Alice Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PedR (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 200.219.133.150 para a última revisão de Agronopolos, de 23h01min de 8 de agosto de 2016 (UTC)
Linha 39: Linha 39:
Em 3 de novembro de 2015, esteve presente na posse do marido na Funasa-BA.<ref>http://www.funasa.gov.br/site/superintendencia-estadual-da-funasa-na-bahia-tem-novo-superintendente/ </ref>Sobre a indicação de uma pessoa sem qualificação, a deputada afirmou não entender o problema, pois o salário do cargo em sua opinião é pequeno.<ref>http://www.portalbrumado.com.br/dilma-nomeia-nomes-sem-qualificacao-para-cargos-federais-na-bahia</ref>
Em 3 de novembro de 2015, esteve presente na posse do marido na Funasa-BA.<ref>http://www.funasa.gov.br/site/superintendencia-estadual-da-funasa-na-bahia-tem-novo-superintendente/ </ref>Sobre a indicação de uma pessoa sem qualificação, a deputada afirmou não entender o problema, pois o salário do cargo em sua opinião é pequeno.<ref>http://www.portalbrumado.com.br/dilma-nomeia-nomes-sem-qualificacao-para-cargos-federais-na-bahia</ref>


Atualmente (2016) integra pela sétima vez consecutiva a lista dos "Cabeças" do Congresso do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), um grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
Atualmente (2016) integra pela sétima vez consecutiva a lista dos "Cabeças" do Congresso do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), um grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. {{sem fontes}}

Fique por dentro das ações do mandato da deputada Alice Portugal nas redes sociais e acompanhe este trabalho a serviço da democracia, do Brasil e da Bahia. 

Fan Page: [http://www.facebook.com/deputadaaliceportugal/ www.facebook.com/deputadaaliceportugal/]

Instagram: @aliceportugal

Twitter: @Alice_Portugal

Site: http://www.aliceportugal.org.br/v1/ {{sem fontes}}





Revisão das 12h47min de 9 de agosto de 2016

Alice Portugal
Alice Portugal
Deputada federal pela Bahia Bahia
Período 1 de fevereiro de 2003
até atualidade
(3 mandatos consecutivos)
Deputada Estadual da Bahia Bahia
Período 1995 a 2003
(2 mandatos consecutivos)
Dados pessoais
Nascimento 16 de maio de 1959 (64 anos)
Salvador, (BA)
Partido PCdoB
Profissão Farmacêutica

Alice Mazzuco Portugal (Salvador, 16 de maio de 1959) é uma química industrial, farmacêutica bioquímica e política brasileira.

É graduada em Farmácia-bioquímica pela Universidade Federal da Bahia em 1981.[1] Sempre filiada ao PCdoB, foi deputada estadual da Bahia de 1995 a 2003, quando foi eleita para a Câmara Federal, tendo sido reeleita em 2006 e 2010.

Natural de Salvador (BA), Alice Portugal tem um histórico de militância política que começou na luta contra o regime autoritário, no seio do movimento estudantil. Em 1979, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Em 1995, foi eleita deputada estadual pelo PCdoB, para o período de 1995 a 1998. Recebeu, neste período, todos os troféus conferidos pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia aos parlamentares que se destacaram. Foi galhardeada com o Troféu Ruy Barbosa como “Melhor Parlamentar da Legislatura”. Reeleita para o parlamento baiano para o período de 1999 a 2002, a deputada destacou-se como Líder do Bloco da Oposição, mais uma vez premiada pelo Comitê de Imprensa nos anos de 1999 e 2000. Foi titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, com atuação destacada em defesa da escola pública e dos profissionais do ensino. Participou durante os dois mandatos de diversas comissões temáticas como a presidência da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher, por dois anos consecutivos, realizando neste período o I e II “Encontro sobre Mulher e Política na Bahia”.

Na Assembleia Legislativa, Alice exigiu a abertura de diversas CPI´s, como as que investigam as fraudes no SUS e Fundef, a extinção do IAPSEB, as irregularidades do Planserv, o rombo do SAC e a prostituição infanto-juvenil na Bahia. Denunciou os processos de privatização da Coelba, do Baneb, de hospitais públicos e a extinção da Bahiafarma. Propõe a recriação da Fundação Baiana de Amparo à Pesquisa (FAPESB), a criação do Conselho Estadual do Direito da Mulher. Rebelou-se contra toda opressão aos negros, índios e mulheres. Representa com altivez a luta dos professores, estudantes, profissionais de saúde, das mulheres e servidores públicos.

Em 2002, Alice Portugal foi eleita deputada federal, a terceira maior votação de Salvador e a décima maior votação do estado. Na Câmara dos Deputados, a deputada integrou as Comissões Permanentes de Educação, Cultura e Desporto e de Políticas Públicas para a Juventude, de Trabalho, Administração e Serviço Público; Turismo e Desporto e a CPI contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Reeleita em 2006, a parlamentar passa a integrar, como titular, a Comissão de Educação e Cultura e a suplência da Comissão de Seguridade Social e Família. A atuação da parlamentar priorizou os projetos relacionados à educação e à saúde, aos direitos dos trabalhadores, ao fortalecimento do serviço público, além dos direitos da mulher. Foi coordenadora da bancada feminina, num período em que se consagraram direitos importantes como percentuais de participação feminina na atividade política dos partidos e no funcionamento da Câmara dos Deputados com o reconhecimento da coordenadoria da bancada feminina.

Em 2010, foi incluída entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e reelegeu-se para sua terceira legislatura. Hoje exerce seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Foi presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados no ano de 2014 e foi titular da Comissão Especial que analisou o Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente, é titular da Comissão de Educação, membro suplente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos, membro suplente da Comissão de Cultura e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal, da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica.

Ao longo desses anos, a deputada Alice Portugal trabalhou abraçando temas importantes voltados para a mulher, educação, saúde, cultura, entre outros. Ao assumir a presidência da Comissão de Cultura, em 2014, Alice Portugal reafirmou o seu compromisso com as lutas dos trabalhadores brasileiros e com a valoração da cultura no país.

Alice Portugal votou a favor da manutenção do Estatuto do Desarmamento na votação da CPI de 27 de outubro de 2015. Ela disse: "Aumentar o armamento na mão de civis, não garantirá segurança e não garantirá a diminuição da violência no Brasil."

Em 3 de novembro de 2015, esteve presente na posse do marido na Funasa-BA.[2]Sobre a indicação de uma pessoa sem qualificação, a deputada afirmou não entender o problema, pois o salário do cargo em sua opinião é pequeno.[3]

Atualmente (2016) integra pela sétima vez consecutiva a lista dos "Cabeças" do Congresso do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), um grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.


Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.