Estádio Estadual Lourival Baptista: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Removendo "Arena_Batistão_em_Aracaju,_Sergipe,_Brasil.png", por ter sido apagado no Commons por Túrelio: Copyright violation: A fonte é confusa, ela fala "© Alguns direitos reservados. Todo o conteúdo deste por
Pato6735 (discussão | contribs)
Linha 3: Linha 3:
|nome_estádio =Batistão<br /><small>Estádio Lourival Baptista</small>
|nome_estádio =Batistão<br /><small>Estádio Lourival Baptista</small>
|imagem =
|imagem =
[[Ficheiro:Estádio Estadual Lourival Baptista.jpg|miniaturadaimagem|Batistão]]
|nome_img= Batistão depois da reforma.
|nome_img= Batistão depois da reforma.
|nome_completo =Estádio Estadual Lourival Baptista
|nome_completo =Estádio Estadual Lourival Baptista

Revisão das 14h31min de 28 de abril de 2016

Batistão
Estádio Lourival Baptista
Batistão

Batistão depois da reforma.
Nomes
Nome Estádio Estadual Lourival Baptista
Apelido Batistão
Características
Local Aracaju, SE
Gramado (110 x 75m)
Capacidade 15,575 (BR: 89º)[1]
Construção
Data 1968
Inauguração
Data 9 de julho de 1969 (54 anos)
Partida inaugural Brasil Brasil 8 – 2 Sergipe Seleção Sergipana
Primeiro gol Toninho Guerreiro (Seleção Brasileira)
Recordes
Público recorde 45 058
Data recorde 9 de julho de 1969
Partida com mais público Brasil Brasil 8 – 2 Sergipe Seleção Sergipana
Outras informações
Proprietário Estado de Sergipe
Administrador Governo de Sergipe - Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) - ADESE
Arquiteto Aurelino Teles

O Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Batistão, é um estádio de futebol localizado em Aracaju[1] e construído em 9 de julho de 1969. Desde sua inauguração o estádio já recebeu alguns amistosos da Seleção Brasileira. Nas décadas de 70 e 80 era o palco dos clubes sergipanos que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A, recebendo dessa forma todos os principais clubes do Brasil e os principais atletas da época. Hoje, esporadicamente recebe jogos de maior importância a nível nacional, tal como Copa do Brasil e, mais recentemente, da 4ª rodada do 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 que teve como mandante o Esporte Clube Bahia[2][3][4][5].

Para a Copa do Mundo de 2014 o estádio foi escolhido como Centro de Treinamento para a seleção da Grécia[6][7]. Estabelece-se, desse modo, o fortalecimento do vínculo entre dois povos que tem por tradição a simplicidade e o grande acolhimento aos seus visitantes. Laço este que promete auxiliar o apoio da torcida local com presságios de boa sorte na disputa do Mundial.[8]

O Batistão representa o principal palco para as seguintes competições profissionais que estruturam o calendário desportivo anual envolvendo clubes sergipanos:

Ademais, se observa a possibilidade da prática do Críquete que, tal como os esportes tradicionalmente olímpicos Rugby e o Hóquei na grama que já estão garantidos em 2016, pode também ser incluída dentre todas demais modalidades olímpicas.

Portanto vislumbra-se, com o auxílio da disponibilidade pelo uso da arena, a gestação de medalhistas olímpicos sergipanos das mais variadas modalidades possíveis.

História

Seu primeiro administrador foi o famoso radialista José Carvalho, o qual manteve por 53 anos no ar (ao vivo) o Programa "Cooperativismo em Foco", onde reportava todas as manifestações de cooperativas tanto no Estado de Sergipe como no Brasil. José Carvalho foi merecedor de diversas homenagens dentre as quais está a Medalha do Pacificador, maior honra recebida por um civíl por parte do Exército Brasileiro [carece de fontes?].

