Físico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Ajustes
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 5: Linha 5:


==Educação==
==Educação==
A maior parte do material que os estudantes encontram nos cursos de graduação é baseado em descobertas e percepções ocorridas a um século ou mais. A "teoria da intromissão" da luz de [[Alhazen]] foi formulada no século XI; as [[Leis de Newton|leis do movimento de Newton]] e a [[Lei da gravitação universal|lei da gravitação universal de Newton]] foram formuladas no século XVII; as [[equações de Maxwell]] foram formuladas no século XIX; e a [[mecânica quântica]] foi formulada no início do século XX. Os currículos de graduação em física incluem geralmente os seguintes tópicos: [[química]], [[Teoria clássica (física)|física clássica]], [[cinemática]], [[astronomia]] e [[astrofísica]], laboratório de física, [[eletricidade]] e [[magnetismo]], [[termodinâmica]], [[óptica]], [[física moderna]], [[física quântica]], [[física nuclear]] e [[física do estado sólido]]. Os estudantes de graduação de física também devem estudar intensivamente cursos de matemática ([[cálculo]], [[Equação diferencial|equações diferenciais]], [[álgebra linear]], [[análise complexa]], etc.), e [[ciência da computação]] e programação.
A maior parte do material que os estudantes encontram nos cursos de graduação é baseado em descobertas e percepções ocorridas a um século ou mais. A "teoria da intromissão" da luz de [[Alhazen]] foi formulada no século XI; as [[Leis de Newton|leis do movimento de Newton]] e a [[Lei da gravitação universal|lei da gravitação universal de Newton]] foram formuladas no século XVII; as [[equações de Maxwell]] foram formuladas no século XIX; e a [[mecânica quântica]] foi formulada no início do século XX. Os currículos de graduação em física incluem geralmente os seguintes tópicos: [[química]], [[Teoria clássica (física)|física clássica]], [[cinemática]], [[astronomia]] e [[astrofísica]], laboratório de física, [[eletricidade]] e [[magnetismo]], [[termodinâmica]], [[óptica]], [[física moderna]], [[física quântica]], [[física nuclear]] e [[física do estado sólido]]. Os estudantes de graduação de física também devem estudar intensivamente cursos de matemática ([[cálculo]], [[Equação diferencial|equações diferenciais]], [[álgebra linear]], [[análise complexa]], etc.), [[ciência da computação]] e programação.


Muitas colocações, especialmente em pesquisa, requerem um [[Doutoramento|grau de doutorado]]. Os campos de especialização incluem as áreas experimentais e teóricas de [[astrofísica]], [[física atômica]], [[física molecular]], [[biofísica]], [[física química]], [[física médica]], [[física da matéria condensada]], [[cosmologia]], [[geofísica]], [[Gravidade|física gravitacional]], [[ciência dos materiais]], [[física nuclear]], [[óptica]], [[física de partículas]] e [[Plasma|física do plasma]]. Experiência em [[pós-doutorado]] pode ser requerida para determinados cargos.
Muitas colocações, especialmente em pesquisa, requerem um [[Doutoramento|grau de doutorado]]. Os campos de especialização incluem as áreas experimentais e teóricas de [[astrofísica]], [[física atômica]], [[física molecular]], [[biofísica]], [[física química]], [[física médica]], [[física da matéria condensada]], [[cosmologia]], [[geofísica]], [[Gravidade|física gravitacional]], [[ciência dos materiais]], [[física nuclear]], [[óptica]], [[física de partículas]] e [[Plasma|física do plasma]]. Experiência em [[pós-doutorado]] pode ser requerida para determinados cargos.

Revisão das 23h49min de 24 de agosto de 2016

Albert Einstein, físico que desenvolveu a teoria geral da relatividade.

Físico é um cientista especializado em física. Os físicos estudam uma ampla gama de fenômenos da natureza em diversas divisões da física, abrangendo todas as escalas de comprimento: de partículas sub-atômicas, das quais toda a matéria ordinária é composta (física de partículas), até o comportamento do universo material como um todo (cosmologia física).

O termo "físico" foi cunhado por William Whewell em seu livro de 1840, The Philosophy of the Inductive Sciences.[1]

Educação

A maior parte do material que os estudantes encontram nos cursos de graduação é baseado em descobertas e percepções ocorridas a um século ou mais. A "teoria da intromissão" da luz de Alhazen foi formulada no século XI; as leis do movimento de Newton e a lei da gravitação universal de Newton foram formuladas no século XVII; as equações de Maxwell foram formuladas no século XIX; e a mecânica quântica foi formulada no início do século XX. Os currículos de graduação em física incluem geralmente os seguintes tópicos: química, física clássica, cinemática, astronomia e astrofísica, laboratório de física, eletricidade e magnetismo, termodinâmica, óptica, física moderna, física quântica, física nuclear e física do estado sólido. Os estudantes de graduação de física também devem estudar intensivamente cursos de matemática (cálculo, equações diferenciais, álgebra linear, análise complexa, etc.), ciência da computação e programação.

Muitas colocações, especialmente em pesquisa, requerem um grau de doutorado. Os campos de especialização incluem as áreas experimentais e teóricas de astrofísica, física atômica, física molecular, biofísica, física química, física médica, física da matéria condensada, cosmologia, geofísica, física gravitacional, ciência dos materiais, física nuclear, óptica, física de partículas e física do plasma. Experiência em pós-doutorado pode ser requerida para determinados cargos.

Honrarias e prêmios

A maior honraria concedida a físicos é o Nobel de Física, concedido desde 1901 pela Academia Real das Ciências da Suécia.


Ver também

Referências

  1. Whewell, William. The Philosophy of the Inductive Sciences Part 1. Cambridge: John W Parker J&J Deighton. p. cxiii [1]

Leitura adicional

Ligações externas

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete físico.