Pesquisa de mercado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 85.138.159.221 para a última revisão de Salebot, de 20h23min de 24 de outubro de 2016 (UTC)
m +correções semiautomáticas (v0.50/3.1.38)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=abril de 2012| angola=| arte=| Brasil=| ciência=| geografia=| música=| Portugal=| sociedade=|1=|2=|3=|4=|5=|6=}}
Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de '''pesquisa de mercado''' consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.
Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de '''pesquisa de mercado''' consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.


Linha 20: Linha 19:
* Fatores-chaves de sucesso.
* Fatores-chaves de sucesso.


==Tipos de métodos de pesquisa de mercado==
== Tipos de métodos de pesquisa de mercado ==

Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:
Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:


*[[Pesquisa de mercado qualitativa]] - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a [[significância estatística]] e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os [[focus groups]] (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
* [[Pesquisa de mercado qualitativa]] - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a [[significância estatística]] e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os [[focus groups]] (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
* [[Pesquisa de mercado quantitativa]] - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: [[Inquéritos estatísticos]], questionários e enquetes.

* [[Técnicas de observação]] - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na [[internet]].
*[[Pesquisa de mercado quantitativa]] - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: [[Inquéritos estatísticos]], questionários e enquetes.
* [[Técnicas experimentais]] - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.

*[[Técnicas de observação]] - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na [[internet]].


{{Referências}}
*[[Técnicas experimentais]] - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.
{{portal-administração}}


== Ver também ==
== Ver também ==
*[[Enquetes]]
* [[Enquetes]]
*[[Estatística]]
* [[Estatística]]
*[[Marketing]]
* [[Marketing]]
*[[Testes de mercado]]
* [[Testes de mercado]]
*[[SPSS]], software de análise estatística.
* [[SPSS]], software de análise estatística.


{{Portal3|Administração}}


[[Categoria:Marketing]]
[[Categoria:Marketing]]

Revisão das 22h27min de 24 de outubro de 2016

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.

O objetivo da análise de mercado é compreender as dinâmicas do mercado. É necessário identificar os fatores-chaves de sucesso que estão em surgimento, as tendências, ameaças e oportunidades, assim como as incertezas estratégicas que podem orientar a coleta de informação e sua análise.[1]

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

Definição de Mercado

Como as empresas, de maneira geral, raramente conseguem vender para todo mercado, a tendência é elas atuarem direcionando seus esforços para apenas uma parte desse mercado. Para cada mercado-alvo escolhido a empresa desenvolve uma oferta. O mercado é constituído de um grupo de potenciais compradores de um produto ou serviço. A oferta é posicionada na mente dos compradores-alvo como possuidora de algum tipo de beneficio fundamental.[2]

No passado o mercado era constituído de um espaço físico no qual os compradores e vendedores se reuniam para tratar mercadorias por dinheiro. Atualmente os economistas descrevem o mercado como conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto, em qualquer lugar, na internet, por telefone, por computador, pela televisão interativa.[3]

Dimensões de uma análise de mercado

A natureza e o conteúdo da análise de um mercado e de seus produto-mercados relevantes dependem do contexto, mas muitas vezes incluirão também as seguintes dimensões:[4]

  • Tamanho atual e potencial do mercado.
  • Crescimento de mercado.
  • Estrutura de custo.
  • Sistemas de distribuição.
  • Tendência e desenvolvimento.
  • Fatores-chaves de sucesso.

Tipos de métodos de pesquisa de mercado

Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:

  • Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
  • Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes.
  • Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
  • Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.

Referências

  1. Aaker, David (2001). Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman. 86 páginas 
  2. Cobra, Marcos (2015). Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. 138 páginas 
  3. Kotler, Philip (2001). [S.l.: s.n.]  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. Aaker, David (2001). Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman. 87 páginas 

Ver também