Jogo inaugural

Com público de 45.058 pessoas, ocorreu no dia 9 de julho de 1969 um jogo amistoso comemorando a inauguração do Batistão envolvendo os times da Federação Sergipana de Desportos/FSD e a Seleção Brasileira de Futebol.[9]

Com gols de Toninho Guerreiro (2), Clodoaldo, Gerson, Paulo César Caju, Paulo Borges e Beto (contra), para o selecionado nacional, e de Vevé e Fernando, para o selecionado sergipano, a Seleção Brasileira venceu a sergipana por 8 a 2, num amistoso apitado pelo árbitro Armando Marques. O 1º gol marcado no Batistão foi de Toninho Guerreiro, pela Seleção Brasileira. Por sua vez, Clodoaldo, na época jogador do Santos FC, foi o 1º sergipano a marcar um gol no estádio, porém pela Seleção Brasileira. Vevé, o " Canhão do Bairro Industrial", marcou o 1º gol de um sergipano radicado no estado, e o zagueiro Beto, do Olímpico, marcou o 1º gol contra da história do Batistão.[9]

Atletas

Seleção Sergipana
Jogador Time
Gilton Confiança
Marcelo Itabaiana
Augusto Itabaiana
Zé Américo Cotinguiba
Mario Portela Sergipe
Vidal Confiança
Beto Olímpico de Aracaju
Zé Paulo Itabaiana
Gecélio Sergipe
Zé Arlindo Confiança
Evangelista Confiança
Tatica Itabaiana
Bené Sergipe
Caroço Cotinguiba
Paulo Lumumba Grêmio / Ex-Confiança
Beto Confiança
Piranha Lagarto
Vevé Confiança
Edmílson Itabaiana
Joel Sergipe
Fernando Sergipe
Treinador
Edmur Cruz - Itabaiana
Seleção Brasileira
Jogador Time
Félix Fluminense
Lula Corinthians
Carlos Alberto Torres Santos
Zé Maria Portuguesa
Djalma Dias Atlético Mineiro
Brito Vasco da Gama
Piazza Santos
Joel Camargo Santos
Rildo Santos
Clodoaldo Santos
Gérson Botafogo
Jairzinho Botafogo
Paulo Borges Corinthians
Tostão Cruzeiro
Toninho Guerreiro Santos
Pelé Santos
Edu Santos
Paulo Cézar Lima Botafogo
Treinador
João Saldanha

História recente

Maiores públicos pagantes em 2013

Os maiores públicos pagantes no Batistão foram:

Público Mandante Placar Visitante Data Competição
1 13.559 Bahia Bahia 2–1[10] Rio de Janeiro Botafogo 5 de junho Brasileirão Série A 2013
2 13.422 Sergipe Aracaju 2–2 Aracaju Confiança 17 de março Sergipão 2013
3 10.174 Confiança Aracaju 0–1 Aracaju Sergipe 1 de maio Sergipão 2013
4 9.011 Sergipe Aracaju 3–2 Carmópolis River Plate-SE 26 de maio Sergipão 2013
5 7.166 Confiança Sergipe 0–0 Pernambuco Sport 3 de fevereiro Copa do Nordeste 2013

Projeto Arena Batistão

O Governo de Sergipe iniciou, em 2009, um ambicioso projeto com objetivo sobre a ampliação do Batistão: sua capacidade passaria de 14.000 para 40.000 pessoas.[11] A partir de então, já em 2010, realizam-se uma série de reuniões semanais com a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo de engenharia para sua reforma. Acreditou-se que, em agosto de 2010, se estaria com o projeto de planificação das obras finalizado partindo-se, então, para o início do processo de licitação.

De acordo com o projeto, o Governo iria construir uma arquibancada superior de 2,3 mil metros quadrados, haveria um mini-shopping com área de 5,3 mil metros quadrados e um estacionamento coberto de 3,8 mil metros. A arquibancada inferior aumentaria de 8,1 mil m² para 11 mil m².

O projeto que esteve orçado em 87 milhões de reais, iria modernizar o estádio e fortalecer o pleito de Sergipe para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

No entanto, postergando o desejo da população sergipana em possuir um estádio condizente com a crescente pujança econômica apresentada pelo Estado de Sergipe na última década, ocorreu o desmembramento do projeto anteriormente apresentado. Assim, firmou-se o planejamento de melhorar prioritariamente as condições de modernização do Batistão mas, ao mesmo tempo, se iniciar a mobilização para a criação de uma nova Arena Desportiva na região da Zona de Expansão, cuja capacidade correspondesse o total da área populacional representativa de Sergipe e sua importância estratégica na capital Aracaju.[12] Datado em junho de 2013, o espaço desportivo encontra-se fechado para reforma.[13][14]

Clubes mandantes

No corrente ano em atividade, os seguintes clubes mandam seus jogos no Batistão:

