Farmasi Arena: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 26: Linha 26:
Inaugurada para os [[Jogos Pan-americanos de 2007]], abriga eventos e apresentações musicais, e será uma das sedes dos [[Jogos Olímpicos de 2016]], sendo a primeira arena na história dos Jogos Olímpicos a sediar as três modalidades da ginástica.
Inaugurada para os [[Jogos Pan-americanos de 2007]], abriga eventos e apresentações musicais, e será uma das sedes dos [[Jogos Olímpicos de 2016]], sendo a primeira arena na história dos Jogos Olímpicos a sediar as três modalidades da ginástica.


Entre os dois eventos esportivos, o ginásio, sob o nome comercial '''[[HSBC]] Arena''', abrigou parte das atividades da [[Rio+20]], ocasionais eventos esportivos como [[UFC]] e partidas de [[basquetebol]], e muitas apresentações musicais, de ídolos internacionais como [[Selena Gomez]], [[Iron Maiden]], [[Paul McCartney]],[[Eric Clapton]], [[Elton John]], [[Guns n' Roses]] e [[RBD]], a músicos brasileiros como [[Roberto Carlos]], [[Banda Calypso]], [[Paula Fernandes]], [[Fernandinho (cantor)|Fernandinho]] e [[Aline Barros]], e [[Anitta]].
Entre os dois eventos esportivos, o ginásio, sob o nome comercial '''[[HSBC]] Arena''', abrigou parte das atividades da [[Rio+20]], ocasionais eventos esportivos como [[UFC]] e partidas de [[basquetebol]], e muitas apresentações musicais, de ídolos internacionais como [[Selena Gomez]], [[Iron Maiden]], [[Paul McCartney]],[[Eric Clapton]], [[Elton John]], [[Guns n' Roses]] e [[RBD]], a músicos brasileiros como [[Roberto Carlos]], , [[Paula Fernandes]], [[Fernandinho (cantor)|Fernandinho]] e [[Aline Barros]], e [[Anitta]].


==História==
==História==

Revisão das 02h58min de 1 de julho de 2016

Rio Arena
Farmasi Arena
A arena durante os Jogos Pan-americanos de 2007.
Tipo Ginásio poliesportivo
Gênero Basquetebol
Ginástica artística
Espetáculos
Inauguração 2007
Proprietário Prefeitura do Rio de Janeiro
Custo da construção R$120 milhões
Antigos nomes Arena Olímpica do Rio, HSBC Arena
Capacidade 15.430 (expansível para até 18.000)
Website http://www.rioarena.com.br/

Rio Arena (originalmente batizada Arena Olímpica do Rio, também conhecida como Arena Multiúso ou Arena da Barra) é uma arena multiuso localizada no Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tem capacidade máxima de 18 mil pessoas.

Inaugurada para os Jogos Pan-americanos de 2007, abriga eventos e apresentações musicais, e será uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 2016, sendo a primeira arena na história dos Jogos Olímpicos a sediar as três modalidades da ginástica.

Entre os dois eventos esportivos, o ginásio, sob o nome comercial HSBC Arena, abrigou parte das atividades da Rio+20, ocasionais eventos esportivos como UFC e partidas de basquetebol, e muitas apresentações musicais, de ídolos internacionais como Selena Gomez, Iron Maiden, Paul McCartney,Eric Clapton, Elton John, Guns n' Roses e RBD, a músicos brasileiros como Roberto Carlos, , Paula Fernandes, Fernandinho e Aline Barros, e Anitta.

