Ocapi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pescavelho (discussão | contribs)
Linha 28: Linha 28:


=== Comportamento ===
=== Comportamento ===
Os ocapis são animais de [[Diurnalidade|hábitos diurnos]], mas por vezes podem ficar ativos algumas horas depois do anoitecer. São soliários juntando-se em pequenas manadas para acasalar. Estudos indicam que exista 0.6 da espécie por quilómetro quadrado da sua distribuição. Os territórios dos machos tem cerca de 13 metros quadrados, os das fêmeas têm cerca de 4 quilómetros quadrados. Os machos migram mas as fêmeas são [[Sedentarismo|sedentárias]]. Os machos definem o seu território com [[urina]], mas as fêmeas utilizam locais de defecação. Os ocapis têm tendência para esfregar os seus pescoços nos troncos de árvore, deixando um [[exsudato]] acastanhado.
Os ocapis são animais de [[Diurnalidade|hábitos diurnos]], mas por vezes podem ficar ativos algumas horas depois do anoitecer. São soliários juntando-se em pequenas manadas para acasalar. Dão à luz apenas uma cria de cada vez, que pesa cerca de 16 kg, após um período de gestação de 421 a 457 dias. As crias são amamentadas por até dez meses, atingindo a maturidade entre 4 e 5 anos de idade. Estudos indicam que exista 0.6 da espécie por quilómetro quadrado da sua distribuição. Os territórios dos machos tem cerca de 13 metros quadrados, os das fêmeas têm cerca de 4 quilómetros quadrados. Os machos migram mas as fêmeas são [[Sedentarismo|sedentárias]]. Os machos definem o seu território com [[urina]], mas as fêmeas utilizam locais de defecação. Os ocapis têm tendência para esfregar os seus pescoços nos troncos de árvore, deixando um [[exsudato]] acastanhado.


=== Distribuição e habitat ===
=== Distribuição e habitat ===
Linha 35: Linha 35:
=== Dieta ===
=== Dieta ===
Além de folhas e rebentos, os ocapis comem [[relva]], [[samambaia]]s, [[frutas]], e [[fungos]].
Além de folhas e rebentos, os ocapis comem [[relva]], [[samambaia]]s, [[frutas]], e [[fungos]].

São animais essencialmente diurnos e solitários, juntando-se apenas para [[Acasalamento|acasalar]]. Dão à luz apenas uma cria de cada vez, que pesa cerca de 16 kg, após um período de gestação de 421 a 457 dias. As crias são amamentadas por até dez meses, atingindo a maturidade entre 4 e 5 anos de idade.


== Conservação ==
== Conservação ==

Revisão das 20h41min de 17 de agosto de 2016

Como ler uma infocaixa de taxonomiaOcapi

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Giraffidae
Género: Okapia
Espécie: O. johnstoni
Nome binomial
Okapia johnstoni
(Sclater, 1901)
Distribuição geográfica
Distribuição do ocapi marcada em verde escuro. Em azul, possíveis áreas de distribuição.
Distribuição do ocapi marcada em verde escuro. Em azul, possíveis áreas de distribuição.

O ocapi (Okapia johnstoni), ou girafa-da-floresta, é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae, sendo a outra a girafa. É nativo das florestas húmidas do nordeste da República Democrática do Congo, e era conhecido somente pelos habitantes locais até 1901. Esta obscuridade levou a Sociedade de Criptozoologia a adotá-lo como seu emblema.

Descrição

Os ocapis têm corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas e coxas. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. Ambas as espécies possuem línguas muito longas (aproximadamente 30 centímetros de comprimento), azul-arroxeadas e flexíveis, que usam para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do ocapi é tão longa que lhe permite lavar as pálpebras e limpar as orelhas com ela; juntamente com a girafa, são os poucos mamíferos que conseguem lamber as próprias orelhas. Os ocapis machos possuem pequenos chifres cobertos de pele.

Os ocapis têm um comprimento de 2 a 2,5 metros, e uma altura de 1.5 a 2 metros nas espátulas. O seu peso varia entre 200 e 250 quilos.

Ecologia

Comportamento

Os ocapis são animais de hábitos diurnos, mas por vezes podem ficar ativos algumas horas depois do anoitecer. São soliários juntando-se em pequenas manadas para acasalar. Dão à luz apenas uma cria de cada vez, que pesa cerca de 16 kg, após um período de gestação de 421 a 457 dias. As crias são amamentadas por até dez meses, atingindo a maturidade entre 4 e 5 anos de idade. Estudos indicam que exista 0.6 da espécie por quilómetro quadrado da sua distribuição. Os territórios dos machos tem cerca de 13 metros quadrados, os das fêmeas têm cerca de 4 quilómetros quadrados. Os machos migram mas as fêmeas são sedentárias. Os machos definem o seu território com urina, mas as fêmeas utilizam locais de defecação. Os ocapis têm tendência para esfregar os seus pescoços nos troncos de árvore, deixando um exsudato acastanhado.

Distribuição e habitat

O ocapi é encontrado em florestas tropicais húmidas, a norte da República Democrática do Congo.

Dieta

Além de folhas e rebentos, os ocapis comem relva, samambaias, frutas, e fungos.

Conservação

Os ocapis são ameaçados pela destruição do seu habitat e pela caça furtiva. O trabalho de proteção no Congo inclui a continuação do estudo do comportamento do ocapi, e levou à criação em 1992 da Reserva de fauna dos ocapis. A Guerra Civil do Congo ameaçou tanto a vida selvagem como os trabalhadores da reserva.

Seu nome deriva do som que produz. O epíteto da espécie (johnstoni) é uma forma de reconhecimento do explorador britânico Sir Harry Johnston, que organizou a expedição à Floresta de Ituri que pela primeira vez capturou um ocapi para fins científicos. Primeiramente foi classificado como uma espécie de equídeo selvagem, recebendo o nome de Equus johnstoni.

Em novembro de 2013, a IUCN (International Union for Conservation of Nature) publica em seu site (Lista Vermelha da IUCN) que o ocapi entrou na lista de espécies ameaçadas.

Ligações externas

Referências

  1. IUCN SSC Antelope Specialist Group (2008). Okapia johnstoni (em inglês). IUCN 2008. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2008. Página visitada em 26 November 2013. Database entry includes a brief justification of why this species is endangered.