Futebol

Futebol Americano

Rugby

Como chegar

  • Quem vem da região da Orla de Atalaia: Defronte aos Arcos da Orla de Atalaia toma-se o entroncamento com a Avenida Rotary, contorna-se a rotatória e segue-se sempre reto pela Avenida Beira-Mar. Nesse momento da rota se poderá encontrar alguns pontos de referência durante a trajetória: o Restaurante O Miguel na segunda sinaleira à esquerda, o Farol do bairro da Farolândia na terceira sinaleira à esquerda, seguido pelo Parque dos Cajueiros à direita e, mais a frente, o RioMar Shopping também à direita. Segue-se reto o fluxo da avenida até que se chegará no calçadão do bairro Treze de Julho. Daí, logo após se ultrapassar o pequeno mirante localizado ao seu final, vire na próxima sinaleira à esquerda onde está o Posto de gasolina na esquina. Siga em frente na Avenida Anísio de Azevedo Cruz (avenida da canal) até o próximo cruzamento onde, na Rua Cedro, se encontrará a entrada do estádio.
  • Quem vem pela BR-101: Utilizando o acesso central da BR-101, seguir sempre pela avenida de entrada da cidade José Oswaldo Aranha. Entre à direita na altura do Fórum de Aracaju e siga sempre reto. Aí nesse trajeto se poderá observar a rodoviária interestadual à direita, Faculdade Pio X também à direita e mais a frente se seguirá reto ultrapassando os Viadutos do Detran, Manoel Celestino Chagas, e o Marcelo Carvalho Deda quando se poderá visualizar tanto o Terminal de Ônibus do D.I.A. como o teatro Tobias Barreto em seu anexo. Assim, se mantendo na referida via se chegará à bifurcação da Avenida Beira-Mar. Seguindo o caminho à esquerda, se observa o Parque da Sementeira mais a frente à esquerda e em seguida o RioMar Shopping à direita. Segue-se reto o fluxo da avenida até que se chegará no calçadão do bairro Treze de Julho. Daí, logo após se ultrapassar o pequeno mirante localizado ao seu final, vira-se na próxima sinaleira à esquerda onde está o Posto de gasolina na esquina (do lado direito). Segue-se em frente na Avenida Anísio de Azevedo Cruz (avenida da canal) até o próximo cruzamento onde, na Rua Cedro, se encontrará a entrada do estádio.
  • Quem vem pela SE-201 via ponte Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros: Chegando na cidade pelo acesso norte da SE-201, deve-se seguir pela Avenida Ivo do Prado até chegar na sinaleira do Posto Shell. Em seguida se observa o Iate Clube à esquerda e depois Posto da canal à direita após a curva do Iate Clube. Vire à direita e siga sempre em frente e no cruzamento se chegará ao Estádio Lourival Baptista.
  • Quem vem pela SE-100 via ponte Joel Silveira: Chegando na cidade pelo acesso sul da SE-100, deve-se seguir pela Rodovia dos Náufragos toda vida. Após contornar por detrás do aeroporto a avenida Hildete Falcão, vire à direita na bifurcação com a sinaleira. Siga reto até o cruzamento do restaurante O Miguel e vire à esquerda para tomar a avenida Beira-mar. Pronto! Seguindo da mesma forma os pontos referenciais citados anteriormente nesse ponto chega-se prontamente à Arena.
  • Quem desembarca na rodoviária interestadual José Rollemberg Leite: Ir a pé ao terminal local de ônibus anexo à rodoviária e pegar um dos coletivos indicados abaixo.

Ônibus

Para se tomar um ônibus na cidade de Aracaju é bastante simples: a localidade se utiliza do Sistema Integrado de Transporte Urbano, ou seja, se pode circular por toda a cidade pagando uma única passagem, da origem ao destino, trocando se necessário, de ônibus nos terminais de integração. Dentre estes destacam-se: Terminal D.I.A., Terminal Zona Sul (Orla), Terminal Centro, Terminal Mercado, Terminal Zona Oeste, Terminal Maracaju, Terminal Campus UFS, Terminal Luiz Garcia Sistema, Terminal Conj. Augusto Franco, Terminal Conj. Bugio e Terminal Av. Rio Branco.

