, etc. A maioria dos habitantes possui renda per capita alta.

Etnias
Brancos 93,62%
Pardos 5,45%
Negros 0,93%

Divisão

O município possui, além da sede, outras três localidades Urbanas, além de uma série de localidades menores baseadas nas microbacias hídricas. Os três distritos são, ao Sul Vila Cristal, à noroeste Planalto do Oeste e ao norte Alto Santa Fé, todavia, esses lugares não possuem sub-prefeituras ou sub-secretarias. Sobres as linhas podemos destacar Linha Jundiaí, Linha Jaguarandi e Linha Brasil.

Economia

A agricultura se destaca nesse município, que conta com toda a tecnologia de ponta para uma alta produção, principalmente de soja e milho. A suinocultura e a avicultura também se mostram muito fortes, sempre levando-se em consideração a bio seguridade nas propriedades. Nova Santa Rosa, sem dúvida alguma, é um exemplo para municípios maiores, mostrando que é possível sim crescer com qualidade. Em termos de religião, constitui-se basicamente de cristãos principalmente luteranos e católicos, sendo Santa Rosa de Lima a padroeira oficial, celebrado no dia 23 de agosto.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 


Câmara Municipal

Lari Hitz (DEM) Presidente Paulo Wagner Neto (PMDB) Ari Schimidt (PMDB) Amauri Ladwig (PSDB) Vice-Presidente Ivete Maria Niedermeyer (PSDB) Marli Hardt (PMDB) João Emílio Modes (PDT) 2º Secretário Jaime Thelen (PP) 1º Secretário Jairon Arndt (PSDB) Silmar José Benke (PT)

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião do Oeste Paranaense

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.