Universidade Federal da Paraíba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎João Pessoa: Cidade Universitária e Campus de Mangabeira são os nomes mais conhecidos.
Hito09 (discussão | contribs)
Informações falsas, como: a melhor universidade do Brasil e a 3° em oferta de vagas, sendo que era a 3° que tinha mais déficit e foi "classificada" por números de vagas
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 30: Linha 30:
Possui cinco campi: Campus I e Campus V em [[João Pessoa]], Campus II em [[Areia (Paraíba)|Areia]], Campus III em [[Bananeiras]], e Campus IV em [[Rio Tinto (Paraíba)|Rio Tinto]] e [[Mamanguape]]. A sede da universidade é o Campus I e localiza-se no bairro do [[Castelo Branco (João Pessoa)|Castelo Branco]] da capital do estado.
Possui cinco campi: Campus I e Campus V em [[João Pessoa]], Campus II em [[Areia (Paraíba)|Areia]], Campus III em [[Bananeiras]], e Campus IV em [[Rio Tinto (Paraíba)|Rio Tinto]] e [[Mamanguape]]. A sede da universidade é o Campus I e localiza-se no bairro do [[Castelo Branco (João Pessoa)|Castelo Branco]] da capital do estado.


A UFPB é a maior universidade federal do nordeste e terceira maior do Brasil em número de oferta de vagas para o ensino superior<ref>{{Citar web|url=http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/02/nove-universidades-federais-somam-deficit-de-r-400-milhoes-em-2015.html|titulo=Nove universidades federais somam déficit de R$ 400 milhões em 2015|acessodata=2016-02-29|website=Educação|lingua=pt-BR}}</ref>. É reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.<ref>http://www.geo.com.br/noticias-educionais/434-ufpb-esta-entre-as-melhores-universidades-da-america-latina</ref> Ganhando prêmios como: "Top User Award 2013" e ficando em 3º lugar no projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do "Santander Universidades". A Universidade Federal da Paraíba, também possui o 1º lugar nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Secretariado Executivo e Turismo, avaliados pelo CPC.<ref>http://www.focandoanoticia.com.br/ufpb-e-ufcg-estao-entre-as-cinco-melhores-universidades-do-nordeste/</ref>.
A UFPB é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.<ref>http://www.geo.com.br/noticias-educionais/434-ufpb-esta-entre-as-melhores-universidades-da-america-latina</ref> Ganhando prêmios como: "Top User Award 2013" e ficando em 3º lugar no projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do "Santander Universidades". A Universidade Federal da Paraíba, também possui o 1º lugar nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Secretariado Executivo e Turismo, avaliados pelo CPC.<ref>http://www.focandoanoticia.com.br/ufpb-e-ufcg-estao-entre-as-cinco-melhores-universidades-do-nordeste/</ref>.


== História ==
== História ==

Revisão das 00h32min de 16 de maio de 2016

Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba
UFPB
Lema Sapientia Ædificat
Fundação 13 de janeiro de 1934 (90 anos) (Primeira faculdade isolada)[1]

02 de dezembro de 1955 (68 anos) (Universidade da Paraíba)[2]

Tipo de instituição Pública, Federal
Mantenedora Ministério da Educação
Localização João Pessoa, Paraíba
Funcionários técnico-administrativos 3734
Reitor(a) Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Vice-reitor(a) Eduardo Ramalho Rabenhorst
Docentes 2568
Total de estudantes 38291
Graduação 44019
Pós-graduação 7377
Campi João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape
Afiliações CRUB, RENEX
Orçamento anual 1 150 864 746,00 (2014)[3]
Página oficial www.ufpb.br

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma universidade pública federal brasileira mantida pelo Governo Federal e localizada no Estado da Paraíba.

Possui cinco campi: Campus I e Campus V em João Pessoa, Campus II em Areia, Campus III em Bananeiras, e Campus IV em Rio Tinto e Mamanguape. A sede da universidade é o Campus I e localiza-se no bairro do Castelo Branco da capital do estado.

A UFPB é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.[4] Ganhando prêmios como: "Top User Award 2013" e ficando em 3º lugar no projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do "Santander Universidades". A Universidade Federal da Paraíba, também possui o 1º lugar nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Secretariado Executivo e Turismo, avaliados pelo CPC.[5].

