Portable Document Format: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
palavras
m Foram revertidas as edições de 200.172.102.194 para a última revisão de Zaiosc, de 16h25min de 13 de maio de 2016 (UTC)
Linha 22: Linha 22:
}}
}}
[[Ficheiro:Adobe PDF.svg|thumb]]
[[Ficheiro:Adobe PDF.svg|thumb]]
O '''PDF''' ('''Portable Document Format''') é um [[formato de arquivo]], desenvolvido pela [[Adobe Systems]] em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do ''[[hardware]]'' e do [[sistema operacional]] usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de [[dispositivo]] e [[resolução|re]]<nowiki/>volução francesa.
O '''PDF''' ('''Portable Document Format''') é um [[formato de arquivo]], desenvolvido pela [[Adobe Systems]] em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do ''[[hardware]]'' e do [[sistema operacional]] usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de [[dispositivo]] e [[resolução]].


O PDF é um [[padrão aberto]], e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos,mas também pagos na [[Microsoft Windows]], [[Apple Macintosh]] e [[Linux]], alguns deles distribuídos pela própria Adobe e há diversos aplicativos sob licenças livres.
O PDF é um [[padrão aberto]], e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para [[Microsoft Windows]], [[Apple Macintosh]] e [[Linux]], alguns deles distribuídos pela própria Adobe e há diversos aplicativos sob licenças livres.


PDF pode ser traduzido para português como ''formato de documento portátil''.
PDF pode ser traduzido para português como ''formato de documento portátil''.

Revisão das 18h08min de 18 de agosto de 2016

Portable document format
Extensão do arquivo .pdf
MIME application/pdf
Type code 'PDF'
Desenvolvido por Adobe Systems
Variante de XML
Padronização ISO 32000-1:2008[1]

O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Microsoft Windows, Apple Macintosh e Linux, alguns deles distribuídos pela própria Adobe e há diversos aplicativos sob licenças livres.

PDF pode ser traduzido para português como formato de documento portátil.

É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos, como ODF (do LibreOffice) ou DOC (do Microsoft Word) e imagens, como Jpeg e PNG. No entanto, a qualidade do foco gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, pode variar de acordo com o formato do arquivo matriz, a partir do qual o PDF foi criado. Portanto, a escolha do formato mais adequado pode ser um esforço válido, principalmente em se tratando de PDFs que contêm informações institucionais ou corporativas.

Um bom método para conseguir o máximo de qualidade é gerar PDFs diretamente dos programas gráficos onde as peças foram produzidas (ocos), por exemplo, Inkscape, Gimp, Scribus, Photoshop (também da Adobe), Illustrator, Freehand ou CorelDraw. Se o usuário não tem esses programas ou não tem os arquivos fontes do material em questão (SVG, XCF, SLA, PSD, AI, FH* ou CDR), segue a lista com os formatos mais populares e que permitem alta qualidade ao serem convertidos para PDF:

A Wikipedia tem a opção de gerar arquivo PDF, no menu Imprimir/exportar, à esquerda, com o nome de Descarregar como PDF, para a maioria de seus artigos.

Referências

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Formato de arquivo de computador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.