Cáli Iuga: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Boteco (discussão | contribs)
m →‎Veja também: substituindo categoria movida utilizando AWB
→‎Descrição: Corrigiu gramática, Adicionou ligações
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel
Linha 7: Linha 7:


== Descrição ==
== Descrição ==
Escrituras como o [[Mahabharata]] e o [[Bhagavata Purana]] apresentam Kali Yuga como uma era de crescente degradação humana, cultural, social, ambiental e espiritual, sendo, simbolicamente, referida como '''Idade das Trevas''' porque, nela, as pessoas estão tão longe quanto possível de [[Deus]].<ref>''Fundação Maitreya''. Disponível em name="clarence.larkin.the.book.of.revelation" http://www.fundacaomaitreya.com/artigo.php?ida=714. Acesso em 17 de fevereiro de 2016.</ref> O [[hinduísmo]], muitas vezes, representa a [[moral]]idade (''[[dharma]]'') como um [[touro]]. Na Satya Yuga, o touro tem quatro pernas (os quatro [[princípio]]s [[Vedas|védicos]] de [[não violência]], austeridade, veracidade e limpeza), mas, em cada era, uma dessas pernas é reduzida, sobrando, em Kali Yuga, somente a perna da veracidade, resguardada pelas escrituras e pelos [[guru]]s fidedignos.
Escrituras como o [[Mahabharata]] e o [[Bhagavata Purana]] apresentam Kali Yuga como uma era de crescente degradação humana, cultural, social, ambiental e espiritual, sendo, simbolicamente, referida como '''Idade das Trevas''' porque, nela, as pessoas estão tão longe quanto possível de [[Deus]].<ref>''Fundação Maitreya''. Disponível em name="clarence.larkin.the.book.of.revelation" http://www.fundacaomaitreya.com/artigo.php?ida=714. Acesso em 17 de fevereiro de 2016.</ref> O [[hinduísmo]], muitas vezes, representa a [[moral]]idade (''[[dharma]]'') como um [[touro]]. Na [[Satya Yuga]], o touro tem quatro pernas (os quatro [[princípio]]s [[Vedas|védicos]] de [[não violência]], austeridade, veracidade e limpeza), mas, em cada era, uma dessas pernas é reduzida, sobrando, em Kali Yuga, somente a perna da veracidade, resguardada pelas escrituras e pelos [[guru]]s fidedignos.


Kali Yuga é associada com o apocalíptico demônio Kali, não devendo ser confundido com a deusa [[Kali]]. É dito, no [[Bhagavata Purana]], que Kali recebeu permissão para viver onde quer que houvesse matança de vacas, [[Jogo de azar|jogatina]], [[prostituição]] e [[embriaguez]], sendo, estas, características proeminentes da Era de Ferro.
Kali Yuga é associada com o apocalíptico demônio Kali, não devendo ser confundido com a deusa [[Kali]]. É dito, no [[Bhagavata Purana]], que Kali recebeu permissão para viver onde quer que houvesse matança de vacas, [[Jogo de azar|jogatina]], [[prostituição]] e [[embriaguez]], sendo, estas, características proeminentes da Era de Ferro.

Revisão das 17h51min de 21 de outubro de 2016

Kali Yuga (sânscrito: कलियुग [kəli juɡə], "Idade do Demônio Kali" ou "Idade do Vício") é um período que aparece nas escrituras hindus. É a última das quatro etapas que o mundo atravessa, sendo, as demais: Satya Yuga, Treta Yuga e Dwapara Yuga. Seu ponto de início e sua duração têm dado origem a diferentes avaliações e interpretações. De acordo com a mais conhecida, o Siddhanta Surya, Kali Yuga começou à meia-noite em 18 de fevereiro de 3102 a.C. no calendário juliano, ou 23 de janeiro de 3102 a.C. no calendário gregoriano, considerada a data em que Krishna deixou a Terra para retornar a Goloka Vrindavana, sua morada espiritual.

A maioria dos intérpretes das escrituras hindus, tais como Prabhupada, acreditam que a Terra está atualmente em Kali Yuga. Muitos outros, como Swami Sri Yukteswar e Paramahansa Yogananda, acreditam que agora é Dwapara Yuga. E alguns, como Aurobindo, afirmam que Kali Yuga já acabou.

A era de Kali Yuga é também denominada a Era de Ferro, e sua duração proposta é de 432 000 anos (já tendo se passado 5 000 segundo o Siddhanta Surya), embora outras durações tenham sido propostas.

Descrição

Escrituras como o Mahabharata e o Bhagavata Purana apresentam Kali Yuga como uma era de crescente degradação humana, cultural, social, ambiental e espiritual, sendo, simbolicamente, referida como Idade das Trevas porque, nela, as pessoas estão tão longe quanto possível de Deus.[1] O hinduísmo, muitas vezes, representa a moralidade (dharma) como um touro. Na Satya Yuga, o touro tem quatro pernas (os quatro princípios védicos de não violência, austeridade, veracidade e limpeza), mas, em cada era, uma dessas pernas é reduzida, sobrando, em Kali Yuga, somente a perna da veracidade, resguardada pelas escrituras e pelos gurus fidedignos.

Kali Yuga é associada com o apocalíptico demônio Kali, não devendo ser confundido com a deusa Kali. É dito, no Bhagavata Purana, que Kali recebeu permissão para viver onde quer que houvesse matança de vacas, jogatina, prostituição e embriaguez, sendo, estas, características proeminentes da Era de Ferro.

O Brahma Purana Vaivarta menciona um período especial de 10 000 anos dentro de Kali Yuga durante o qual a bhakti yoga estará presente e o planeta gozará de uma relativa trégua. Seguidores de Caitanya Mahaprabhu, entre os quais se contam os membros do Movimento Hare Krishna, veem, nisto, uma profecia da era inaugurada por Caitanya no século XV, onde o amor a Deus torna-se facilmente acessível através do sankirtan, o canto congregacional dos nomes sagrados. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador do Movimento Hare Krishna, disse que seus livros serão a autoridade máxima em matéria de espiritualidade no decorrer dos próximos 10 000 anos.

As profecias dos Puranas indicam que Kali Yuga se encerrará com o advento de Kalki, avatar de Vishnu que virá destruir o demônio Kali. Então, se iniciará uma nova Era de Ouro (Satya Yuga), quando a Terra será governada pelos brâmanes e habitada somente por homens justos.

Ficheiro:Kali Yuga (The Strife Era).jpg
"Kali Yuga", pintura de Gopakumar R. P. (1972) retratando essa mítica era hindu

Referências

  1. Fundação Maitreya. Disponível em name="clarence.larkin.the.book.of.revelation" http://www.fundacaomaitreya.com/artigo.php?ida=714. Acesso em 17 de fevereiro de 2016.

Veja também