Camaquã: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acrescentei
wedts
Linha 50: Linha 50:
}}
}}


'''Camaquã''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] do [[Rio Grande do Sul]] e que possui o guri mais bonito do estado, cujo o nome é João Maciel Vasconcelos, de 17 anos. É a 32.ª [[Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população|maior cidade]] e 30.ª [[Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação|mais antiga do estado]].
'''Camaquã''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] do [[Rio Grande do Sul]]. É a 32.ª [[Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população|maior cidade]] e 30.ª [[Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação|mais antiga do estado]].

'''Camaquã é conhecida por possuir a Miss IFSul 2015, a linda menina Kaine Peglow ganhou o concurso no Estado do Rio Grande do Sul concorrendo pelo Campus Camaquã.'''


== Geografia ==
== Geografia ==

Revisão das 14h29min de 7 de abril de 2016

 Nota: Para outros significados, veja Camaquã (desambiguação).
Camaquã
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Camaquã
Bandeira
Brasão de armas de Camaquã
Brasão de armas
Hino
Lema Liberdade e Trabalho
Gentílico camaquense
Localização
Localização de Camaquã no Rio Grande do Sul
Localização de Camaquã no Rio Grande do Sul
Localização de Camaquã no Rio Grande do Sul
Camaquã está localizado em: Brasil
Camaquã
Localização de Camaquã no Brasil
Mapa
Mapa de Camaquã
Coordenadas 30° 51' 03" S 51° 48' 43" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Municípios limítrofes Cerro Grande do Sul, São Lourenço do Sul, Arambaré, Sentinela do Sul, Dom Feliciano, Amaral Ferrador, Cristal e Chuvisca
Distância até a capital 127 km
História
Fundação 1864 (160 anos)
Administração
Prefeito(a) João Carlos Fagundes Machado (PP, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [1] 1 679,556 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 62 759 hab.
Densidade 37,4 hab./km²
Clima subtropical (Cfa)
Altitude 39 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,768 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 924 042,937 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 14 771,45

Camaquã é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É a 32.ª maior cidade e 30.ª mais antiga do estado.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 30º51'04" sul e a uma longitude 51º48'44" oeste, estando a uma altitude de 39 metros. Sua população estimada em 2004 era de 63 128 habitantes. Pertence à Microrregião de Camaquã.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:


Forte Zeca Netto

Abriga a Biblioteca Pública Municipal, o Museu Municipal Divino Alziro Beckel e a Secretaria Municipal da Cultura. É referencial da história do município, serviu de residência ao legendário General José Antônio Netto, líder revolucionário das lutas entre libertadores e chimangos de 1893 a 1923. Informações fone (51) 3671-5288.

Museu Municipal Divino Alziro Beckel

Acervo com material relativo ao General Zeca Netto, Revolução de 1923 e objetos doados pela comunidade. Rua General Zeca Netto, 20 - Jardim do Forte fone: (51) 3671-5288 ramal 37 de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30min.

Caminho Farroupilha

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil. Figuras como Bento Gonçalves, Gomes Jardim, Domingos José de Almeida, Corte Real, Onofre Pires, David Canabarro, General Netto, Giuseppe e Anita Garibaldi, Joaquim Teixeira Nunes e seus Lanceiros Negros, John Griggs, Caxias e Grenfell estão presentes na cultura e na memória.

Cascata D'água Grande

É uma cachoeira com queda dágua natural, cercada por vegetação nativa, tendo à frente a reserva indígena dos guaranis. Para visitação é necessário e agendamento. Localiza-se em Santa Auta, 5º Distrito. Informações fones: (51) 9984-2289 e 9984-8449.

Barragem Arroio Duro

Reservatório artificial de água, cercado por mata nativa e floresta de pinos. Funciona diariamente a partir das 8h. Informações fone: (51) 3671-4433 ramal 46.

Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto (Prainha)

Localizado no bairro Jardim do Forte. Contém um lago artificial, uma raia de 600m própria para a prática de esportes. Funciona diariamente a partir das 8h. Informações fone: (51) 3671-4433 ramal 46.

Fazenda da Figueira

Casa de fazenda construída em 1795, durante dez anos serviu como Quartel General da Revolução Farroupilha. Cercada por mata nativa. A visitação não é permitida.

Caminho Farroupilha, Cultura e Tradição Gaúcha

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha. No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.