Linha Origem Empresa Tarifa
2001 CIC1 CIRCULAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO 01[15] Viação Progresso R$ 3,10
200 CIC2 CIRCULAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO 02[16] Tropical Transportes R$ 3,10

Informações Úteis

  • Estádio Estadual Lourival Baptista (Batistão)
  • Entrada Mandante: Rua Cedro, S/N. Bairro São José
  • Entrada Visitante: Rua Campo do Brito, S/N. Bairro São José
  • Distância do centro: 4 km
  • Distância dos Arcos da Orla de Aracaju: 7,5 km
  • Aracaju - Sergipe

Referências

  1. a b «Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) - página 70» (PDF). Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 15 de setembro de 2009. Consultado em 2 de maio de 2010 
  2. «Governo de Sergipe anuncia jogo Bahia x Botafogo para o Batistão.Partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro marcada para Feira de Santana é transferida para a capital sergipana, segundo autoridades.». GE Sergipe. 24 de maio de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013 
  3. «Bahia x Botafogo: ingressos à venda a partir de terça-feira em Aracaju Equipes se enfrentam na quarta pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.». GE Sergipe. 29 de maio de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013  line feed character character in |título= at position 71 (ajuda)
  4. «Botafogo volta ao Lourival Baptista para jogo de Brasileirão após 30 anos.Última vez em que o time da estrela solitária esteve no estádio de Aracaju pelo Brasileiro foi em 1983, contra o Sergipe: relembre outros jogos.». GE Sergipe. 5 de junho de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013 
  5. «Com lotação máxima, sergipanos se despedem do 'velho' Estádio Batistão.Vitória de virada do Bahia sobre o Botafogo por 2 a 1 dá fim a um ciclo de 44 anos. Ordem de Serviço da Arena deve ser assinada na próxima semana.». GE Sergipe. 5 de junho de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013 
  6. «Estádio Batistão já está pronto para receber seleção da Grécia em junho.Novos refletores, novo gramado e cadeiras deixam praça esportiva diferente.». GE Sergipe. 27 de maio de 2014. Consultado em 28 de maio de 2014 
  7. «Confira fotos do fim da preparação do Batistão para receber a seleção grega Delegação da Grécia chega em Aracaju no dia 7 de junho.». GE Sergipe. 28 de maio de 2014. Consultado em 28 de maio de 2014  line feed character character in |título= at position 76 (ajuda)
  8. «Sergipanos poderão acompanhar treino da Grécia no Batistão.Segundo Secretário de Esporte de Sergipe, Gilson Dória, seleção grega é obrigada pela FIFA a fazer um treino aberto ao público. Data ainda será definida.». GE Sergipe. 17 de maio de 2014. Consultado em 27 de maio de 2014 
  9. a b Seleção Sergipana x Seleção Brasileira em 1969, em Itabi Infonet
  10. «Com dois de Fernandão, Bahia vira sobre o Botafogo e encosta no G-4.Tricolor de Aço vence por 2 a 1 no último jogo do Batistão antes das reformas e tira invencibilidade do Alvinegro, que perde chance de ser líder.». GE Sergipe. 5 de junho de 2013. Consultado em 11 de junho de 2013 
  11. «Governador anuncia audacioso projeto de reforma e ampliação do Batistão.Mais de R$ 87 milhões serão investidos na obra, que deverá ser inciada em março de 2010.». ASN Sergipe. 09 de Julho de 2009. Consultado em 5 de junho de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  12. «'Batistão será construído quase que do zero', afirma secretário de esportes Reforma do Estádio custará mais de R$ 15 mi aos cofres públicos e tem entrega prevista para abril de 2014, na fase final do Campeonato Sergipano.». GE Sergipe. 19 de março de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013  line feed character character in |título= at position 76 (ajuda)
  13. «Marcelo Déda dinamiza providências para início da obra do Batistão.Governador e secretários vão buscar soluções para retirar de forma amigável as famílias que residem irregularmente na área.». ASN Sergipe. 10 de maio de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013 
  14. «05/06/2013 08h35 - Atualizado em 05/06/2013 08h35 Antes de reforma, velho Batistão se despede em jogo do Brasileiro Bahia e Botafogo disputam nesta quarta-feira última partida no Lourival Baptista, em Aracaju, antes de obras que devem durar 18 meses.». GE Sergipe. 5 de junho de 2013. Consultado em 5 de junho de 2013  line feed character character in |título= at position 50 (ajuda)
  15. «Linhas, Horários e Itinerários dos Ônibus.». SMTT. 14 de dezembro de 2013. Consultado em 22 de Janeiro de 2014 
  16. «Linhas, Horários e Itinerários dos Ônibus.». SMTT. 14 de dezembro de 2013. Consultado em 22 de Janeiro de 2014 

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.