The Oprah Winfrey Show: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m revert (vandalism)
Linha 22: Linha 22:
|abertura =
|abertura =
|encerramento =
|encerramento =
|emissora orig = {{EUAb}} [[Sindicação]]<ref>[http://oprah.about.com/od/ticketinformation/p/oprahshowprofil.htm The Oprah Winfrey Show - Overview and Brief History]</ref>
|emissora orig = {{EUAb}} [[American Broadcasting Company|ABC]]
|emissora luso = {{BRAb}} [[GNT]]<br />{{PORb}} [[SIC Mulher]]
|emissora luso = {{BRAb}} [[GNT]]<br />{{PORb}} [[SIC Mulher]]
|form_exibição =
|form_exibição =

Revisão das 07h20min de 21 de agosto de 2016

The Oprah Winfrey Show
The Oprah Winfrey Show
Estúdios da HARPO, onde o programa era gravado
Informação geral
Formato talk show
Duração 44 minutos
Criador(es) Oprah Winfrey
Elenco Oprah Winfrey
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês (legendado)
Produção
Apresentador(es) Oprah Winfrey
Exibição
Emissora original Estados Unidos Sindicação[1]
Transmissão original 8 de setembro de 1986 - 25 de maio de 2011

The Oprah Winfrey Show foi um talk show norte americano, apresentado e produzido por Oprah Winfrey, sendo um dos maiores programas televisivos de todos os tempos.

Foi até então o talk show mais antigo nos Estados Unidos da programação diurna, com mais de 20 temporadas e centenas de episódios desde que estreou a 8 de Setembro de 1986. O programa foi renovado até à vigésima quinta temporada e terminou no dia 25 de Maio de 2011.

Oprah, como é designado muitas vezes e mais conhecido em Portugal, foi incluída na lista da revista Time para melhor programa de televisão do século XX em 1998, e entrou no top 50 da contagem da TV Guide para os melhores programas de todos os tempos em 2002.[2]

O programa é muito famoso perante o público feminino e muitos dos tópicos discutidos penetram na consciência e na cultura norte americana muito facilmente. Os primeiros episódios seguiam uma exploração muito mais sensacionalista dos problemas sociais ao estilo de Phil Donahue, mas hoje em dia Oprah transformou-se eventualmente num programa que levanta o espírito e que é bastante positivo, marcado pelos clubes de livros, as entrevistas a celebridades, os segmentos de melhoramento pessoal e eventos mundiais.

Wildest dreams

Um dos segmentos dos últimos anos foi a tour dos "Wildest Dreams" (Sonhos selvagens), onde a produção juntava-se à família e aos amigos de pessoas para conseguirem concretizar os seus sonhos, quer seja uma casa nova, um encontro com o cantor favorito ou convidado numa série de televisão.

Durante a premiere da décima oitava temporada (Outuno de 2004), a Oprah surpreendeu a audiência inteira dando a cada um Pontiac G6. Foi apelidado TV Guide como um dos momentos televisivos maiores da história. Apesar de Oprah receber crédito por ter oferecido os carros, estes foram-lhe doados pela Pontiac para publicitar o novo modelo. Foi uma das técnicas publicitárias mais comentadas e sucedidas uma vez que a notícia correu pelo mundo aparecendo em telejornais. Em 2005, Tina Turner foi convidada pelo programa, juntamente com a estrela de Desperate Housewives, Felicity Huffman, para concretizar o seu sonho de ser uma cantora de coro da Tina.

O final

O último programa foi exibido em 25 de maio de 2011. Na ocasião, Oprah Winfrey conquistou a maior audiência dos últimos 17 anos da atração. Apesar do fim da atração, Oprah, se passou a dedicar-se à sua própria emissora, a Oprah Winfrey Network (OWN), lançada em janeiro de 2012, nos EUA.

[3]

Notas e referências

  1. The Oprah Winfrey Show - Overview and Brief History
  2. CBS News.com, TV Guide Names Top 50 Shows
  3. Ribeiro, Susana Almeida (20 de novembro de 2009). «Talk-show de Oprah vai acabar em 2011». Consultado em 20 de novembro de 2009