Campanha da Jordânia (1967): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dsabba77 (discussão | contribs)
Criado ao traduzir a página "Jordanian campaign (1967)"
 
Dsabba77 (discussão | contribs)
Linha 17: Linha 17:
{{Reflist}}1. Siga-me - A história da Guerra dos Seis Dias
{{Reflist}}1. Siga-me - A história da Guerra dos Seis Dias
2. Guerra Dos Seis Dias - Tom Segev
2. Guerra Dos Seis Dias - Tom Segev
{{Guerra dos seis dias}}
[[Categoria:Israel]]
[[Categoria:Jordânia]]

Revisão das 17h44min de 25 de maio de 2016

O Campanha da Jordânia de 1967, foi maior campanha da Guerra dos Seis Dias, a qual resultou em uma vitória arrasadora de Israel sobre  Egito, Síria, Jordânia e Iraque. Para Israel, essa foi a parte mais importante da guerra, que resultou na captura de muitos monumentos Judaicos e Jerusalém pelos Israelenses.

Contexto

Em 5 de junho de 1967, Israel lançou Operação de Foco, em que a Força Aérea Israelense quase aniquilou as forças aéreas do Egito, Jordânia e Síria. Depois de derrotar o Egito no deserto o combate, na Península do Sinai, Israel, voltou a sua atenção para a Jordânia.

Batalha

Rei Hussein da Jordânia possuía uma força de comandos iraquianos além de suas próprias forças. O objetivo Israelenses era de capturar Jerusalem Oriental, a qual estava sobre administração Jordaniana. A principal batalha ocorreu em Jerusalem. O combate também ocorreu na Cisjordânia, onde soldados Jordanianos e Iraquianos defenderam suas posições. Os Israelenses tiveram que  lutar contra as forças Jordanas, que defendiam suas posições a partir de  casamatas e bunkers.  A Batalha da Colina da Munição foi uma das batalhas mais ferozes da guerra, na qual tropas israeleses enfrentaram torpas jordanas em uma colina em Jerusalém ocidental, a qual resultou em  71 soldados Jordanianos e  37 Israelenses foram mortos.[1] Tropas Israelses também conquistaram Belém.As tropas Isrelenses avançaram atrás dos tanques e sem danificar os locais sagrados. Quarenta defensores jordanianos foram mortos, o restante recuou.Os Israelenses avançaram para Jerusalém. Engajando em guerra urbana, em Jerusalém, com o objetivo de chegar à Cidade Velha de Jerusalém.Portão de Mandelbaum foi o primeiro objetivo. Os israelense correram para um ninho de metralhadora camuflada, que derrubou cada soldado que tentou atravessar.Até a vinda de um tanque, o qual neutralizou a posição inimiga Após o portão ser conquistado, os próximos objetivos alcançados foram o portão de Damasco e o Museu Rockefeller. Os quais foram capturados. Após combate corpo a corpo, os israelenses conseguiram romper para a cidade velha. O alto comando israelense emitiu a ordem de não utilizarem blindados na cidade velha. Isto resultou em baixas mais pesadas, mas os israelenses estavam preocupados que muitas relíquias e monumentos judaicos fossem destruídos. Os israelense acabaram que por conquistar a Cidade Velha e puderam voltar a rezar no Muro das Lamentações, após um hiato de 19 anos.

Resultado

Setecentos Jordanianos e dez Iraquianos foram mortos e 2.500 Jordanianos e 30 Iraquianos ficaram feridos, enquanto 550 Israelenses foram mortos, e 2.400 feridos.[citação necessários] As forças Israelenses se dirigiram em seguida para as colinas de Golã, então território sob domínio Sírio . Depois de combater as tropas Sírias,os Israelenses ocuparam as colinas de Golã.

Referências

  1. Fendel, Hillel (16 May 2007). «Jerusalem Day: Remembering the Critical Ammunition Hill Battle». Israel National News. Consultado em 26 March 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

1. Siga-me - A história da Guerra dos Seis Dias

2. Guerra Dos Seis Dias - Tom Segev