História

O ginásio foi construído no interior do Autódromo Internacional Nelson Piquet, constituindo parte do Complexo Esportivo Cidade dos Esportes. Sua inauguração deu-se com uma apresentação de ginástica artística em 7 de julho de 2007, poucos dias antes do início dos Jogos Pan-Americanos de 2007.[1] Após os jogos, a Arena foi licitada,[2] e GL events Brasil assumiu a gestão da arena até 2016.[3] Em 2008, o banco britânico HSBC adquiriu os direitos de nome do ginásio, que foi rebatizado HSBC Arena.[4] Em 2016, para respeitar as regras do Comitê Olímpico Internacional a respeito de direitos de nome para espaços olímpicos, o nome mudou para RioArena.[5]

Estrutura

A Rio Arena tem área de 92 mil m² e é o mais moderno ginásio do Brasil, com uma estrutura multifuncional inspirada nas arenas norte-americanas da NBA. O ginásio possui piso flutuante, placar eletrônico e arquibancadas retráteis, que podem ser rearranjadas para variação de público entre 300 e 18 mil pessoas. O plano de responsabilidade ambiental leva a recursos como um sistema de reuso de águas pluviais com quatro reservatórios de 160.000 mil litros cada.[6][7] A Arena recebeu o prêmio Caio de Melhor Acústica da América Latina. Com todos os níveis climatizados, pode abrigar uma grande variedade de eventos, como formaturas, festas corporativas, feiras e exposições, congressos e seminários, além, de shows, espetáculos diversos e esportes.

Eventos

Jogos Pan-americanos de 2007

A Arena Multiúso sediou as partidas de basquetebol e ginástica artística durante os Jogos Pan-americanos de 2007.[7] Nos Jogos Parapan-Americanos de 2007, abrigou as cerimônias de abertura e encerramento, além do torneio de basquetebol em cadeira de rodas.[8]

Olímpiada de 2016

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, a Arena Olímpica do Rio - por imposição do Comitê Olímpico Internacional terá de perder o nome patrocinado na Olimpíada - sediará ginástica artística, ginástica rítmica e trampolim. Também será usada na Paralimpíada com basquete em cadeira de rodas.[9]

Basquete

Em 2008, o time de basquete do Flamengo jogou três partidas do Novo Basquete Brasil na Arena, incluindo o jogo em que o time se sagrou campeão. A equipe voltou a utilizar a Rio Arena entre 2009 e 2011, com mais um título da NBB em 2009.[10] A reforma no Maracanãzinho fez o Flamengo voltar à Rio Arena em 2013.[11]

Outras competições de basquete incluíram os Jogos Mundiais Militares, em 2011, e o Sul-Americano de Clubes em 2010. Em Outubro de 2013 a Rio Arena será palco de um amistoso internacional da NBA entre Washington Wizards e Chicago Bulls.[12]

UFC

O Rio Arena já foi palco de cincos eventos do Ultimate Fighting Championship: UFC 134 em 27 de agosto de 2011, UFC 142 em 14 de janeiro de 2012, UFC 153 em 13 de outubro de 2012 e UFC 163 em 3 de agosto de 2013. O UFC 153 foi o único evento da arena á esgotar 16,853 mil pessoas,UFC 153 foi o único evento de recorde de público nos eventos anteriores.

Outros eventos desportivos

Concertos musicais

No dia 2 de Dezembro de 2007, o local recebeu seu primeiro concerto, o tradicional espetáculo de fim de ano do cantor Roberto Carlos para a TV Globo.[15] A reinauguração como "Rio Arena" foi com um show do cantor Seal.[16]

Desde então já recebeu concertos de nomes internacionais como Laura Pausini, Andrea Bocelli, Beyoncé, Ed Sheeran, Bob Dylan, Rod Stewart, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Korn, Black Label Society, RBD, The Offspring, Maroon 5, R.E.M., Green Day, Joss Stone , Scorpions, Evanescence, Selena Gomez , Lily Allen, Miley Cyrus, Corinne Bailey Rae, McFly e em 2015 recebera Violetta Live. O cantor de sertanejo Luan Santana gravou na Arena seu DVD em novembro de 2010.

