Isabela Scalabrini: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 24: Linha 24:


Em Setembro de 2009, Isabela foi uma das entrevistadas para falar sobre os 40 anos do [[Jornal Nacional]], sendo a primeira reporter esportiva do Jornal. A entrevista foi no estudio do JN no [[Rio de Janeiro]].
Em Setembro de 2009, Isabela foi uma das entrevistadas para falar sobre os 40 anos do [[Jornal Nacional]], sendo a primeira reporter esportiva do Jornal. A entrevista foi no estudio do JN no [[Rio de Janeiro]].

nascida Em BH


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==

Revisão das 01h00min de 14 de agosto de 2016

Isabela Scalabrini
Nome completo Isabela Scalabrini Matte
Nascimento 9 de maio de 1957 (66 anos)
Rio de Janeiro, RJ
 Brasil
Nacionalidade Brasil brasileira
Ocupação Jornalista e apresentadora de televisão
Atividade 1980 - presente

Isabela Scalabrini Matte (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1957) é uma jornalista brasileira.

Biografia

Carioca de Copacabana, se formou na Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. Repórter da Globo desde 1980, ela foi contratada depois de um estágio remunerado de um ano. Começou na apuração e seis meses depois foi para o Departamento de Esportes. Quando ela chegou na Globo, não havia nenhuma mulher trabalhando lá. A jornalista começou fazendo reportagens para o Globo Esporte, e cobria diversas modalidades esportivas, com exceção do futebol, que era sempre destinado aos homens da redação.

Foi nos jogos Pan-Americanos na Venezuela, 1983, que Scalabrini teve sua primeira oportunidade de realizar um trabalho de destaque. De acordo com a própria jornalista, ela só foi escalada para cobrir a competição porque tinha um chefe "muito moderno". Durante a competição, o Brasil conseguiu várias medalhas nos esportes amadores, justamente aquele que Scalabrini era designada a cobrir, como remo e natação. Dessa forma, conseguiu pela primeira vez, que suas matérias entrassem no Jornal Nacional, um dos principais programas da emissora. Após o bom desempenho no Pan-Americano de 1983 na Venezuela, Scalabrini foi escalada para cobrir os Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, e 1988 em Seul (Coréia do Sul) e a Copa do Mundo de 1986, no México, além de muitos campeonatos mundiais de vôlei e basquete. Apresentou o Globo Esporte, Esporte Espetacular e Fantástico na década de 80, e o RJTV na década de 90.

Em 1992, trocou o esporte pela editoria geral. Em 1998, foi transferida para a Globo Minas. Isabela foi uma das primeiras mulheres a cobrir esporte na Globo, durante muitos anos. Ela admite ter enfrentado algum preconceito, na cobertura de futebol, por exemplo, mas nunca foi desrespeitada. A jornalista costuma dizer que o único espaço que não conquistou no mundo esportivo foi o vestiário. Atualmente, Isabela edita e apresenta o MGTV 1ª Edição e faz reportagens de rua.

Em Setembro de 2009, Isabela foi uma das entrevistadas para falar sobre os 40 anos do Jornal Nacional, sendo a primeira reporter esportiva do Jornal. A entrevista foi no estudio do JN no Rio de Janeiro.

nascida Em BH

Ligações externas