Georgetown (Guiana): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 187.182.64.95 para a última revisão de Guilherme Moura, de 03h39min de 6 de janeiro de 2016 (UTC)
Etiquetas: Possível conteúdo ofensivo Editor Visual
Linha 40: Linha 40:
A cidade foi fundada em 1781 por britânicos, com o nome de Georgetown, porém tomada pelos [[França|Franceses]] em 1784, chegando a controle [[Países Baixos|neerlandês]] em 1784, quando foi chamada de ''Stabroek''. No entanto, foi rebatizada Georgetown em 1812, depois que os [[Inglaterra|britânicos]] ocuparam a [[Colônia (história)|colônia]] durante as [[Guerras Napoleônicas]]. Georgetown permaneceu como capital da Guiana Britânica até sua [[independência]], em 1966, quanto tornou-se a atual capital do novo [[país]].
A cidade foi fundada em 1781 por britânicos, com o nome de Georgetown, porém tomada pelos [[França|Franceses]] em 1784, chegando a controle [[Países Baixos|neerlandês]] em 1784, quando foi chamada de ''Stabroek''. No entanto, foi rebatizada Georgetown em 1812, depois que os [[Inglaterra|britânicos]] ocuparam a [[Colônia (história)|colônia]] durante as [[Guerras Napoleônicas]]. Georgetown permaneceu como capital da Guiana Britânica até sua [[independência]], em 1966, quanto tornou-se a atual capital do novo [[país]].


[[Açúcar]], [[madeira (material)|madeiras]], [[cana-de-açúcar]], [[bauxita]], [[ouro]] e [[diamante]]s são exportados através de seu [[porto]]. Na cidade fica a Universidade da Guiana, construída em 1963, bem como a Catedral de São Jorge (''St. George's Cathedral''), bom exemplo da [[arquitectura|arquitetura]] vitoriana em madeira. Apesar disso, grande parte da cidade foi destruída nos [[incêndio]]s de 1945 e 1951, já que muitas das casas e dos [[edifício]]s públicos haviam sido construídos em madeira. Atualmente, é repleta de [[rua]]s e avenidas arborizadas e apresenta vários canais que providenciam drenagem, já que está assentada abaixo do nível do [[mar]].
[[Açúcar]], [[madeira (material)|madeiras]], [[cana-de-açúcar]], [[bauxita]], [[ouro]] e [[diamante]]s são exportados através de porra seu [[porto]]. Na cidade fica a Universidade da Guiana, construída em 1963, bem como a Catedral de São Jorge (''St. George's Cathedral''), bom exemplo da [[arquitectura|arquitetura]] vitoriana em madeira. Apesar disso, grande parte da cidade foi destruída nos [[incêndio]]s de 1945 e 1951, já que muitas das casas e dos [[edifício]]s públicos haviam sido construídos em madeira. Atualmente, é repleta de [[rua]]s e avenidas arborizadas e apresenta vários canais que providenciam drenagem, já que está assentada abaixo do nível do [[mar]].


== História ==
== História ==
Georgetown foi fundada em [[1781]] por um grupo de britânicos. Posteriormente passou ao controle francês([[1784]]) e depois dos holandeses, que chamaram-na de Stabroek. Foi recuperada pelos britânicos em [[1812]], voltando a se chamar Georgetown e tornando-se capital da [[Guiana Britânica]] até a [[independência da Guiana]] em [[1966]], quando virou capital do novo estado. Grande parte da cidade foi destruída pelos incêndios de [[1945]] e [[1951]], já que numerosos edifícios públicos e comerciais foram construídos com madeira.
Georgetown foi fundada em [[1781]] por um grupo de britânicos. Posteriormente passou ao controle francês([[1784|1884]]) e depois dos holandeses, que chamaram-na de Stabroek. Foi recuperada pelos britânicos em [[1812]], voltando a se chamar Georgetown e tornando-se capital da [[Guiana Britânica]] até a [[independência da Guiana]] em [[1966]], quando virou capital do novo estado. Grande parte da cidade foi destruída pelos incêndios de [[1945]] e [[1951]], já que numerosos edifícios públicos e comerciais foram construídos com madeira.


== Demografia ==
== Demografia ==

Revisão das 19h55min de 7 de abril de 2016

Georgetown
Administração Governamental.
Dados
População: ~300 360 habitantes (2010)
Densidade populacional: 3 842 habitantes por quilômetro quadrado
Elevação: 0 m nível do mar
Clima: UTC-4
Coordenadas: 6°48′N 58°10′W
País Guiana Guiana
Região: Demerara-Mahaica
Suprema Corte de Judicatura, em Georgetown
Rua de Georgetown
Casa em Georgetown
Catedral de São Jorge

Georgetown (pronunciado em inglês[ˈdʒɔː(ɹ)dʒˌtaʊn]), com uma população estimada em 300 360 habitantes (2010), é a capital e maior cidade da Guiana. Localizada na costa do Oceano Atlântico, na foz do Rio Demerara, o centro cultural e político-econômico do país está nas coordenadas 6°47' N e 58°10' O.

