Agente patogénico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bel
m Foram revertidas as edições de 200.185.157.37 para a última revisão de 189.83.188.144, de 23h02min de 20 de setembro de 2016 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=dezembro de 2009}}
{{Sem-fontes|data=dezembro de 2009}}
Um {{PEPB|agente patogénico|agente patogênico}}, também chamado de '''agente infeccioso''' ou '''etiológico animado''', é um [[organismo]] capaz de produzir [[doença]]s infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do [[meio ambiente]]. Podem ser [[bactéria]]s, [[vírus]], [[protozoário]]s, [[fungo]]s ou [[helmintos|h]]<nowiki/>amilton e beltrozoarios. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro, podendo causar [[infecção|infecções]] e outras complicações.
Um {{PEPB|agente patogénico|agente patogênico}}, também chamado de '''agente infeccioso''' ou '''etiológico animado''', é um [[organismo]] capaz de produzir [[doença]]s infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do [[meio ambiente]]. Podem ser [[bactéria]]s, [[vírus]], [[protozoário]]s, [[fungo]]s ou [[helmintos]]. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro, podendo causar [[infecção|infecções]] e outras complicações.


A [[bromatologia]] forense identifica esses agentes, como por exemplo, em um líquido ou em algum alimento que pode ter sido ingerido.
A [[bromatologia]] forense identifica esses agentes, como por exemplo, em um líquido ou em algum alimento que pode ter sido ingerido.

Revisão das 11h29min de 25 de outubro de 2016

Um agente patogénico (português europeu) ou agente patogênico (português brasileiro), também chamado de agente infeccioso ou etiológico animado, é um organismo capaz de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do meio ambiente. Podem ser bactérias, vírus, protozoários, fungos ou helmintos. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro, podendo causar infecções e outras complicações.

A bromatologia forense identifica esses agentes, como por exemplo, em um líquido ou em algum alimento que pode ter sido ingerido.

Ícone de esboço Este artigo sobre microbiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.