História

A Universidade da Paraíba, de responsabilidade estadual, foi fundada por iniciativa de José Américo de Almeida, em 1955, a partir da reunião de onze cursos de nível superior que já existiam no estado, entre eles o curso de Agronomia, que deu origem a universidade. Sua criação se deu primeiramente através da Lei Estadual Nº 1.366[6], de 2 de dezembro de 1955. Cinco anos depois, em 13 de dezembro, a Lei Nº 3.835 federalizou a então chamada Universidade da Paraíba, que assumiu, enfim, sua denominação atual.

José Américo de Almeida

O primeiro curso superior da Paraíba foi o curso de Agronomia oferecido pela Escola de Agronomia do Nordeste, na cidade de Areia, em 1934. A partir daí, foram abertos vários cursos isoladamente por ações, principalmente, de entidades classistas.

Desmembramento

Em 2002, a Universidade Federal da Paraíba, então formada pelos campi de João Pessoa, Bananeiras, Areia, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa, foi desmembrada para formação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).[7] Esta abrangeu, a partir de então, os campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, ao passo que a UFPB ficou com os campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras, sendo criado posteriormente o campus do Litoral Norte, formado por duas cidades: Mamanguape e Rio Tinto e o Campus V em Mangabeira.

Expansão

Através do Reuni, um programa do Governo Federal brasileiro de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais, a UFPB desde 2008 [8], prevê o aumento do número de vagas da universidade, além de criar dezenas de novos cursos, como por exemplo: engenharia química, engenharia de computação, cinema e audiovisual e outros.

Está previsto também a criação de dois novos campus nas cidades de Guarabira e Pedras de Fogo.

A UFPB em Números

Segundo dados do Relatório de Gestão de 2013, a universidade tem: dezesseis centros de ensino (sendo treze em João Pessoa, um em Areia, um em Bananeiras e um no Litoral Norte), 57 departamentos acadêmicos, 139 cursos de graduação (sendo 130 presenciais e 9 a distância), 15 cursos de especialização, 57 cursos de mestrado, 34 cursos de doutorado, 2.568 professores, 3.734 funcionários técnico-administrativos e 45.067 alunos matriculados (sendo 32.829 na Graduação Presencial, 6.776 na Graduação à Distância e 5.472 na Pós-Graduação sendo 3.754 stricto sensu e 1708 lato sensu).

A instituição ainda possui 2 escolas de ensino médio e profissional: Escola Técnica de Saúde (CCS) e Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CCHSA), 333 laboratórios, 1 biblioteca central e 14 setoriais, 1 TV universitária (TV UFPB Canal 43 - UHF), 1 Editora, 1 hospital universitário (HULW), 1 hospital veterinário (CCA), 4 restaurantes, 9 residências, 2 teatros e o Instituto de Desenvolvimento da Paraíba[9].

Graduação

A UFPB oferece 138 cursos, sendo 127 presenciais e 11 à distância, dentre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Ao final de 2014, estavam matriculados 44.019 alunos nos cursos de graduação, dos quais 30.583 alunos na graduação presencial e 6.059 alunos na graduação à distância[10]. O ingresso dos cursos é feito através do Sisu[11], exceto para os cursos de Dança, Música e Teatro, que possuem processo seletivo especial[12].


Ciências Biológicas
Ciências Exatas e da Natureza
Ciências Humanas e Sociais


Campi

João Pessoa

CCEN - UFPB (João Pessoa)

A UFPB possui dois campi na cidade de João Pessoa: Campus I e Campus V.

O Campus I é o campus principal da UFPB e está localizado no bairro Castelo Branco. Conhecido popularmente por Cidade Universitária e mais recentemente também por Campus Sede devido ao Campus V, o Campus I é a sede administrativa da UFPB. Funcionam neste campus os seguintes centros de ensino, pesquisa e extensão universitária[13]:

 O Campus V está localizado no bairro de Mangabeira. Oficialmente Campus Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e conhecido popularmente como Campus de Mangabeira, foi criado em 2012 dentro do programa Reuni[26]. Entrou em funcionamento em 2014 quando o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional deixou suas instalações temporárias no Centro de Tecnologia do Campus I e mudou-se para as suas instalações definitivas no Campus V[27]. Em 2015, o Centro de Informática também mudou-se de suas antigas instalações do Campus I para o Campus V[28]. Funcionam neste campus:

Dois outros equipamentos, Escola de Iniciação Científica e Tecnológica (EICT) e Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), foram previstos na resolução de criação do Campus V, porém ainda não foram implantados.

Areia

A cidade de Areia abriga o Campus II da UFPB, composto pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA)[31]. Foi criado em 1934 como Escola de Agronomia da Parahyba e depois inaugurado em 1936, sendo o primeiro estabelecimento de Ensino Superior na área civil da Paraíba. O Bacharelado em Agronomia é, portanto, o curso superior mais antigo da UFPB[32].