A cidade foi fundada em 1781 por britânicos, com o nome de Georgetown, porém tomada pelos Franceses em 1784, chegando a controle neerlandês em 1784, quando foi chamada de Stabroek. No entanto, foi rebatizada Georgetown em 1812, depois que os britânicos ocuparam a colônia durante as Guerras Napoleônicas. Georgetown permaneceu como capital da Guiana Britânica até sua independência, em 1966, quanto tornou-se a atual capital do novo país.

Açúcar, madeiras, cana-de-açúcar, bauxita, ouro e diamantes são exportados através de porra seu porto. Na cidade fica a Universidade da Guiana, construída em 1963, bem como a Catedral de São Jorge (St. George's Cathedral), bom exemplo da arquitetura vitoriana em madeira. Apesar disso, grande parte da cidade foi destruída nos incêndios de 1945 e 1951, já que muitas das casas e dos edifícios públicos haviam sido construídos em madeira. Atualmente, é repleta de ruas e avenidas arborizadas e apresenta vários canais que providenciam drenagem, já que está assentada abaixo do nível do mar.

História

Georgetown foi fundada em 1781 por um grupo de britânicos. Posteriormente passou ao controle francês(1884) e depois dos holandeses, que chamaram-na de Stabroek. Foi recuperada pelos britânicos em 1812, voltando a se chamar Georgetown e tornando-se capital da Guiana Britânica até a independência da Guiana em 1966, quando virou capital do novo estado. Grande parte da cidade foi destruída pelos incêndios de 1945 e 1951, já que numerosos edifícios públicos e comerciais foram construídos com madeira.

Demografia

Dos 235 017 habitantes de Georgetown, cerca de 53% possuem ascendência indiana; 24% são mestiços; 20% são negros ou afrodescendentes; 1,1% são indígenas; 0,4% possuem ascendência portuguesa; 0,35% possuem ascendência chinesa e 0,15% são brancos, mas não de ascendência portuguesa. Além destes, 1,7% não declararam sua composição étnica.[1]

Política

Georgetown é a sede do governo da Guiana. Todos os departamentos executivos estão localizados na capital. Lá, se encontram o edifício do parlamento (a sede do poder legislativo guianense) e a mais alta corte judicial do país. As residências oficiais do chefe de estado, assim como do chefe de governo, estão situadas na que é a cidade mais importante do país. A cidade ocupa, ao mesmo tempo, as funções de capital política e econômica do país. É uma cidade irmã de St. Louis, no Missouri, nos Estados Unidos.

Economia

Georgetown é a cidade mais importante da Guiana. Dentro da área metropolitana, localiza-se a sede da Comunidade Caribenha, órgão que integra economicamente os países do Caribe. Também possui um porto que está se ampliando rapidamente. A cidade está passando por um grande processo de desenvolvimento econômico. Seu aeroporto, o Aeroporto Internacional Cheddi Jagan, é o mais importante do país. A cidade tem muitos projetos de rodovia em construção. A Rodovia da Costa Leste foi finalizada em 2005. Esta cidade possui uma grande porção da produção guianesa e também é o centro comercial mais importante do país.

Turismo

Há muitas atrações turísticas em Georgetown, incluindo a Catedral de St. George de Georgetown, Mercado Stabroek, Demerara Harbour Bridge, o museu Guiana e o Pegasus Hotel. Georgetown recebe mais de 450 mil turistas por ano, que é quase 86% do turismo total da Guiana.

Transportes

Georgetown é servida pelo Aeroporto Internacional Cheddi Jagan, localizado a 41 km ao sul da cidade. Os vôos internacionais, principalmente conexões de Nova Iorque, Miami, Toronto, Bridgetown, Port of Spain e Paramaribo são rotineiras. Há também um serviço regular de ônibus entre Georgetown e Boa Vista, no Brasil, e as conexões para Paramaribo, no Suriname, dão-se através de uma travessia de balsa no rio Corentyne. O transporte na cidade é predominantemente de carro, ônibus ou barco. A ponte do rio Berbice também faz ligação de Georgetown a outras cidades próximas.

Ligações externas

  1. «Bureau of Statistics - Guyana». Statisticsguyana.gov.gy. Consultado em 21 de fevereiro de 2015