Edifício do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 89.152.126.60 para a última revisão de Joseolgon, de 20h48min de 10 de março de 2015 (UTC)
ligações externas
Linha 20: Linha 20:
== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==
* [[Lista de património edificado no distrito de Braga]]
* [[Lista de património edificado no distrito de Braga]]

== Ligações externas ==
* {{Link-ippar|156315|Recolhimento de Santa Maria Madalena}}
* {{Link-dgemn|350|Recolhimento de Santa Maria Madalena}}


==Galeria==
==Galeria==

Revisão das 01h28min de 16 de agosto de 2016

Recolhimento de Santa Maria Madalena, Braga.
Recolhimento de Santa Maria Madalena: pedra de armas de D. Rodrigo.
Recolhimento de Santa Maria Madalena: emblema.

O Edifício do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas localiza-se na freguesia de São Victor, cidade e município de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

História

Foi construído por iniciativa do Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, para instalar "mulheres pecadoras convertidas a Deus", tendo sido inaugurado em 25 de abril de 1722.

Atualmente encontra-se parcialmente abandonado e em estado de degradação.

Características

É um edifício em estilo barroco, com as paredes em alvenaria de pedra caiadas e cantaria em granito nos cunhais, cornijas, pináculos e frontões. Apresenta ainda a pedra de armas de D. Rodrigo e um emblema do recolhimento.

O edifício divide -se em dois pisos que se desenvolvem em torno de um pátio em forma de U, com as celas e as dependências de serviço. A fachada principal, onde se situam as entradas da capela e do recolhimento, é marcada pelo torreão retangular, possivelmente um acrescento de época posterior. A capela, de planta retangular, é composta por nave única, coro com oratório, capela -mor e sacristia. As paredes da nave são revestidas por azulejos de figura avulsa, e o teto, de madeira, é pintado com anjos e elementos hagiológicos. Ao centro da capela -mor foi erigido o retábulo barroco de talha dourada.

Em 7 de Novembro de 2012 foi publicada no Diário da República a classificação final do Recolhimento de Santa Maria Madalena/Casa das Convertidas como Imóvel de Interesse Público[1].

Ver também

Ligações externas

Galeria

Referências

  1. Diário da República. (PDF) http://dre.pt/pdf2sdip/2012/11/215000000/3649336494.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Edifício do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.