Estreito de Querche: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Renato de carvalho ferreira moveu Estreito de Kerch para Estreito de Querche
(Sem diferenças)

Revisão das 03h32min de 30 de maio de 2016

Localização do estreito de Kerch.
Estreito de Kerch. Vista da costa da Crimeia

O estreito de Kerch (em russo: Керченский пролив) é um estreito que liga o mar Negro e o mar de Azov, separando a Crimeia, a oeste, da península de Taman, a leste. O estreito tem 4,5 a 15 km de largura e até 18 m de profundidade. O porto mais importante é a cidade de Kerch.

O transporte por ferry através do estreito foi inaugurado em 1952, ligando a Crimeia e o Krai de Krasnodar (linha Port Krym - Port Kavkaz). No início, havia quatro navios trem-ferry; mais tarde, três navios carro-ferry foram adicionados. O transporte ferroviário continuou durante quase 40 anos. Ferries de trem tornaram-se velhos no final dos anos 1980 e foram retirados de operação. No outono de 2004 novos navios foram postos à disposição, e o transporte ferroviário foi restabelecido.

Diversas tentativas têm sido feitas para a construção de uma ponte sobre o Estreito de Kerch para substituir o ferry, mas a difícil configuração geológica da área torna os projetos de ponte caros demais.

Diversas usinas de processamento de peixes localizam-se na costa do estreito. A estação de pesca começa no final do outono e dura de dois a três meses, quando diversos barcos se lançam nas águas do estreito para pescar.

Antigamente, a Crimeia era conhecida sob o nome de Quersoneso Cita ou Quersoneso Táurico,[1] e o estreito como Bósforo Cimeriano [2] ou a boca do Lago Meotis; Estrabão relata que o estreito, no inverno, havia congelado, de forma que um general de Mitrídates VI do Ponto derrotou os bárbaros em uma batalha de cavalaria sobre o gelo, no mesmo ponto onde, no verão, depois que o gelo derreteu, os derrotou em uma batalha naval.[3]

Também é conhecido pelo seu nome tártaro, Yenikale.

O estreito foi homenageado com o nome de um navio da marinha russa (de nome Kerch).

Referências

  1. Estrabão, Geografia, Livro VII, Capítulo 4, 1 [fr] [en] [en]
  2. Estrabão, Geografia, Livro VII, Capítulo 2, 2 [fr] [en] [en]
  3. Estrabão, Geografia, Livro II, Capítulo 1, 16 [fr] [en] [en]