Em 2008, passou a ser realizado lá o Criança Esperança. Em 2011, o grupo francês Théâtre du Soleil apresentou na Rio Arena o espetáculo Os Náufragos da Louca Esperança.[17]

Em 2012, a Rio Arena foi sede do Z festival e eventos corporativos, como o Prêmio Multishow e o Prêmio Arte Qualidade Brasil 2012, além de shows de Bruno Mars, Joe Cocker, Jennifer Lopez, Maroon 5, Michael Bublé, Selena Gomez, Keane, Florence and the Machine, Dionne Bromfield e Robert Plant.[18]

A banda de metal Iron Maiden apresentou-se duas vezes na Arena, em 2011 e 2016, embora o primeiro show tenha sido postergado em um dia após a derrubada da barreira de proteção durante a canção de abertura fazer o grupo interromper o show.[19] A cantora de blues Amy Winehouse se apresentou em janeiro de 2011, com sua última turnê internacional. A cantora Miley Cyrus se apresentou dia 13 de maio com sua turnê Corazón Gitano Tour, que teve lotação máxima, com 14 mil fãs. Também em maio, a banda inglesa McFly cantou no dia 21 de maio, com seu novo álbum, o Above the Noise. Ainda em 2011 a Rio Arena recebeu a cantora Ivete Sangalo no dia 26 de novembro, com a sua turnê Multishow ao vivo Ivete Sangalo no Madison Square Garden, no qual o show teve lotação máxima, com mais de 10 mil pessoas no local. A cantora e atriz renomada Selena Gomez se apresentou no dia 04 de Fevereiro de 2012 na Rio Arena.

Em 16 de março de 2013, o cantor e pastor evangélico Fernandinho gravou o DVD Teus Sonhos, para um público de 18 mil pessoas, com a participação de Stuart Garrard (Stu G), guitarrista do Delirious? e do Coral da Cristolândia.

No dia 8 de junho de 2013 a cantora Paula Fernandes gravou o DVD Multishow ao Vivo: Um Ser Amor, projeto que mais tarde recebeu disco de platina duplo pela ABPD.

  • No dia 15 de Fevereiro de 2014, a cantora Anitta gravou seu primeiro DVD na Rio Arena. Logo depois, no dia 19 de Fevereiro, o britânico Sir. Elton John fez um único show com lotação esgotada, pela turnê "Follow the Yellow Brick Road".
  • No dia 15 de Março de 2014, a banda de heavy metal norte-americana Avenged Sevenfold se apresentou no Rio Arena com um público de aproximadamente 8.000 pessoas, sendo que foi o segundo show no Brasil pela Hail to the King Tour, turnê que assim se chama por conta do lançamento do álbum de mesmo nome e que passou por vários estados brasileiros, incluindo a primeira apresentação da banda em Brasília. Essa foi a segunda passagem da banda pelo Rio de Janeiro. A primeira foi no dia 21 de Setembro de 2013, na sétima noite do festival de música Rock in Rio, onde a banda tocou ao lado de grandes nomes do metal como Slayer e Iron Maiden.
  • No dia 19 de Fevereiro de 2014, o cantor de rock britânico Elton John fez um único show com lotação esgotada na casa.
  • No dia 20 de Março de 2014, um dos mais importantes grupos de rock de todos os tempos, o norte-americano Guns N' Roses fez sua primeira apresentação do ano, na Rio Arena e praticamente esgotando todos os ingressos(13 mil foram vendidos), iniciando uma nova turnê que passaria por toda a América Latina.
  • No dia 12 de Novembro de 2014, o ex-beatle Paul McCartney fez um show com lotação esgotada na arena.

Em 2015 a Arena recebeu a turnê mundial de sucesso Violetta Live.

Em 13 de junho de 2015, o Rio Arena recebeu a cantora Aline Barros, para a gravação do DVD Extraordinária Graça  e contou com a interpretação de grandes sucessos dos álbuns "Extraordinário Amor de Deus" e "Graça", cujos ingressos foram esgotados em 2 dias. O evento também contou com o palco mais moderno da América Latina, que é feito inteiro de telões de LED de última geração. O show foi produzido pela MK Music.

Outros eventos

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.