Bananeiras

A cidade de Bananeiras abriga o Campus III da UFPB, composto pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA)[3], antigo Centro de Formação de Tecnólogos. O que hoje se constitui o Campus III foi o "Patronato Agrícola Vidal de Negreiros", surgido na década de 20[33].

A história do ensino de Graduação, ainda com a denoninação de Centro de Formação de Tecnólogos, começa em setembro de 1976, com a criação do Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, de curta duração, hoje curso de Bacharelado em Administração, sendo um dos mais conceituados do estado.

Rio Tinto e Mamanguape

As cidades de Rio Tinto e Mamanguape abrigam o Campus IV da UFPB, composto pelo Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)[34]. Conhecido popularmente como Campus Litoral Norte, foi estabelecido no ano de 2007 no litoral norte paraibano.

Órgãos Suplementares

  • Biblioteca Central: A Biblioteca Central está localizada no Campus I. Dispõe de diversos produtos e serviços para usuários da própria UFPB ou externos à instituição. O acesso aos produtos e serviços da biblioteca, pode acontecer por meio do uso presencial nas instalações da própria organização, ou por meio de acesso ao seu portal eletrônico.
  • Superintendência de Tecnologia da Informação (STI);
  • Editora Universitária;
  • Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU);
  • Núcleos de Pesquisa e Extensão.


Biblioteca Central da UFPB

Ver Também

Ligações Externas

Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. Universidade Federal da Paraíba (23 de setembro de 2011). «Orçamento Interno 2014» (PDF). Consultado em 21 de Maio de 2015 
  4. http://www.geo.com.br/noticias-educionais/434-ufpb-esta-entre-as-melhores-universidades-da-america-latina
  5. http://www.focandoanoticia.com.br/ufpb-e-ufcg-estao-entre-as-cinco-melhores-universidades-do-nordeste/
  6. http://www.ufpb.br/sods/secretaria/Lei%201366.htm
  7. http://www.ufpb.br/content/hist%C3%B3rico
  8. http://www.ufpb.br/reuni/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=33
  9. Universidade Federal da Paraíba (1 de novembro de 2015). «Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba». Herbert Gomes. Consultado em 1 de novembro de 2015 
  10. Universidade Federal da Paraíba (2015). «Relatório de Gestão 2014» (PDF). Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  11. Ministério da Educação (2016). «Termo de Adesão da UFPB à 1a. edição de 2016 do Sisu». Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  12. Universidade Federal da Paraíba (2015). «Edital PRG Nº 52/2014: Processo Seletivo de Conhecimento Específico 2015» (PDF). Consultado em 9 de janeiro de 2015 
  13. «Centros de Ensino | Universidade Federal da Paraíba». www.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  14. «Centro de Biotecnologia - UFPB». cbiotec.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  15. «Centro de Ciências Exatas e da Natureza - UFPB». www.ccen.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  16. «Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - UFPB». Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - UFPB. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  17. «Centro de Ciências Jurídicas - UFPB». www.ccj.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  18. «CCJ – Santa Rita | CCJ». www.ccj.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  19. «Centro de Ciências Médicas - UFPB». www.ccm.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  20. «Centro de Ciências da Saúde - UFPB». www.ccs.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  21. «Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPB». ccsa.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  22. «Centro de Comunicação, Turismo e Artes - UFPB». ccta.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  23. «Centro de Educação - UFPB». ce.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  24. «Centro de Energias Renováveis - UFPB». cear.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  25. «Centro de Tecnologia - UFPB». ct.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  26. Universidade Federal da Paraíba (2012). «Resolução Nº 19/2012 do CONSUNI da UFPB» (PDF). Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  27. «Mudança da Biblioteca do CTDR e início das atividades». www.ctdr.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  28. «CI faz colação de grau no campus de Mangabeira | Universidade Federal da Paraíba». www.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  29. «Centro de Informática - UFPB». Centro de Informática - UFPB. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  30. «Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional - UFPB». Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  31. «Centro de Ciências Agrárias - CCA/UFPb». www.cca.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  32. «Instituição - Histórico». www.cca.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  33. «CCHSA - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - O CCHSA». www.cchsa.ufpb.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016 
  34. «Centro de Ciências Aplicadas e Educação - UFPB». UFPB CAMPUS IV - CCAE - Centro de Ciências Aplicadas e Educação. Consultado em 9 de janeiro de 2016