Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Heart-Shaped Box"

3 390 bytes adicionados ,  15h39min de 21 de abril de 2016
O artigo foi totalmente reescrito com base nas versões em inglês e espanhol da Wikipédia. Resta apenas incluir as referências.
m (Foi corrigido um detalhe na guia de predefinição.)
(O artigo foi totalmente reescrito com base nas versões em inglês e espanhol da Wikipédia. Resta apenas incluir as referências.)
{{Sem-fontes|data=junho de 2015}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|o livro homônimo de [[Joe Hill (escritor)|Joe Hill]]|A Estrada da Noite}}m{{Info/Single
{{Info/Single
|nome = Heart-Shaped Box
|imagem =
|produtor = [[Steve Albini]]
|gravado_vídeo =
|director =Anton Corbijn
|duração_vídeo =4:44
|orçamento =
|lançado_vídeo =
Um compacto foi lançado no Reino Unido, onde atingiu a posição de número cinco na UK Singles Chart. O lançamento se deu no dia 30 de agosto de 1993, em vinil de 7" e fita cassete, que incluíam como lado B a canção inédita "Marigold"; e em vinil de 12" e CD, que incluíam outra faixa do álbum ''In Utero'', "Milk It", além de "Marigold".
 
Em 2013, foi lançado um compacto promocional acompanhando as primeiras 2000 cópias da edição ''Super Deluxe'' comemorativa do 20º aniversário do álbum ''In Utero''. Trata-se de um CD numa embalagem em forma de coração, contendo, além da versão de "Heart-Shaped Box" originalmente lançada no álbum, mais duas versões da canção, ambas mixadas por Steve Albini: a mixagem de 1993 que acabou não sendo utilizada pela banda, e uma mixagem de 2013, feita especialmente para a reedição do álbum.
 
== Videoclipe ==
O Nirvana inicialmente queria que Kevin Kerslake, que dirigira os videos de "[[Come as You Are|Come As You Are]]", "[[Lithium (canção de Nirvana)|Lithium]]" e "[[In Bloom]]", fosse o diretor do vídeo de "Heart-Shaped Box". Kerslake preparou cinco roteiros durante julho e agosto de 1993, mas nenhum acordo de filmagem foi feito, e, ao fim do mês, o grupo decidiu trabalhar com o fotógrafo e diretor alemão Anton Corbijn. Corbijn, que costumava criar suas próprias ideias para os vídeos, estava inicialmente inseguro quanto a dirigir o vídeo já que o roteiro de Cobain era muito detalhado. Corbijn disse "Mas então eu o vi e pensei que pesei que era, de fato, bastante bom. Eu fiquei muito surpreso por alguém escrever uma canção e ter aquelas ideias tão precisas quanto ele as teve."
 
O vídeo começa e termina com a banda num ambiente hospitalar observando um idoso sendo medicado com soro intravenoso. A maior parte do vídeo ocorre num ambiente externo surreal que incorpora o imaginário do filme ''[[The Wizard of Oz (1939)|O]]'' [[The Wizard of Oz (1939)|''Mágico de Oz'']]. Durante a primeira estrofe da canção, o idoso do hospital sobe numa cruz cristã sobre a qual há corvos. A segunda estrofe apresenta uma menina vestida com um roupão branco e chapéu de ponta tentando alcançar fetos humanos numa árvore, e uma mulher obesa vestida com uma roupa estampada com órgãos humanos e com asa angelicais afixadas em suas costas. Na versão final do vídeo, a banda é mostrada tocando apenas durante o refrão, na área externa, onde o rosto de Cobain se aproxima e se afasta do foco da câmera. Embora a maior parte do vídeo tenha sido concebida por Cobain, Corbijn adicionou alguns elementos, tais como os corvos artificiais, a escada para o idoso subir na cruz, e a caixa com um coração em cima dentro da qual a banda toca o último refrão. O diretor criou uma outra versão do vídeo contendo outras cenas na estrofe final, incluindo mais imagens da menina e da mulher, e cenas de Cobain deitado de costas no campo de papoulas e névoas a sua volta. Essa versão do vídeo foi primeiramente incluída no DVD ''The Work of Director Anton Corbijn''. Em seguida, foi lançada no DVD ''Live and Loud'' do Nirvana, como vídeo extra, em 2013.
 
Após o lançamento do vídeoclipe, o diretor Kevin Kerslate processou a banda por infração de ''copyright''. O caso, todavia, foi resolvido extrajudicialmente. O videoclipe ganhou dois prêmios na [[MTV Video Music Awards]], em 1994, por "Melhor Vídeo Alternativo" e "Melhor Direção de Arte". Como a cerimônia foi realizada após a morte de Kurt Cobain, os prêmios foram recebidos por seus colegas de banda Krist Novoselic, Dave Grohl e [[Pat Smear]], que recentemente havia integrado a banda como segundo guitarrista. "Heart-Shaped Box" também ficou em primeiro lugar da categoria de videoclipes na enquete ''Pazz & Jop'' da revista ''[[The Village Voice|Village Voice]].'' Em 2011, a revista ''[[NME]]'' classificou o videoclipe da canção em 22º lugar em sua lista dos "100 Melhores Videoclipes". No mesmo ano, a revista ''[[Time (revista)|Time]]'' incluiu "Heart-Shaped Box" em sua lista dos "30 Melhores Videoclipes de TODOS OS TEMPOS", em que foi descrito como "belo e (...) assustador".
 
== Faixas do compacto ==
A. "Heart-Shaped Box" (LP version)
 
B. "Marigold" (previously unreleased) [Dave Grohl]
 
'''Fita cassete (ambos os lados tocam a mesma sequência de música)'''
A1/B1. "Heart-Shaped Box" (LP version)
 
A2/B2. "Marigold" (previously unreleased) [Dave Grohl]
 
'''12"'''
B1. "Milk It" (LP version)
 
B2. "Marigold" (previously unreleased) [Dave Grohl]
 
'''CD'''
# "Heart-Shaped Box" (LP version)
# "Milk It" (LP version)
# "Marigold" (previously unreleased) [Dave Grohl]
 
=== Lançamento promocional (para radiodifusão) estadunidense ===
# "Heart-Shaped Box" (Previously unreleased, mixed by Steve Albini in 2013)
 
== NirvanaPessoal ==
'''Nirvana'''
* [[Kurt Cobain]] - [[voz]] e [[guitarra rítmica]]
* [[Steve Albini]] - [[guitarra solo]]
* [[Krist Novoselic]] - [[baixo]]
* [[Dave Grohl]] - [[bateria]]
'''Equipe técnica'''
 
* [[Steve Albini]] - [[guitarra solo]]produção
* Scott Litt - mixagem adicional
 
 
131

edições