Ariana dos Países Baixos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 85: Linha 85:


{{Commonscat|Princess Ariane of the Netherlands}}
{{Commonscat|Princess Ariane of the Netherlands}}
{{Princesas dos Países Baixos}}
{{Princesas de Orange-Nassau}}
{{esboço-biografia}}
{{esboço-biografia}}



Revisão das 21h22min de 17 de setembro de 2016

Ariana
Princesa dos Países Baixos
Ariana dos Países Baixos
Nascimento 10 de abril de 2007 (17 anos)
  Haia, Países Baixos
Nome completo Ariana Guilhermina Máxima Inês
Casa Orange-Nassau
Amsberg (agnática)
Pai Guilherme Alexandre dos Países Baixos
Mãe Máxima Zorreguieta Cerruti

Ariana Guilhermina Máxima Inês (Haia, 10 de abril de 2007) é a terceira filha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e sua esposa, a rainha Máxima. Atualmente, é a terceira na linha de sucessão ao trono holandês, atrás de suas irmãs mais velhas, as princesas Catarina Amalia e Alexia.

Nascimento

A princesa Ariana nasceu no Hospital Brovono, em Haia, às 21h56 (horário local). Na ocasião, pesava 4,135kg e media 52cm. O primeiro-ministro Balkenende informou à nação pouco depois e disse que tanto a mãe quanto criança estavam saudáveis e bem. Na manhã seguinte, o rei Guilherme Alexandre apareceu na televisão com sua nova filha.

Seu nome completo foi anunciado em 13 de abril de 2007, sendo eles Ariana pois seus pais gostavam do nome e desejavam manter o padrão de iniciais "A" para as suas filhas, Guilhermina em homenagem à sua trisavó a rainha Guilhermina, Máxima em homenagem à mãe e à bisavó desta, e Inês em homenagem à sua tia Inés Zorreguieta.

Batismo

A princesa Ariana foi batizada na Igreja da Abadia, em Haia, em 20 de outubro de 2007. O vigário Deodat van der Boon utilizou água do rio Jordão para batizar a princesa, que estava usando o vestido de batizado da princesa Guilhermina, em 1880. Cerca de 850 convidados estiveram presentes, incluindo parentes da Princesa Máxima e primeiro-ministro holandês Jan Peter Balkenende.

Seus padrinhos foram: Valeria Delger, Inés Zorreguieta, Guilherme, Grão Duque Hereditário do Luxemburgo, Tijo Baron Collot d'Escury e Antoine Friling.

Hospitalização

Em 2 de maio de 2007, a princesa Ariana, com apenas 22 dias de vida, foi levada ao Hospital Universitário de Leiden, vítima de infecção respiratória. Ela foi liberada do hospital em 5 de maio de 2007, após o tratamento para combater a infecção bacteriana e viral. Em 13 de junho de 2007, o príncipe Guilherme Alexandre e princesa Máxima divulgaram uma nota de agradecimento "não só para as felicitações do nascimento, mas também para os melhores votos que receberam sobre sua hospitalização" e lançaram a terceira imagem oficial com sua filha recém-nascida. O casal teria recebido mais de 30.000 cartas de pessoas bem-intencionadas. Em 8 de outubro de 2009, a princesa Ariana foi levada novamente para um hospital, no qual permaneceu por uma noite, devido a mais uma infecção respiratória.

Aparições públicas

Apesar de todo cuidado da Casa Real para não expor em demasiado a princesa Ariana e suas irmãs, o que já rendeu processos judiciais à imprensa holandesa, anualmente a família realiza uma ou outra sessão fotográfica oficial.

Ariana, Alexia e Amália também costumam participar de alguns eventos oficiais, como o Dia do Rei.

Títulos e estilos

  • 10 de abril de 2007 - presente: "Sua Alteza Real, princesa Ariana dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau."

Seu título oficial em holandês é: Hare Koninklijke Hoogheid Ariane Wilhelmina Máxima Inés, Prinses der Nederlanden, Prinses van Oranje-Nassau

Por decreto real, de 25 de janeiro de 2002, n° 41, foi determinado que todas as crianças do rei Guilherme Alexandre receberão o título de Príncipe/Princesa dos Países Baixos e Príncipe/Princesa de Orange-Nassau.

Ancestrais

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ariana dos Países Baixos
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.