Álvaro Martins dos Santos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 57: Linha 57:
Com o passar do tempo, a sua obra, que é composta por mais de 100 trabalhos editados, ganha cada vez mais importância. Atualmente, é alcunhado como Mestre.
Com o passar do tempo, a sua obra, que é composta por mais de 100 trabalhos editados, ganha cada vez mais importância. Atualmente, é alcunhado como Mestre.


Em 2015, André Almeida Rodrigues, familiar de Álvaro Martins, produziu e realizou "O Barbeiro Guitarrista"<ref>{{Citar web|título = O Barbeiro Guitarrista|URL = http://andrealmeidarodrigues.tk/obarbeiroguitarrista/|obra = O Barbeiro Guitarrista|acessadoem = 2016-01-05|língua = pt-PT}}</ref>, um pequeno documentário sobre este artista, no âmbito do Mestrado Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa. Este filme conta com os depoimentos de Angelo Jorge (viola de fado), Armindo Álvaro (filho de Álvaro Martins), Fernando João (fadista), Humberto Teixeira (empresário de fado), Rodrigo (fadista) e Torre da Guia (poeta e letrista), foi nomeado ao Sophia Estudante (2ª Edição) na categoria de documentário e selecionado para festivais de cinema de diversos países.
Em 2015, André Almeida Rodrigues, familiar de Álvaro Martins, produziu e realizou "O Barbeiro Guitarrista"<ref>{{Citar web|título = O Barbeiro Guitarrista|URL = http://andrealmeidarodrigues.tk/obarbeiroguitarrista/|obra = O Barbeiro Guitarrista|acessadoem = 2016-01-05|língua = pt-PT}}</ref>, um pequeno documentário sobre este artista, no âmbito do Mestrado Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa. Este filme conta com os depoimentos de Angelo Jorge (viola de fado), Armindo Álvaro (filho de Álvaro Martins), Fernando João (fadista), Humberto Teixeira (empresário de fado), Rodrigo (fadista) e Torre da Guia (poeta e letrista), venceu Prémio Latino Melhor Curta-Metragem (Marbella, 2016), foi nomeado ao Sophia Estudante (2ª Edição) na categoria de documentário e selecionado para festivais de cinema de diversos países.


<!-- —————— Fim! —————— -->== Discografia ==
<!-- —————— Fim! —————— -->== Discografia ==

Revisão das 17h56min de 21 de maio de 2016

Nome Completo: Álvaro Augusto Martins dos Santos
Nome Artístico: Álvaro Martins
Nascimento: 27 de maio de 1918
Origem: Padrão da Légua, Matosinhos
País: Portugal
Falecimento: 8 de novembro de 2003 (85 anos)
Género: Fado
Ocupações: Intérprete de guitarra portuguesa, compositor, letrista e acompanhador de fados

Álvaro Augusto Martins dos Santos (Padrão da Légua, 27 de maio de 1918 – Padrão da Légua, 8 de novembro de 2003), mais conhecido por Álvaro Martins, foi intérprete de guitarra portuguesa, compositor e letrista para além de acompanhador de fados.

O seu nome é desconhecido para a maioria das pessoas devido ao facto de ter feito grande parte da sua carreira no Porto.

Até a sua morte, em novembro de 2003, Álvaro Martins acompanhou os grandes nomes do fado da sua época e deixou mais de 100 trabalhos editados.

Biografia

Filho de Joaquim Martins dos Santos, barbeiro, e de Alzira Rosa Martins, foi na barbearia do seu pai, onde atualmente está localizado o estabelecimento “O Caderno”, que Álvaro Martins começou a tocar aos 5 anos de idade. Nessa época, nas barbearias era frequente haver uma guitarra portuguesa e uma viola para os clientes e/ou os barbeiros tocarem.

Entretanto, Álvaro Martins começou a tocar em outros estabelecimentos e acompanhar João Gago, tio de 2º grau de Angelo Jorge, um dos violas que o mais acompanhou.

E aos 12 anos de idade, Álvaro Martins tocou pela primeira na vez na antiga Emissora Nacional.