O município de Camaquã está localizado na Serra do Sudeste (Encosta da Serra do Sudeste); faz parte da Região Centro-Sul; localiza-se a 30º51' minutos de latitude Sul e 51º e 48' de longitude Oeste, situando-se à margem esquerda da Laguna dos Patos e à margem esquerda do Rio Camaquã, hoje município de Cristal (ex-distrito de Camaquã), distante 127 km da Capital do Estado - Porto Alegre, e 152 km de Pelotas. No km 362 da BR-116.


Hidrografia

O município conta com as águas do Rio Camaquã,do Arroio Duro e ainda é banhado pela Laguna dos Patos onde se localiza um belo balneário, conhecido pelos camaquenses como Areal ou como IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), pois lá existe uma unidade desativada dessa instituição.

A Barragem do Arroio Duro

A barragem do Arroio Duro, além de ser grande ponto turístico por sua beleza, constitui também um importante marco para a economia da região, com 170 milhões de metros cúbicos de água acumulada para irrigar a área de 50.000 has de terras fertilíssimas, onde o índice de produtividade média é excepcional.

Barragem Passo do Maria Ulguim

Em 2008 iniciaram as obras da Barragem do Passo do Maria Ulguim, que além de aumentar a proteção contra enchentes, irá aumentar a capacidade de água acumulada.

Dados Gerais

  • Área territorial - 1.680 km²
  • Área urbana - 77,95%
  • Área rural - 22,05%
  • População - 63.128 habitantes
  • Masculina - 49,68%
  • Feminina - 50,32%

Distritos

  • Bonito [5]. O distrito possui cerca de 2 800 habitantes e está situado na região norte do município [6].
  • Capela Velha[7]. O distrito possui cerca de 1 700 habitantes e está situado na região oeste do município [8].
  • Pacheca [9]. O distrito possui cerca de 1 400 habitantes e está situado na região sul do município [10].
  • Sant`Auta [11]. O distrito possui cerca de 2 200 habitantes e está situado na região norte do município [12].


Origem do nome

Dentre os diversos significados dados ao município de Camaquã o mais adequado segundo o autor Antonio Cândido Silveira Pires é o de rio correntoso ou rio forte. Camaquã vem de Icabaquã e na língua tupi-guarani, onde "I" significa rio, água e "Cabaquã" quer dizer velocidade, correnteza. O Rio Camaquã cruza a região, sendo a origem do nome do município.

Brasão do Município

Lei nº 167 de 30/08/1960

Art. 1º - O Brasão de Armas do Município de Camaquã é representado por um escudo ducal, encimado pela coroa representativa de sua sede - cidade. Este escudo está dividido em três faixas: I - A primeira, dividida em duas bandas. A banda esquerda está representando o Rio Camaquã, principal fator da riqueza econômica do Município, sob o fundo de ouro. A banda direita, aparecem sob o fundo de três faixas em diagonal em cor vermelha, evocando estas faixas as três grandes revoluções do Estado, nas quais o solo do Município foi banhado pelo sangue dos seus filhos. A primeira evoca a Epopeia Farroupilha, na qual teve fator predominante o combate das forças sob o comando de Garibaldi na foz do Rio Camaquã;

II - A segunda relembra a Revolução de 1893;

III - A terceira a Revolução de 1923.

Art. 2º - Em faixa em sentido horizontal, sob fundo branco, está sobreposta uma estrela de cinco pontas, representando o Município da comunidade riograndense. Esta faixa de fundo branco representa a paz fecundante que permitiu o desenvolvimento de sua riqueza agrícola e pastoril, que é representada na parte inferior do escudo pela cor verde de nossos campos e coxilhas, e na qual se vê os símbolos da agricultura e o da pecuária.

Art. 3º - Ao pé do escudo desdobra-se uma fita vermelha, na qual estão escritos os fatores predominantes do sentimento de seus filhos - Liberdade e Trabalho. Nas pontas desta faixa estão expostas as datas predominantes da vida da comuna: 1815, que diz da fundação da Capela de São João Velho, primeiro núcleo populacional do Município e a outra 1864, quando da criação da comuna. Parágrafo único - Ladeando o escudo, como iluminando-o, se entrelaçam uma espiga de milho e uma de arroz, símbolo das principais riquezas agrícolas do município.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de Camaquã» (PDF). Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de Camaquã» (PDF). Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de Camaquã» (PDF). Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de Camaquã» (PDF). Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 08 de fevereiro de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Camaquã


Predefinição:Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre