Conferência de Ialta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 11: Linha 11:
* [[Lista de conferências da Segunda Guerra Mundial|Lista de conferências da Segunda Guerra Mundial]]
* [[Lista de conferências da Segunda Guerra Mundial|Lista de conferências da Segunda Guerra Mundial]]
* [[Conferência de Potsdam]]
* [[Conferência de Potsdam]]
* [[Operação Weistprung]] - operação [[nazista]], comandada por [[Otto Skorzeny]], para assassinar Stálin, Churchill e Roosevelt durante a [[Conferência de Teerã]].
* [[Operação Weitsprung]] - operação [[nazista]], comandada por [[Otto Skorzeny]], para assassinar Stálin, Churchill e Roosevelt durante a [[Conferência de Teerã]].


==Bibliografia==
==Bibliografia==

Revisão das 15h18min de 28 de maio de 2016

Churchill, Roosevelt e Stalin durante a conferência.

A Conferência de Ialta, ou Conferência de Yalta, também chamada de Conferência da Crimeia, é composta por um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 no Palácio Livadia, na estação balneária de Yalta, nas margens do Mar Negro, na Crimeia. Foi a segunda das três conferências em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas (a anterior ocorreu em Teerã, e a posterior em Potsdam).

Os chefes de governo dos Estados Unidos (Franklin D. Roosevelt) e da União Soviética (Josef Stalin), e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) reuniram-se em segredo em Ialta para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste.

Em 11 de fevereiro de 1945, eles assinam os acordos cujos objetivos são de assegurar um fim rápido à guerra e a estabilidade do mundo após a vitória final.

Estes acordos são essenciais para a compreensão do mundo pós-guerra. Mesmo se suas interpretações pelos historiadores são diversas e variadas, vários deles estão de acordo sobre diversos pontos dos acordos. As diretrizes afirmadas nesta reunião determinaram boa parte da ordem durante a Guerra Fria, precisando as zonas de influência e ação dos blocos antagônicos, capitalista e socialista. Contudo, em 1991, após a queda da União Soviética, o ambiente internacional entrou em um período de transição, abandonando estes preceitos.

Ver também

Bibliografia

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Conferência de Ialta
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.