Nos anos 50 do século passado, José Maria Nóbrega, atualmente um dos grandes violas de Fado, estabeleceu-se no Padrão da Légua como alfaiate. Nesta zona do concelho Matosinhos, José Maria Nóbrega conheceu Álvaro Martins, que o lançou no Fado[1]. No final desta década, em 1959, a sua música “Noite” foi incluída no disco "Amália Rodrigues"[2] e acompanhou Fernando Farinha no Coliseu do Porto no dia 25 de Outubro.

Em 1965, Álvaro Martins conheceu o poeta Torre da Guia no restaurante típico A Candeia.

Torre da Guia como poeta e Álvaro Martins como compositor tornaram-se na dupla criadora de grandes Fados como "Pão de Gestos", que se tornou um sucesso popular nos anos 80 do século passado na voz de Beatriz da Conceição e Rodrigo, ou "Olhai a Noite", que é cantado por centenas de fadistas (por exemplo, Tony de Matos, Fernando Maurício, Fernando Gomes, Fernando João, António Calvário, etc.).

Durante a sua carreira, Álvaro Martins fez muitas digressões nas comunidades de emigrantes portugueses e não só como acompanhador de Fados mas também como solista. Estados Unidos da América, Brasil, França ou Moçambique são alguns dos países.

Entre os muitos violas de Fado, que formaram dupla com Álvaro Martins, destacam-se José Maria Nóbrega, José Maria de Carvalho, Mário Lopes, Manuel Carvalho e Angelo Jorge.

E entre os fadistas, que foram acompanhados à guitarra portuguesa por Álvaro Martins, destacam-se Amália Rodrigues, Fernando Farinha, Fernando Maurício, Tristão da Silva, entre outros grandes fadistas.

Álvaro Martins faleceu a 8 de novembro de 2003 com 85 anos de idade no Padrão da Légua, a sua terra natal.

Com o passar do tempo, a sua obra, que é composta por mais de 100 trabalhos editados, ganha cada vez mais importância. Atualmente, é alcunhado como Mestre.

Em 2015, André Almeida Rodrigues, familiar de Álvaro Martins, produziu e realizou "O Barbeiro Guitarrista"[3], um pequeno documentário sobre este artista, no âmbito do Mestrado Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa. Este filme conta com os depoimentos de Angelo Jorge (viola de fado), Armindo Álvaro (filho de Álvaro Martins), Fernando João (fadista), Humberto Teixeira (empresário de fado), Rodrigo (fadista) e Torre da Guia (poeta e letrista), venceu Prémio Latino Melhor Curta-Metragem (Marbella, 2016), foi nomeado ao Sophia Estudante (2ª Edição) na categoria de documentário e selecionado para festivais de cinema de diversos países.

Discografia

Guitarradas - Acompanhado à viola por José Maria de Carvalho - Rapsódia

Guitarradas de Portugal - Acompanhado à viola por Manuel Carvalho - Ofir

Guitarradas - Com António Proença - Orfeu

Guitarra Portuguesa - Acompanhado à viola por Miguel Costa e José Maria de Carvalho - Ofir

Guitarradas por Álvaro Martins - Acompanhado à viola por Manuel Lopes - Alvorada

Álvaro Martins - Guitarradas - Acompanhado à viola por Angelo Jorge - Horizonte

Maiores sucessos

  • As duas Rosas - Letrista;
  • Avé Maria do Mar - Compositor e intérprete de guitarra portuguesa;
  • Bonsucesso - Compositor e intérprete de guitarra portuguesa;
  • Mas falta escrever na Lua - Compositor;
  • Noite - Compositor e intérprete de guitarra portuguesa;
  • Olhai a Noite - Compositor;
  • Pão de Gestos - Compositor;

Notas

  • Álvaro Martins dizia que era barbeiro de profissão e guitarrista de paixão;
  • Olhai a Noite também surge com o nome Não Passo Bem a Noite;
  • Pão de Gestos também surge com o nome Pão de Gestas;

Referências

  1. «José Maria Nóbrega». Museu do Fado. Consultado em 5 de janeiro de 2016 
  2. «Fundação Amália Rodrigues». www.amaliarodrigues.pt. Consultado em 5 de janeiro de 2016 
  3. «O Barbeiro Guitarrista». O Barbeiro Guitarrista. Consultado em 5 de janeiro de 2016