Doença de Peyronie: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Brazuka! (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 189.104.132.24 para a última revisão de Stanglavine, de 01h15min de 6 de maio de 2015 (UTC)
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 17: Linha 17:


A doença de Peyronie recebe o nome do [[médico]] da [[Corte (realeza)|corte]] [[França|francesa]] [[François Gigot de la Peyronie|François de La Peyronie]], que [[diagnóstico|diagnosticou]] esta [[doença]] no [[rei]] [[Luis XIV]].
A doença de Peyronie recebe o nome do [[médico]] da [[Corte (realeza)|corte]] [[França|francesa]] [[François Gigot de la Peyronie|François de La Peyronie]], que [[diagnóstico|diagnosticou]] esta [[doença]] no [[rei]] [[Luis XIV]].

CUSTO EM MÉDIA DESSA CIRURGÍA NO BRASIL: R$ 36.700,00 NO HOSPITAL PARTICULAR DE SÃO PAULO.
Rua Joaquim Floriano, 533, cj-902, CEP: 04534-011Bairro itaim Bibi São Paulo SP Brasil.


== Sintomas ==
== Sintomas ==

Revisão das 02h28min de 9 de junho de 2016

Doença de Peyronie
Doença de Peyronie
Paciente com Doença de Peyronie
Especialidade urologia
Classificação e recursos externos
CID-10 N48.6
CID-9 607.85
CID-11 339086298
OMIM 171000
DiseasesDB 29308
MedlinePlus 001278
eMedicine derm/851
MeSH D010411
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Doença de Peyronie é um distúrbio do tecido conjuntivo que envolve o crescimento de placas fibrosas[1] no tecido do pênis, afetando cerca de 1-4% dos homens. O processo de fibrose ocorre na túnica albugínea, uma camada fibrosa que circunda os corpos cavernosos. Ocorre a perda de distensibilidade dos tecidos em um lado do pênis, encurtando este lado e provocando o aparecimento de uma curvatura no pênis ereto. Não é rara em homens de meia idade.

A doença de Peyronie recebe o nome do médico da corte francesa François de La Peyronie, que diagnosticou esta doença no rei Luis XIV.

CUSTO EM MÉDIA DESSA CIRURGÍA NO BRASIL: R$ 36.700,00 NO HOSPITAL PARTICULAR DE SÃO PAULO. Rua Joaquim Floriano, 533, cj-902, CEP: 04534-011Bairro itaim Bibi São Paulo SP Brasil.

Sintomas

A doença pode causar dor, endurecimento, lesões (tecido cicatricial) ou curvatura anormal do pênis quando ereto. Além disso, pode causar estreitamento ou diminuição do comprimento do pênis. A dor sentida durante os estágios iniciais da doença freqüentemente alivia em doze a dezoito meses.

Nos estágios tardios da doença, freqüentemente acompanhando esses sintomas, pode haver disfunção erétil. A doença também pode tornar a relação sexual dolorosa e/ou difícil, embora muitos homens relatam que possuem relações sexuais satisfatórias, apesar da doença.

Patogenia

A doença de Peyronie não é contagiosa, e não possui nenhuma relação com qualquer tipo de câncer. A doença afeta somente homens e manifesta-se somente no pênis, embora diversos homens com a doença exibem simultaneamente doenças do tecido conjuntivo nas mãos, e em menor número, nos pés.

Cerca de 30 por cento dos homens com a doença desenvolvem fibrose em outros tecidos elásticos do corpo, como na mão ou pé, incluindo a Doença de Dupuytren. Há sugestões de que há um componente genético na doença. Alguns pacientes podem, também, apresentar um espessamento dos tendões da planta do pé, denominado de Contratura plantar de Ledderhose.

Epidemiologia

Embora possa afetar homens de qualquer raça e idade, a doença é mais comumente observada em homens acima dos 40 anos de idade.

Tratamento

Um urologista especializado no assunto deve ser consultado para confirmar o diagnóstico. O tratamento cirúrgico é indicado apenas nos casos avançados em que é a tortuosidade do pênis impede a ereção ou relação e o paciente apresenta falência terapêutica com o tratamento medicamentoso, que inclui Vitamina E, Potaba ( paraminobenzoato de potássio) e drogas intralesionais (corticóides, verapamil e interferon alfa-2b)[2][3][4]. Atualmente uma nova droga foi aprovada pelo FDA para dissolver as placas de cólageno e elasteno do pênis acometido,o Xiaflex[5], um medicamento biológico (proteína de um organismo vivo, collagenase clostridial histolyticum) anteriormente utilizado para tratar a contratura de Dupuytren.

Ver também

Sites externos

Referências

  1. Levine LA, Estrada CR, Storm DW, Matkov TG (2003). «Peyronie disease in younger men: characteristics and treatment results». J. Androl. 24 (1): 27–32. PMID 12514077 
  2. Dr. Eduardo Bertero (2012). «Doença de Peyronie». Clínica de Urologia Dr. Eduardo Bertero. Consultado em 15 de Outubro de 2014 
  3. Flávio Lobo Heldwein (5 de junho de 2009). «Pênis torto pode se endireitar, Doença de Peyronie». ClicRBS. Consultado em 15 de outubro de 2014 
  4. Nuno Monteiro Pereira (9 de abril de 2013). «Tratamento Médico da Doença de Peyronie». Clínica do Homem e da Mulher. Consultado em 15 de outubro de 2014 
  5. Andrea Fischer (6 de dezembro de 2013). «FDA approves first drug treatment for Peyronie's disease». Food and Drug Administration. Consultado em 15 de outubro de 2014